Mageia: A Distro que me salvou

Isso, dois adjetivos para o Mageia são esses.

1 curtida

Sinceramente, eu achei o Cinnamon faltando coisas no Mageia. Quem sabe no KDE é diferente, mas na real, nem to querendo testar. Se for usar algo, vou usar o Fedora KDE (que vai virar o novo workstation [pra mim]).

(Fui curado do distro hopping?)

1 curtida

Fiquei curioso com a sua insatisfação, talvez dê pra fazer uma boa discussão com pessoas que pensam da mesma forma ou não.

Não achei tão bonito não (mas se tiver um tema Dark, já melhora 100% pra mim), e não vejo usando ele por enquanto.

1 curtida

Há quem diga que o visual do 40 é mais coeso, e pans, mas para mim, parece é que tem coisa faltando e que quiseram fazer igual o overview do KDE. Sei lá, não desce, é esquisito de olhar.

Eu penso que olhar verticalmente de cima pra baixo, ou olhar pra mesma posição e a janela mudar para ocupar o mesmo ponto, sem você ter que tirar o olho de um lugar para outro, seja mais agradável. É uma questão bem pessoal; tem gente que gosta bastante do Gnome 40 e acha a revolução visual do século (??). Para mim, mudaram por mudar, ainda que digam que houve pesquisa, e tals. É um lado ruim da constante mudança: na hora que alguém não gostar, o jeito é a pessoa sentar no meio fio e chorar, por que a interface vai mudar e não há nada que você possa fazer (a não ser aprender a codar e fazer um fork, o que convenhamos, não é o que todo usuário final almeja). Uma esperança possível é que o pessoal do Pop!_OS faça um fork ou customização para poder obter a experiência da shell 3.38 com as tecnologias do GTK4/GShell 40, ou que hajam extensões para obter esse resultado. Do contrário, o jeito será procurar outra interface, e ter que lidar com a metáfora tradicional de desktop (motivo pelo qual não aguento ficar muito tempo no KDE).

Inclusive, instalei o KDE em um outro SSD aqui, e adivinha, não aguentei ficar por lá. Uma vez acostumado com o Gnome (que é uma metáfora bem melhor, pra mim pelo menos), não dá pra voltar pra tras e usar outras coisas. Dá pra tolerar (Cinnamon, Xfce), mas não pra gostar.

3 curtidas
urpmi    Install or update a package
urpme    Remove a package
urpmq    Search for packages or information about packages
urpmf    Search for packages which contain a given file

EDIT: - O link

https://wiki.mageia.org/en/URPMI

5 curtidas

@frc_gnome obrigado

1 curtida

De nada, @Secret.KDE!

Comecei a tentar o Mageia 6 sta2 em 2017, mas só em 2019 me livrei dos maus hábitos *Buntus e mergulhei no Mageia 7 beta2 até entender uma pá de coisas.

Para não esquecer, tentei anotar todos os detalhes:

4 curtidas

Que plot twist! Será que secretamente eu sou um fã do KDE?

Esse é seu blog? Que legal! Vou dar uma olhada se resolver usar mais o Mageia KDE.

PS: pelo menos não me chamou de raposa-40
eu iria chorar no chuveiro

1 curtida

ha ha, tive de googlar.

É meu “caderno de notas” na nuvem.

Não sou tão mau assim…

1 curtida

Ah sim, entendi. : )

Obrigado pela sua bondade!

1 curtida

Por falar nisso… nunca entendi por que o Gnome passou de 3.xx para 40…

Depois vem 41, 42, 43… ou 40.1, 40.2…?

Pra não se confundir com o GTK4, eles passaram usar 40. Era pra ser Gnome 4, mas não quiseram (já podia ver daqui que ia dar ruim).

Agora acredito que os releases serão 40.1, .2, .3…

1 curtida

Bah… o KDE5 nunca se confundiu com Qt5

Gnome-developer logic.

Não é pra fazer sentido.

Lembrei dessa:

Version naming question: 13 → 42 → 15 - Why?

https://forums.opensuse.org/showthread.php/530518-Version-naming-question-13-gt-42-gt-15-Why

… onde, lá na metade, alguém lembra que:

The first step was that SunOS 4.n was called Solaris 1.n by managers/sales.

A second step was taken when Solaris 2.7 (aka SunOS 5.7) was simply called Solaris 7.

A ideia geral do MCC era semelhante à do YaST, mas a realidade acabou ficando bem atrás…

YaST foi lançado em 1995 e desde então veio se desenvolvendo e aperfeiçoando, pois SuSE se manteve uma organização ativa, através das mudanças havidas.

Mandrake, ou Mandrive, e agora Mageia, ROSA, PCLinuxOS etc. não conseguiram o mesmo resultado.

https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?f=4&t=5429#p37210

Ou aqui:

1 curtida

Dá para fazer isso no KDE. :nerd_face:

1 curtida

4 curtidas

Esta screenshot é da versão 7, a mais atual é a 8. Provavelmente mudou algo

1 curtida

Eu amo esse recurso, tanto que tive que dar um jeito de implementar algo parecido no KDE (que tem o meu visual favorito): Parachute + ToogleParachute :relieved:

É perfeito? É melhor? Não, mas é muito bom ter um overview no Plasma.

Aqui uma demonstração:

Eu sabia que era um vídeo do BabyWOGUE. XD

1 curtida