Macbook pro 17P mid 2010 (A1297) congelando no manjaro

Bom dia a todos!
Estou com dificuldades em usar o manjaro ou qualquer outra distro no meu MacBook que parou no tempo com o MAC OS High Sierra.
o que acontece
No Mac OS tudo funciona sem congelamentos e engasgos, porem é um sistema sem suporte hoje, entao tentei instalar o windows primero, tentei do 7 ao 11 todos deram a mesma tela azul igdk…
e passei para o linux, e ai tentei varias distros como o mint, fedora, ubuntu, manjaro, pop os… todas deram o mesmo defeito de congelamento repentino e nao funcionavam depois de baixar e levantar a tampa do mac, isso ate sair o kernel 6.1 que resolveu o congelamento da tela e o defeito da tampa. porem, nao consigo instalar o driver nvidia sem voltar as falhas e congelamento e mesmo sem usar os drivers proprietarios, algumas vezes usando o onlyoffice ou qualquer outra aplicaçao, o mac travava e so forçando o desligamento pelo botao power(10seg) para iniciar novamente.

queria uma ajuda pra configurar o video do mac ja que é uma placa hibrida intel hd grafics e nvidia gt330m
atualmente estou usando uma partiçao com o mac high sierra que funciona bem e uma partiçao com a versão mais recente do manjaro gnome

Configuraçoes do mac

• intel I7 m620
  • 4gb DDR 3 1066mhz
  • Nvidea gforce gt 330m 512mb
  • Intel HD Grafics 288mb(compartilhada)
  • ssd 120gb (sistema)
  • HD 500gb (arquivos)

pq vc não usa o pacth para instalar outra versão do macOS?

A ideia não é ruim, tanto que instalei o catalina e o big sur pra testar, mas cara… notbook antigo, e pra manter atualizado sem gambiarras, so com o linux mesmo…

Bem, na verdade iria indicar o Ventura, pois o Catalina já é muito antigo e o Big Sur é bem pesado. Tenho um iMac 2011 rodando o ventura de boas.

Não vale a pena para MacBook anteriores de 2014 pois não tem a API Metal, e consequentemente teria bem menos compatibilidade e diversos problemas pois é o Ventura é praticamente desenvolvido por completo por ela

Blz, foi só uma sugestão.

Agora aumentei a RAM pra 8gb que ẽ o limite desse MACbook, e to usando o manjaro gnome na versao mais recente. ate entao nao estou precisando de graficos em alta e o driver em uso e open!
a dificuldade e configurar o rai desse teclado que nao consigo usar acentuaçao
vou insistir no SO
outra duvida, alguem sabe como configurar a rotacao do cooler manualmente?
no high sierra eu usava o Istat menu pra isso, tem algo parecido no linux?

Engano seu. olha aqui:What is OpenCore? | OpenCore Legacy Patcher

Na loja de aplicativos do manjaro vc pode procurar por cpupower. O que vc pode fazer é monitorar o sistema: GL-Z - Uma ferramenta para monitorar Vulkan e OpenGL no Linux, Windows e macOS - Diolinux
ou https://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-monitor-de-sistema-statuspilatus-no-linux/

Quanto ao teclado, veja em: Sustem Tools/Configurações do Sistema/Teclado/Fontes de entrada!