MAC bloqueado volta a aparecer na lista de MAC com IP reservado

Eu tenho um roteador Vivo Fibra (Mitrastar) que está com um comportamento estranho.

Eu entrei na configuração do roteador pra dar uma organizada na bagunça na rede e notei um MAC address na lista de IPs reservados que tinha o nome de uma pessoa como HOSTNAME. Como não conheço esse cara, apaguei essa reserva de IP (192.168.15.33). Depois de uns dias, essa reserva de IP voltou a aparecer na tabela de IPs reservados. Apaguei novamente e atribuí esse IP (final 33) para uma máquina da rede. Por alguns dias, essa máquina apareceu na lista de concessões mas depois de mais uns dias, essa máquina apareceu com um IP diferente (agora com final 36) e a reserva do IP final 33 voltou para o mesmo MAC address desconhecido. Fiz novamente a remoção da reserva, reatribuí o IP final 33 para a mesma máquina que usei anteriormente e troquei a senha do roteador. Hoje notei que tinha voltado a reserva do IP final 33 para o MAC “estranho” e a máquina que eu tinha atribuído o IP final 33 voltou ao IP final 36.

Nunca vi esse host ativo na rede. Pelo MSC eu vi que é da Apple (o máximo que eu consegui descobrir).

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Pelo que entendi, vc esta colocando o ip para uma máquina sua, ip fixo. Contudoaparece em outro ip.

Isso é o dhcp trabalhando.

Recomendações

Mude a senha do wifi, coloque uma senha mais difícil

Exemplo

3uus0l1nux

Veja se o Mac está realmente bloqueado
Na configuração procure por isso, só usar o ip que está aparecendo não vai funcionar.

Outra opção
Mude o ip de acesso aí roteador

1 curtida

Bloco de Citação
Pelo que entendi, vc esta colocando o ip para uma máquina sua, ip fixo. Contudoaparece em outro ip.

Não não. O que eu fiz foi alterar a Tabela de IPs Reservados incluindo um MAC e um IP que eu quero reservar. Fiz isso exatamente para bloquear a concessão do IP final 33 para o MAC “intruso” (vou chamar de intruso pq não sei quem é…). Mas não resolveu.

1 curtida

Só reservar ip não adianta…

Tem que bloquear o mac

Depois vou pesquisar a configuração deste roteador

1 curtida

Ja verificou o IP e o mac de cada dispositivo conectado? verifique em cada dispositivo individualmente PC, celular, notebook… faça o bloqueio de MAC desse suspeito no roteador da Vivo.

Verifique também o MAC do roteador da vivo na parte superior do mesmo, pois, as vezes o mac do aparelho aparece na listagem de dispositivos conectados como é o caso de alguns roteadores TPLinks e Mercusys e pode ser o seu caso.

1 curtida

Eu já bloqueei nos Controles Parentais. O problema não é acesso - nunca vi esse host conectado - o problema é o MAC reaparecer “como que por mágica” na tabela de IPs reservados e sempre com o mesmo IP (final 33)… rsrsrs

1 curtida

:wave:t2: O meu é dinâmico então eu limito o número de ips que o DHCP pode lidar “start and end ips” pela quantia de aparelhos que tenho e reservo o ip por mac além de que só 2 aparelhos meus tem a permissão de acessar o moden, mesmo que um outro saiba a senha ele não consegue acessar o moden. No caso da Vivo ela trabalha com o protocolo PPPOE mas acredito que deve ter como limitar o número de ips pela quantia de aparelhos que acessa sua rede, então um terceiro não tera ip livre. Verifica se tem esta possibilidade :pray:t2:

2 curtidas

Mas a questão não é o host receber um IP do DHCP, mesmo pq esse host em particular não recebe nenhuma concessão do DHCP. O que eu acho estranho é a tabela de IPs reservados (onde eu fixo um IP para cada MAC) aparecer alterada. Um host pode solicitar um IP ao DHCP (e ter a concessão) mas a inclusão de uma entrada nesta tabela de IPs reservados é uma operação que é feita por quem tem acesso às configurações do roteador.

1 curtida

Alguém deve ter o endereço url e a senha do moden.

Então tem alguns detalhes que poderiam ajudar a resolver:
A troca de senha; Trocar o ip de acesso a ele por um outro; Configurar um DDNS particular, dependendo da situação pode ajudar, pois podemos configurar um ipv6 como acesso invez de um ipv4 (nunca tentei isso mas acho que da certo) e usar um nome para facilitar a gravar em nossa memória (geralemtente as pessoas “leigas” mas com um certo conhecimento usam tentar 192… 0.1 1.0 1.1 que usam ser padrões de routers simples, ou até mesmo um aplicativo que “rouba/descobre” senha de SSIDs visiveis); Se o aparelho tiver a opção de limitar o acesso as configurações dele por dispositivos de confiança e.g.: somente um smartphone e um laptop seu que podem acessar; Talvez esconder o SSID, stealth it.

:pray:t2: