Com o anúncio do Apple Vison Pro, o assunto “óculos de realidade aumentada ou virtual” voltou com tudo aos holofotes, mas antes disso, uma startup francesa já estava começando a distribuir um dispositivo com premissa semelhante, Lynx R1.
Financiado via Kickstarter em campanha iniciada em 2021, o Lynx R1 se propõe a ser um óculos de realidade mista (união entre realidade aumentada e virtual) com hardware poderoso, um excelente conjunto de câmeras exclusivo, além do foco em privacidade.
Segundo Stan Larroque, idealizador do Lynx R1, empresas como Meta e Pico, vendem seus dispositivos sem obter lucro imediato, por supostamente explorarem os dados dos usuários, enquanto o Lynx R1 é isento desse tipo de prática, inclusive, para utilizá-lo, não é necessário nem mesmo se conectar a alguma conta.
Quais as configurações do Lynx R1
O óculos de realidade mista conta com o sistema Android 12, Unity3D e Open XR, sendo uma excelente plataforma de interação e desenvolvimento. Falando em interação, ela pode ocorrer via captura de movimento, mas também é possível conectar dispositivos bluetooth, como o controlador Steam VR, outros joysticks, além de mouse e teclado. Algumas especificações técnicas importantes:
- Duas telas LCD 1600×1600 90Hz próximas aos olhos;
- Seis câmeras, sendo duas preto e branco, duas infravermelhas e duas para capturar a luz visível;
- Acelerômetro e giroscópio;
- Alto-falante stereo;
- Microfone com dois canais;
- Conector de áudio 3.5 mm;
- Sensor espacial 6DoF;
- Rastreador de mãos;
- Processador Qualcomm®Snapdragon™XR2Gen1;
- Memória 8 GB LPDDR5;
- Armazenamento 128 GB expansível com cartão micro SD;
- Wi-Fi 6;
- Bluetooth 5.0;
- USB tipo C;
- Bateria com duração de até três horas;
- Sistema de arrefecimento ativo.
Você pode adquirir o Lynx R1 em duas versões, o Kit de desenvolvimento, por US$ 849, e a versão Enterprise, por US$ 1299, com mais suporte dedicado e a possibilidade de redistribuir o produto.