O LXQt é a interface gráfica leve que conseguiu ser a primeira a suportar Wayland, antes de suas rivais XFCE, MATE, Cinnamon, etc.
A forma que o LXQt alcançou o Wayland é um pouco diferente, ao contrário do Gnome e KDE que implementaram o seu próprio compositor Wayland, o LXQt aproveita de compositores já existentes e apenas roda por cima.
Para testar
Você vai ter que usar alguma Distro com LXQt na versão 2.1.
O pacote que dá suporte ao Wayland é o lxqt-wayland-session
, mas além disso é necessário usar um compositor wayland, como labwc
(Openbox), wayfire
(Compiz) ou o miriway
.
O Projeto Fedora decidiu usar o miriway
como compositor default para sua spin lxqt a partir da versão 42, citando o suporte a portais desktop e maior estabilidade ABI em relação ao wlroots.
Meus testes e observações
Eu usei como teste o Fedora Rawhide 42 e o Artix (Arch) Linux.
Escolhi o Labwc como compositor, por ser mais leve e sucessor do Openbox no Wayland, sendo que o padrão do LXQt no Xorg é o próprio Openbox.
Também testei o Wayfire e funcionou sem problemas, mas o Miriway no Fedora Rawhide crashou e não subiu a sessão por enquanto.
Configurações incompletas
Como o LXQt é agnóstico de compositor, não seria fácil implementar algumas configurações do sistema na própria DE, então configurações como Mouse, Teclado e Monitor não estão presentes, tendo que ser configurados diretamente no compositor escolhido.
Para configurar o tamanho do monitor eu recomendo o wlr-randr
para compositores baseados em wlroots.
Porém, é possível configurar diretamente no LXQt a personalização do sistema, como a barra, fonte e temas.
Captura de tela
É possível capturar a tela com o Flameshot e OBS, mas antes é necessário instalar o pipewire
, xdg-desktop-portal-wlr
(no caso dos compositores baseados em wlroots) e exportar xdg_current_desktop
como sway.
Filtro de luz azul
O gammastep faz esse trabalho muito bem.
Consumo de RAM no arranque
Lembrando que o ambiente é virtualizado com qemu/kvm.
Artix: 530 mb
Fedora: 730mb
Conclusão
Dos ambientes leves foi o primeiro a suportar Wayland praticamente por completo, para uso normal do dia-a-dia já está o suficiente e eu o indico para computadores mais fracos por ser mais leve que Gnome/KDE.