O LXQt 2.0.0 está prestes a ficar pronto e uma das suas principais novidades já está pronta. Confira o que este lançamento promete oferecer!
Fiquei com vontade de testar o Lubuntu 24.04 agora.
Quem diria… o LXQt, tão desprezado, chegou logo a um ponto em que Cinnamon, Xfce, MATE, Budgie e outros ambientes gráficos ainda demorarão a alcançar.
Outro projeto de desktop que está avançado na relação com o Wayland é o Enlightenment.
…
É bem capaz de o Lubuntu 24.04 sair sem o LXQt 2.0. Vale lembrar que o Lubuntu 22.04 foi lançado ainda com o LXQt 0.17, quando a edição 1.0 tinha saído havia poucos meses. Talvez os desenvolvedores do Lubuntu permitam a instalação do 2.0 via PPA de backports, como fizeram com o 1.x em relação à LTS Jammy Jellyfish.
Olás!
Tem que ver os detalhes que no caso é a renderização do desktop via wayland. A DE com um todo ainda tem caminho a percorrer. Inclusive saiu uma nota de esclarecimento da LXQT falando que a noticia pode ter levado a uma má interpretação parecendo que uma versão estável final já ia sair de imediato.
No blog do projeto LXQt temos uma publicação de 15 de fevereiro que expõe o estado em que se encontra a “portabilidade” de cada componente do ambiente gráfico tanto para o Qt6 quanto para o Wayland. Traz, inclusive, a seguinte tabela:
Ou seja, o LXQt estará bem compatível com Wayland, mas há partes ainda a serem trabalhadas da edição 2.0 em diante.
Ainda assim, ao que parece, o LXQt está mais avançado que outros ambientes gráficos.