Lux linux da lenovo

Salve galera estou com um certo problema, comprei um lenovo ideapad 3 que ja vem com o linux Lux instalado, estava planejando manter esse sistema pois achei até que bem bonito e queria variar um pouco do mint, porem estou tendo muitos problemas, não consigo instalar repositórios e programas no geral, a loja de apps do sistema também não possui nada (completamente vazia). Gostaria de saber se esse OS é realmente ruim como esta parecendo ou se eu estou fazendo algo de muito errado.

1 curtida

Será que isso funciona?

2 curtidas

Também tenho o mesmo computador, o meu veio com o Debian 11. Se for o debian que estiver instalado no seu você consegue mudar os repositórios como o amigo citou aí em cima, trasformando o debian 11 em debian 12.
No meu caso eu instalei o Arch Linux por gosto pessoal.
Se você prefere usar a loja para instalar aplicativos, realmente um sistema mais atualizado será melhor.

1 curtida

realmente funcionou, muito obrigado

1 curtida

funciona sim, eu fiz no meu

Eu posso ir do debian 11 pro debian 12 nesse linux lux sem impedimento ou algo der errado? então eu teria que mudar os repositórios do lux, transformando no do debian 12 isso? se eu mudar, vai acontecer algum problema, por exemplo: apagando e escrevendo o outro na mesma linha?

Por gentileza, disponibilize aqui uns prints.

Em teoria sim. Na verdade Lux é só uma personalização da lenovo, o sistema que realmente vem instalado é o Debian, mas é importante conferir. Caso seja o debian que estiver instalado, basta adcionar os repositórios do último lançamento do debian (debian 12) como está na resposta do @aguamole .

1 curtida

acabei trocando pelo Mint e nao salvei nenhum print, mas é tipo um ubuntu mais minimalista

2 curtidas

Acho que essas empresas deveriam tomar processo, ao venderem máquinas inutilizáveis e sem suporte. Tá bom da comunidade mudar as regras do GPL, e coibir que pseudo empresas de software saíam lançando distribuições como esta para licenciamento em máquinas.

Ao passo que sua distro é instalada OEM, a fornecedora do software, deveria cumprir rigorosos requisitos, tais como os de segurança e suporte.

Toda máquina que seja comercializada com algum sistema que leva o kernel Linux deveria ter alguma certificação da Linux Foundation. Criar sei lá, algum órgão ou repartição dentro da organização, com tal finalidade.

Era Satux, era Insigne Linux; nas máquinas da Positivo/Vaio/Compaq tem o Policorp, agora na Lenovo esse Lux… se juntar tudo não dá uma distro que preste.

1 curtida

Comprei o mesmo computador, no dia em que chegou, instalei o Ububtu 22.04 e está funcionando bem até o momento.
Esses sistemas que vêm previamente instados nesses computadores geralmente já foram descontinuados e não têm mais suporte.
O que, na minha opinião, é muito estranho, já que a maioria das distros atuais são gratuitas.
Espero ter ajudado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.