Gostaria de saber se no Lutris você só pode instalar jogos originais ou piratas?
Pois sou adepto de jogos originas e programas originas, já não é atoa que eu utilizo o Ubuntu desde a Versão 12.04 LTS!!!
Desde já agradeço que responder minha dúvida, muito obrigado pela atenção!
O Lutris permite emular jogos de outras plataformas. O Lutris não “hackeia” nada… Se o jogo for pago e vc tiver a licença, ele vai fazer funcionar no Linux.
alexwender, Muito obrigado pela resposta rápida, por ter tirado minha dúvida. Sou adepto de programas e jogos originais, por isso utilizo o Ubuntu desde sua versão 12.04LTS, pois no Windows se for utilizar tudo original quebrar qualquer um.
Muito obrigado pela atenção. Se precisa eu puder ajudar dentro da minha limitação de conhecimento desponha.
Lutris apenas tenta (por meio de scripts feitos pela comunidade) rodar jogos, independente se for original ou pirata, o projeto não apoia a pirataria, por isso ele não facilita para aqueles que gostam de baixar jogos crackeados, também tem a questão de que o crack terá que rodar no Wine, resumindo, roda sim tanto jogos originais e piratas, cabe o Wine conseguir fazer funcionar.
Concluindo a pirataria só da prejuízo para todos nós, por isso sou contra.
E muito obrigado pelo seu tempo de responder, e obrigado pela sua atenção comigo, valeu.
Também tem a questão do Wine não conseguir rodar determinado jogo original por conta de DRM, então um crack feito pra esse jogo faria com que o Wine conseguisse rodar ele, como é o caso do Far Cry 5 que por conta da DRM só roda se você usar o crack CPY para ele.
Fonte: DXVK 1.0 + Proton 3.16-7 | Far Cry 5
Já fiz algo questionável desse tipo, comprei um jogo de Windows pelo Steam que passou a ter DRM depois de um tempo e não rodava mais pelo proton, então coloquei um craque no jogo (substitui o exe) e agora roda tanto pelo proton quanto pelo lutris, ou seja craqueie um jogo original (do qual paguei) em outras palavras fiz uma modificação não autorizada, que na minha opinião não prejudica em nada a empresa que desenvolveu, mais como eu disse é algo questionável.
Sim, crackear não quer dizer exatamente piratear, piratear é você baixar o jogo completo pela internet só que para jogar você precisa passar por cima da DRM que ai que o crack entra, se você comprou o game e quer rodar na plataforma que você deseja, provavelmente você tem todo direito de colocar um crack para retirar a DRM
As vezes baixo jogos da gog com drm free sem uso de cracks pra testar, seu eu gosto eu compro.
Eai Zeca, como isso funciona?
sim ele é capaz de rodar tanto pirata quanto original,mas a instalação do jogo pirata muitas vezes tem que ser mais manualmente que do modo que utiliza a versao original que sempre é mais automatizado
Os jogos que você instalar via scripts ou via interface gráfica do lutris/PoL/Valve são originais, no entanto você pode sim instalar jogos piratas assim como no Windows, o Lutris é só um centralizador de jogos não importa se são originais ou piratas