O Lubuntu é uma flavor oficial para quem busca um sistema operacional mais leve, mas com todos os recursos do Ubuntu. Inicialmente com LXDE, desde 2018, a interface da distro é a LXQt, durante a transição, descobriram que com o instalador Calamares obtinham mais desempenho e estabilidade do que com o Ubiquity, sendo a primeira flavor a fazer esta mudança.
Com a chegada do novo instalador feito em Flutter, mais moderno, baseado no Subiquity do Ubuntu Server, houve a expectativa de adoção pelo Lubuntu, mas após testes, optaram por manter como estava, além do Calamares continuar apresentando melhor desempenho, consideraram mais consoante ao padrão visual do sistema. Como agora conseguiram incluir todos os recursos do instalador padrão do Ubuntu, a experiência com o Calamares deve ser semelhante.
Novas opções para o Calamares do Lubuntu Imagem: Lubuntu
A próxima edição, Lubuntu 24.04 será LTS, ou seja, terá suporte estendido, sendo assim, os desenvolvedores precisam de parcimônia, adicionando apenas recursos que poderão manter ao longo do tempo. Uma novidade implementada, ainda que timidamente, é a opção de sessões Wayland: o servidor gráfico deverá tomar o lugar do X.Org como padrão no Lubuntu 24.10.
Após mais de 5 anos, a tela de boot do Lubuntu ganha de volta as opções de “Testar o Lubuntu” e “Instalar o Lubuntu”, ainda conta com a opção de se conectar à internet para adiantar downloads de atualizações. Conectado, o Lubuntu conseguirá estabelecer a localização e configurar o idioma automaticamente.
Nova tela de boot do Lubuntu. Imagem: Lubuntu
O Lubuntu 24.04 LTS receberá uma interface própria para configurar conexões Bluetooth, mas para a edição seguinte do sistema, pretende-se atualizar tudo para Qt 6, devendo refatorar cada software embarcado, com isso querem refazer a interface Bluetooth para ficar com aspecto mais coeso ao restante do sistema.
Interface de configuração Bluetooth do Lubuntu
Para o próximo ano, o Lubuntu promete, em seus dois lançamentos, adotar tecnologias modernas, com potencial para ganhar ainda mais espaço ente usuários que buscam uma experiência desktop leve, sem prescindir da compatibilidade a novos recursos.