Então, eu não gosto de logar com absolutamente nenhuma conta pessoal no meu notebook de trabalho, não faço login em nenhum site e muito menos abro meu email pessoal no computador de trabalho.
Bom, mas como ninguém é de ferro, eu gostaria de apenas me logar no youtube pra ver alguns videos que marco com o “ver depois” quando sobra um tempinho de bobeira, tipo uns videos do Diolinux
Mas aí entra a questão, o login no YouTube é extremamente invasivo, ou seja, só de logar na plataforma ele já loga no navegador (chrome), loga no email (gmail) e começa uma cachoeira de sincronizações, copia meus históricos, favoritos é uma loucura.
Eu quero apenas logar no Youtube, só isso, mais nada. Quero apenas ver os videos que parei na metade no smarthone por exemplo, enfim, nada de mais…
Se o que vc quer é logar no YT e apenas nele, sugiro duas ideias: criar um webapp isolado do resto do sistema (precisa ver como fazer isso) ou migrar pro Firefox, que em versões recentes parece permitir que cada aba fique em container, sem “conversar” com as demais. Testa e veja se resolve
Durante algum tempo eu tive a necessidade de não logar todos os serviços de uma vez, minha opção foi usar um segundo navegar (Firefox) e logar só o serviço necessário nele.
Mas, isso é um efeito parcialmente placebo.
Porque se você alternar entre serviços do Google vai perceber que raramente será necessária uma segunda autenticação. A única vantagem real é que dessa forma não é ativada a sincronia do navegador todo (favoritos, extensões, etc.).
@eddiecsilva@Rodrigo_Chile
O login pelo Firefox resolve o fato de não sincronizar no navegador, mas ainda assim ele loga no gmail e consequentemente todos os serviços que uso cujo gmail é usado como login, como por exemplo aqui mesmo no fórum o famoso “login with gmail”
Na realidade a sincronização de histórico e favoritos é o de menos. O login com o Gmail é que me quebra, é muita falta de privacidade.
Até o momento a única forma que pensei foi sempre logar com aba anonima no firefox, mas isso significa fazer login (com autenticação de 2 etapas e permissão no smartphone) toda as vezes que for ver um video no YT, isso seria um saco
O jeito então seria criar um webapp usando o Webapp Manager (acho que o Ice, do Peppermint, faz o mesmo serviço) e marcar a opção “perfil isolado”; assim, o YT fica logado mas as demais instâncias do navegador não.
Uma opção à qual pode testar no Chrome, é criar um outro perfil de usuário, onde podeŕa alternar entre sua conta de trabalho e conta pessoal… Criar perfis no navegador Chrome
Tem um jeito que talvez te ajude, observa:
O firefox recebe uma variavel de execução:
--profile <dir>
O chrome tem algo semelhante:
--user-data-dir=<dir>
(inclusive é assim que os WebApps separam os diretorio de cada app).
Pegue um pendrive, crie uma pasta nele, e substituia <dir>, pelo diretorio dessa pasta, sendo assim todos os dados de navegação serão salvo nesse diretorio, você pode criar um arquivo.sh para iniciar o navegador (caso no linux) ou um .bat caso esteja no windows.
Chrome:
No windows o comando ficaria: Chrome.exe --user-data-dir=<dir>
No linux ficaria algo tipo: google-chrome --user-data-dir=<dir>
Caso você use Firefox:
No windows o comando ficaria: Firefox.exe --profile <dir>
No linux ficaria algo tipo: firefox --profile <dir>
Esse Webapp Manager não vou conseguir usar por ser uma máquina windows e também a máquina estar bloqueada para usar extensões.
Mas gostei desse FreeTube, consegui instalar aqui. É um pouco limitado, não tem opção de login mas posso importar meus canais assinados do meu YT. Não é o ideal mas por enquanto está sendo a melhor opções.
Bem ninja esse método, vou até anotar aqui pra usar em alguma outra oportunidade. Mas não vou conseguir usar isso no notebook do trabalho pois está bloqueado para usar pendrive.
Mas apagar os dados de navegação não é o maior problema, afinal quando eu quiser eu posso remover tudo, apagar o browser e fazer uma limpa geral. O problema real é manter esses dados na máquina da empresa sempre disponível 24 horas por dia.
Basicamente logar com o YT é falar que a partir de agora praticamente quem tiver acesso a esse notebook pode acessar qualquer outro serviço meu e ao meu e-mail. É como dar o celular desbloqueado pra uma pessoa qualquer usar, é muita falta de privacidade.
É como eu dar o celular desbloqueado pra uma pessoa aleatória e depois que ela varrer e revirar tudo, eu mudar a senha.
Uma dica que você poderia fazer que talvez te ajude,caso você queira deixar alguns videos marcados para assistir depois, crie uma playlist marque ela como “Não listado” (soh poderá ser acessada caso tenha o link dela), e salve o link da playlist, depois é apenas abrir o link, ai não precisa de login. você pode colocar os video que você queira assistir nessa playlist