LobinhoAI - Assistente de voz com IA que resolve problemas técnicos

Oi, eu sou pixelcatBR e há um tempo atrás eu venho trabalhando num projeto bem legal chamado LobinhoAI(ou lobinho assistente).

hoje estou revivendo esse projeto parado, e mapeando as dependências para lançar ao público.

Ele foi criado com o propósito de ser uma ia que resolve problemas através do Shell executando Scripts e comandos de terminal

também feito para ter personalidade já que ele foi projetado para vídeos do YouTube e eu precisava de um mascote para ser o cara técnico que resolve os problemas.

Ele tem dois modos principais de operação:

Roteamento(mais antigo): ele usa prompts para a ia llm rotear Scripts de acordo com seu problema, ele só executa scripts, não cria eles

Shell(novo) é um sistema que estou desenvolvendo onde a ia tem acesso ao Shell do sistema podendo executar comandos usando caracteres customizados como e prompts para ela saber interagir

Pense no Lobinho como um técnico de informática, você fala o problema pra ele e ele resolve, ele não dá o passo a passo de como resolver como uma ia comum.

Exemplos práticos de uso:

Eu quero instalar o vlc, falo no microfone: “Quero instalar o vlc”

E ele responde com: “Claro irei instalar o vlc [sudo apt install vlc]”

Essa resposta seria o formato de prompt que ele teria que gerar, que ele sabe via system prompt

Vocês topam testar o projeto quando lançar?

1 curtida

Este seu assistente de voz pega o seu audio e faz o transcript ou faz outras operações além disso, não ficou muito claro.

1 curtida

É um transcript sim, vou explicar assim

Ele escuta o microfone

Transcreve o texto através de uma lib chamada speech recognation

Daí pra ele processar ele e joga numa ia(ollama) via shell

basicamente é isso

Meu post não está muito claro sobre o propósito do lobinho então irei falar de uma forma mais resumida

Ele é basicamente um assistente de ia feito para ser um assistente de Shell executando comandos e scripts no sistema e também feito para me auxiliar nos vídeos, sendo como um mascote técnico com personalidade que aparece quando dá erro em tudo.

Ele tem a capacidade de executar Scripts por um sistema chamado skills que ele roteia Scripts de acordo com o seu problema.

E também tem uma versão experimental onde ele tem acesso ao Shell do sistema e pode resolver qualquer problema, exemplos: “quero instalar o vlc” ele dá um “sudo apt install vlc”.

Pense nele como um técnico, quando seu Pc dá problema você pede o problema pra ele e ele resolve, não dá só o passo a passo como uma ia comum.