LinuxToys: O 'canivete suíço' para configurar e instalar no Linux!

E aí, pessoal do Diolinux!

É, eu sei, tô meio sumido, mas apareço quando encontro algo legal pra compartilhar, né? Sem mais delongas, vamos lá!

Descobri uma ferramenta incrível chamada LinuxToys que pode facilitar muito a vida de quem usa Linux, especialmente para quem está começando ou quer automatizar algumas tarefas.

O vídeo do psygreg (http://www.youtube.com/watch?v=aPQ5MQmQHTE) apresenta a versão 1.8.2 do LinuxToys, que funciona como um “canivete suíço” para diversas configurações e instalações. Ele demonstra principalmente as versões para Debian e Ubuntu, mas também menciona as diferenças para Fedora, openSUSE e sistemas Arch.

Para quem se interessar, o código-fonte e mais detalhes estão disponíveis no GitHub:
https://github.com/psygreg/linuxtoys

Resumo das funcionalidades (com exemplos no vídeo):

  • Configuração de Firewall: Instala e oferece uma interface simples para controlar o firewall.
  • Criação de Arquivo Swap: Cria e configura um arquivo swap, útil para sistemas com pouca RAM.
  • Suporte a Flatpak: Facilita a instalação do Flatpak em Debian e Ubuntu.
  • Melhoria na Renderização de Fontes: Ajusta o FreeType para melhorar a leitura de textos pequenos.
  • Otimização de Shader: Aumenta o cache de shaders para GPUs Nvidia, AMD e Intel, melhorando o desempenho em jogos.
  • Desativação da Mitigação de Split Locks: Desativa essa mitigação que pode afetar o desempenho de programas e jogos mais antigos.
  • Ajuste de Políticas SELinux (Fedora/openSUSE): Permite que Proton e Lutris funcionem corretamente no openSUSE.
  • Instalação de GameMode e GameScope: Instala GameMode para priorizar recursos da CPU para jogos e GameScope para upscaling.
  • Instalação de MangoHud e LACT: Instala MangoHud para exibir estatísticas in-game e LACT para overclock e controle de fans de placas de vídeo.
  • Instalação do Krita (Ubuntu/Debian): Instala o Krita convertendo o AppImage para .deb.
  • Instalação do DaVinci Resolve: Simplifica a instalação do DaVinci Resolve, resolvendo problemas de dependência.
  • Instalação de Drivers Nvidia (Fedora/openSUSE): Instala os drivers Nvidia com suporte a CUDA.
  • Adição do Repositório Kiur (Arch): Adiciona o repositório Kiur, uma coleção de pacotes AUR pré-compilados.
  • GRUB Btrfs com Snapper: Instala e configura o Snapper para snapshots do sistema Btrfs e integra uma extensão ao GRUB para facilitar a recuperação do sistema.
  • Instalação do Docker e Portainer: Configura o Docker e o Portainer CE, uma interface web para gerenciar contêineres Docker.
  • Instalação de Kernel Customizado (CachyOS Kernel): Oferece opções para instalar um kernel modificado da equipe CachyOS para melhor desempenho.

O vídeo mostra tudo isso em detalhes e vale a pena conferir! O psygreg também pede feedback e sugestões para futuras funcionalidades.

Alguém já usou o LinuxToys? O que acharam?

6 curtidas

Salve @Krill!
Achei a ideia e o script muito legais! O PsyGreg juntou algumas configurações bem interessantes em um lugar só.

:vulcan_salute:

1 curtida

Vi o vídeo dele, gostei da idéia, atrai o público mais leigo a utilizar o Linux, seja pq não conseguiu instalar algo ou resolver algum problema.