LinuxMint não esta utilizando toda a memoria de vídeo disponível, Como posso resolver?

Eu uso o LinuxMint 19.3 Mate Tricia, Atualmente temto jogar alguns jogos eles ficam muito lentos, ai acabei descobrindo que meu pc não esta usando toda a memoria de video disponivel. ao digitar o comando:

glxinfo | egrep -i memory

Recebo o seguinte resultado:

 Video memory: 1536MB
 Unified memory: yes

Que é a quantida de memoria de video do computador, (Esta correto pois verifiquei no site da frabicante do meu notebook), Mais por algun motivo muito bisarro os game só usam 268 MB de video, como se fosse o maximo do dispositivo, observe a screenshot da steam:

E auguns jogos muito simples estão lagando muito, e quando digito:

spci | grep VGA | awk ‘{ print $1 }’ | xargs lspci -v -s | grep prefetchable

Ele diz que só tenho 256MB de memoria de video:

Memory at d0000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]

Tentaria até ver na bios se tem algo de errado mais a minha bios não tem a aba ADVANCED (Bios: InsydeH20 rev 3.5 versão F.36).(Por isso até não tento usar um pouco da memoria ram como de video). Se alquem puder me ajudar a arrumar ou a comprieender (POR QUE RAIOS ISSO TA ACONTECENDO ksksksks), Desde já agradeço.

Hardware Info:
Device: HP G42 433BR
RAM: 4GB ( 2x 2GB DDR3)
Video Device: i915
CPU: Intel(R) Core™ i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
OS: Linux Mint 19.3 Tricia 64 bits

Que tipo de jogo? Pra começar:

Você está numa Intel HD Graphics de 1ª geração, que laga em jogos de 15 anos atrás em 720p mesmo no Windows.

No meu i5 de terceira geração nem tem opção pra mudar a quantidade de memória de vídeo… Ele laga com só com o sistema operacional em 1920x1080 e o limite de uso aceitável é 1440x900…

@Deleterium
Sim, deve ser que laga mesmo, o ponto é a quantidade de memoria de video, que a steam (e outros jogos) não estão usando, é um belo disperdicio já que há quase, 1.3 GB de memoria video que não esta sendo usado, percebi que outras pessoas tiveram o mesmo poblema que o meu, mais porem sem nenhuma resposta até agora, descobri que meu pc tem um Update da BIOS pendente ( rev 3.5 versão F.37, mais não fasso ideia de como atualizar, pois o arquivo é um .exe e com wine não funciona ) talvez resolva mais não sei talvez seja algun bug do sistema no meu pc.

Atualização de Bios sempre tive medo de fazer…
Eu também tenho uma HD Graphics 5500, e os jogos acabam usando só 256 mb, sendo que de memória RAM eu tenho 8gb e disponível pra compartilhar 2500 aproximadamente…
Mas o Windows não compartilha, e na Bios aparece a parte dizendo que a memória compartilhada é de 256mb, mas, não permite mexer nela…
Isso é muito triste ‘-’
Não consigo rodar nem metade da minha biblioteca da Steam ,-,

Eu verifiquei aqui e o comportamento é o mesmo.o comando glxinfo mostra esses 1536MB de memória de vídeo e detectado como prefetchable apenas 256.

Tem um porém: a memória disponível para o sistema é 7,7 G com o free -h Ou seja, a memória de vídeo efetivamente usada é apenas esses 256M, e o restante fica com o sistema operacional. Aliás se vc tivesse 1,5G de memória de video ficaria com apenas 2,5G para o sistema, extreamente baixo para os padrões atuais.

Confere aí com o free -h que deve dizer que vc tem 3,7 G de memória disponível.

@Deleterium

total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 3,6G 913M 1,8G 197M 1,0G 2,3G
Swap: 2,0G 0B 2,0G

Sim ta falando que tenho 3,6 GB que é dos meus 4GB de ram ( 2x 2GB DDR3 ).
Só que a questão amigo, que eu tenho 1.5GB de memoria integrada, mais ele ta usando a dedicada (ou vice verse não lenbro qual a sequencia).
Olhe: HP G42 433BR - Ficha Tecnica.
Link2: HP G42 433BR - Ficha Tecnica
Então realmente meu pc tem 4GB de ram e 1,5 GB de integrada mais por que raios o sistema ta usando a dedicada em vez da integrada, Quando eu usava o Windows 7 64bits eu jogava uns game que roda a uns 10FPS no meu pc hoje a uns 28 fps (Que não é grande coisa mais é 50% mais rapido). Eu primeira mente podria pensar que era o processador (Cai entre noz que não é un dos melhores) mais eu abro IntellJ e AndroidStudio e Chrome e meu pc não morre(Pois são programas bem pesados), e a cpu nem vai aos 100%. Mais pelomenos se poderia me dar uma luiz do porque isso, ou será que eh porque meu pc não tem jeito para isso?

Pois vc está se confundindo. Todo processador que tem vídeo integrado não tem memória interna nele, ele usa a memória do sistema. Então esse 1,5G que vc diz ter na realidade é o máximo suportado pelo processador. Só que depende também de ter suporte da placa mãe para escolher esse limite da memória do vídeo integrado. O comum nos notebooks é que não tenha escolha do valor (na BIOS) e seja usado os 256M.

O valor que mostra no free é compatível com o que vc falou, 4G menos 256M, vai dar essa faixa de 3,6 ou 3,7 G (tem o arredondamento e algumas partes da memória reservada para a inicialização que não fica disponível para o sistema operacional).

Sobre a performance diminuir com o tempo é algo que realmente acontece, pois os sistemas operacionais vão adicionando recursos e no fim vai piorando pra quem mantém o mesmo hardware. Tem também o bug do Spectre e Meltdown que para serem corrigidos deram uma boa piorada nesses processadores Intel mais antigos… Se vc comparar também um jogo nativo do windows no Win7 com ele rodando via wine (ou proton), também tem uma perda de desempenho. Ou seja, uma série de fatores piorando a experiência do usuário no hardware antigo… Faz parte do processo de obsolescência e de tempos em tempos é necessário fazer um upgrade apenas para não ficar para trás. Por exemplo nesse meu computador não roda direito vídeo do youtube a 60 fps (mesmo que seja 720p). Tem que lembrar que quando ele foi criado os vídeos eram extremamente menores, tipo ver um vídeo de 7-10 anos atrás no youtube, o máximo era 480p.

2 curtidas