Artigo da ZDNET comenta estudo da Lansweeper, sobre a participação dos sistemas operacionais no mercado de desktop. A análise incluiu mais de 15 milhões de desktops “de consumo” e 3,5 milhões de “corporativos”, com participação do Linux superior a 6%, muito maior que corporativos gerenciados pelo Active Directory (AD), de 1,9%.
O estudo define “desktops de consumo” como computadores que não estão conectados a um domínio do Active Directory, como estações de trabalho independentes ou dispositivos trazidos pelos próprios funcionários (BYOD). Já “corporativos” são aqueles gerenciados pelo Windows Active Directory.
Esse trabalho alinha-se a outros, que também mostram a participação de mercado do Linux se aproximando da marca de 6%. O site de Análise de Aplicativos e Sites do Governo Federal dos EUA, por exemplo, registrou 6,3% nos últimos 90 dias; e a StatCounter, 5,24% em julho.
Apesar da baixa participação corporativa, a presença do pinguim em redes gerenciadas por AD mostra crescimento constante: de 1,6% em janeiro para 1,9% em junho deste ano. Novos dispositivos, surgiram após março de 2025, tendem a usar o Linux em maior proporção, com 2,5% deles rodando o sistema.
Adoção do Linux por Indústria e Localização
Na Europa, indústrias, varejo e governo têm uma adoção significativamente maior de Linux, devido à recente mudança de governos europeus de Windows para Linux.
Na América do Norte, as indústrias de tecnologia, telecomunicações, finanças e seguros são as que mais adotam o Linux.
Em relação ao tamanho da empresa, a adoção do Linux é maior em pequenas e médias empresas (PMEs) na América do Norte, enquanto na Europa é maior nas grandes corporações.
O que está impulsionando o crescimento?
Um dos principais impulsionadores do nosso querido isfenicídio é o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, tornando-se o sistema operacional padrão para esse tipo de trabalho devido à prevalência de frameworks de IA de código aberto, como TensorFlow, PyTorch e Hugging Face.
Embora o artigo sugira que o nosso querido isfenicídio provavelmente nunca se torne tão popular quanto o macOS, os números indicam que já é um “player” significativo para usuários avançados e desenvolvedores.
Como a Lansweeper coleta os dados
A empresa utiliza uma abordagem híbrida para coletar dados, combinando diferentes técnicas de escaneamento, como Escaneamento sem agente (Agentless), Escaneamento com agente (Agent-Based), Escaneamento Ativo e Escaneamento Passivo (Asset Radar).
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