Linux ubuntu 20.04.2 atualização loop de tela login... Inicialização somente comando startx

Tentei pelo tutorial que tem no fórum daqui, tecmundo entre outros…Não consegui resolver a tela bloqueio em loop.
Bom consegui um meio termo usando para entrar sempre utilizando o ctrl+alt+f1 e digitando o comando startx , porém a tela de inicial deixou meus aplicativos antigos bugados e com falhas após atualização efetuada. Não consigo entrar nos aplicativos… Só consigo utilizar o terminal.
Tem alguma ideia que eu possa fazer para resolver este problema de vez?

1 curtida

Execute no terminal

sudo dpkg-reconfigure gdm3

Reinicie, ou inicia o gdm3

Veja se funciona

1 curtida

Não funcionou…
Parece gdm3 tanto ligthdm estão corrompidos… Dá falha.
Já cheguei usar commando anterior que mandou…
Deu em nada…

Olá @ana_clara1 tudo bem contigo?

O que você está relatando pode ter várias causas, inclusive problemas de driver. Pode dar um pouco mais de detalhes? Quando você digita seu usuário/senha o que acontece exatamente?

Houve alguma mensagem de erro na instalação? Qual é a placa de vídeo desse computador?
Com mais informações, talvez possamos te ajudar a chegar numa solução.

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa tarde @eddiecsilva @swatquest ,
Após atualização 20.04.2 na minha máquina aparecia só cursor do mouse.
Fiz o que … Eu tentei matar processo do lightdm, restartei. Funcionou a tela de bloqueio quando reniciei.
Percebi ela ficava presa e então usei no terminal o comando startx. Funcionou 100%, porém percebo essa versão para abrir os aplicativos tanto configuração, tanto navegador, … Não abri e só fica executando.
Consigo acessar meus arquivos porém aplicativos na maioria estão danificados. Tentei usar commando para corrigir pacotes quebrados e sem sucesso.
Acredito seja problema pacotes gdm3 e lightdm.
Não apareceu nenhum erro na placa video video… Isso que é cômico… Parece realmente problema de driver, mas apareceu nenhuma mensagem de erro.
Antes parecer a tela login fica preta a tela e depois entra na tela de bloqueio fica loop. Se não abrir o terminal e dá o comando startx fica nisso…

Usa lightdm

sudo dpkg-reconfigure lightdm

1 curtida

Em tese, não é para ter “lightdm e gdm3” na mesma instalação, só isso já indica um problema.

Qual é a placa de vídeo? Nvidia? Se sim, confira no gerenciador de drivers qual é a versão que está ativa.

Outra opção é reinstalar toda a base Ubuntu, conforme esta dica.

sudo apt-get install ubuntu-minimal ubuntu-standard ubuntu-desktop

Confira se o driver está realmente instalado e veja se reinstalando os meta-pacotes principais o problema é corrigido.

@swatquest
Tinha feito esse anteriormente e nada

Consegui usando o comando
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Resolveu todos os aplicativos, mas me deu agora um problema no shell… Ele não quer abrir mais…
@ediecsilva quer tente comando acima?
Tirou loop de login não existe mais…

Vc usa lightdm com o gnome?
Normalmente o padrão é gdm3, até por questão de compatibilidade.

Ou Isa outro ambiente?
Pois shell é gnome.

1 curtida

Agora fiquei na dúvida se resolveu mesmo o problema do login ou se foi sarcasmo. :smiley: Vou chutar que resolveu.

Diferente do “update+upgrade” esse outro vai reinstalar toda a base de aplicativos do Ubuntu, instalando novamente qualquer coisa que tenha sido removida por aciente. Seria interessante tentar sim.

1 curtida

@swatquest só uso o linux… Lightdm não me recordo se foi um tutorial que segui muito anos atrás que estava problema gdm3 …
Tinha resolvido utilizando lightdm…
@eddiecsilva
Na verdade resolveu todos os problemas e me gerou problema shell na área de trabalho.
Vou tentar força através do crtl+f1…

1 curtida

Esse erro mostra algum log? Dá para tirar um print?

1 curtida

Isso impressionante e fica dificil de resolver… Permissão negada… E não consegui forçar o shell kkk
Alguém dá uma ideia ai?

Tente apagar o conteúdo está na pasta .cache do seu usuário em home.
Reinicie e veja se funciona.

/home/usuário/.cache

1 curtida

@swatquest Não deixa eu excluir

Ok.
Vc não tem escrita

Se é problema é de permissão
Acho que o meio mais rápido de contornar a situação é colocar rw na linha do kernel

Ao entrar no menu do grub, selecione no qual deseja entrar e pressione a tecla e . Acesse o editor do grub e procure pela linha do kernel…
Exemplo

linux …

Para facilitar procure por quiet e adicione antes dele rw.

Atenção veja se tem ro, se tiver remova-o

pressione a tecla F10

Acesse e veja se esta ok.
Estando tudo ok.

Edite o arquivo /etc/default/grub
Não lembro se é default ou defaults. .
Acrescente o rw antes do quiet

E execute o update-grub.

Reinicie o computador e veja se esta tudo ok

1 curtida

Desculpa, mas não entendi as instruções…
Poderia escrever de um jeito melhor. Me confudi… @swatquest

Acho que não é isso.

Vc consegue atualizar sistema?

Consegue editar algum arquivo pelo
usuário e com permissão root?

Apagar, renomear ou criar?

Se fosse problema de permissão, vc não conseguiria entrar nem na terminal

@swatquest Não consigo entrar no terminal/ shell