Neste Diocast embarcamos em uma jornada divertida e irreverente para desvendar o universo das distros Linux criando nosso próprio Linux Tier List.
Eu não poderia discordar mais das avaliações do MX Linux…
Salve pessoal, tudo bem com vocês? Para quem quiser criar sua própria lista, esse é o link da tabela que usamos para criar nosso tier list.
As outras distros nunca usei, então fiz das que eu usei, testei e uso que no caso é o Arch! o Debian deveria ser um Z mas né! hahaha piadas a parte!
Apesar de usar o TuxedoOS e está perfeitamente satisfeito, no topo só as distros que realmente são referência; de resto na segunda prateleira as distros que são boas, abaixo as distros que ainda vai, daí pra baixo as que não usaria.
Não precisa gostar de distro A ou B, mas não forcemos a barra kkk. Fedora/Red Hat; Debian, Suse, Slackware, Gentoo e Arch Linux tem que ficar bem ranqueadas, se não no topo. Eu posso não usar um Gentoo, mas devo reconhecer isso…
Sou usuário do KDE, por isso coloquei o Neon com nota ruim! Gostaria muito de ranqueá-lo melhor, mas não dá! O controle de qualidade do Neon é péssimo; e não mudam. O Plasma 6 deu inúmeros problemas no Neon, a maioria já relatado anteriormente, o que não se repetiu em distros como Fedora, Arch e etc.
Fiz a minha tierlist baseada apenas na minha experênicia com os desktops e uso diário. As que nunca testei deixei de fora
No momento estou usando o ArchLinux com Gnome bem padrão, tanto no desktop em casa para jogar quanto no notebook do trabalho e sigo sem nenhum problema de quebra a quase um ano.
No momento estou jogando no linux o nosso querido (ou não ) Lolzinho, e o GrandChase Classic de vez em quando. Inclusive gostaria de compartilhar com o pessoal que está dando pra jogar o League of Legends pelo linux de forma mais que satisfatória até. Fiz a instalação pelo heroic e estou utilizando o wine-ge-lol mais recente disponivel, e sigo sem problemas!
Bom, qualquer lista é sempre subjetiva. Alias, no vídeo essa questão da subjetividade/critério fica bem clara. Fiz só por diversão mesmo, não se ofendam
Acho importante contextualizar, alguns dos critérios que usei foram: importância histórica; entrega o que promete e minha experiência. No final, em se tratando de desktop, para a maior parte das pessoas o que vale é a experiência. Não adianta nada distro prometer isso ou aquilo e quando a pessoa for usar ela não encontra nada daquilo ou tem uma experiência ruim. Meu caso com o fedora é um exemplo clássico disso. Embora, possa ser azar ou meu hardware também.
Algumas explicações. Assim como o Eddie comentou no vídeo, o Fedora nunca gostou de mim. Já instalei mais de uma vez. Na última, usei o spin com xfce e, no primeiro update, dei reboot e o ambiente tava meio quebrado, com algumas problemas no menu etc. Fiquei bem tentado a rebaixar, assim como o Ubuntu, que nunca tive bom desempenho com após a versão 12.04. Mas deixei nos respectivos lugares pela importância. Tive apenas umas boas experiências com o Lubuntu (na época do lxde). O Xubuntu eu nunca tive uma boa experiência, sempre achei ele meio lerdo no meu hardware.
O Solus eu sempre considerei um projeto interessante, ao mesmo tempo que muito confuso, parece que eles tão sempre perdidos. Isso deve atrapalhar bastante o desenvolvimento a longo prazo.
Achei bastante injusta as avaliações do NixOS, não em relação a posição em si. Ele não é, nem de longe, apenas um gerenciador de pacotes. Todo o conceito pro trás da distro é diferente das demais. Dá para criar uma “receita” e replicar ela facilmente para outros pc’s, por exemplo. Se olhar com calma, é uma distro, assim como o Alpine, bem única.
O MxLinux tem algumas ferramentas interessantes e funciona em 32bits. Mas, convenhamos, é uma distro bem superestimada pela galera. Não é ruim, só não é essa maravilha toda. Talvez até colocasse ela no C.
Das distro arch-based, acho o Arco bem mais interessante que o Endeavour. Ou, acima dessas duas, o Archcraft que entrega uma excelente experiência com os mais diversos wm/twm. E, na minha opinião, faz muito bem que o que ele se propõe a fazer. Agora a maior parte das customizações é paga. Só que tem um valor bem acessível.
Entendi o critério das distros adicionadas, afinal é impossível falar de tudo que existe. Eu adicionaria, a partir das experiências que já tive:
S:
A: Artix, Archcraft
B: Alpine
C: Puppy, Mageia
D: PCLinuxOS
Algumas das distros eu testei ou usei por um bom tempo e, anos depois, voltei a usar e a distro caiu bem no meu conceito pelo que apresentou. O Manjaro é um bom exemplo disso. O Mageia também, que sempre foi uma ótima distro, parece que tá meio perdida atualmente.
Algumas dessas só cheguei a usar em máquina virtual ou nunca usei, então não acho justo avaliar. Porque usar em máquina virtual não vale, né. É um ambiente controlado e não é hardware e uso real. Logo, só ranqueie as que efetivamente usei instalada como distro do dia a dia.
Bom, obviamente minha lista também está influenciada pelo meu gosto pessoal.
Além organizar verticalmente, também coloquei horizontalmente para refletir melhor a posição de cada, e acho que foi isso que faltou aos senhores (@eddiecsilva @Dio @raulcraveiro ) fazerem quando se não decidiam entre estar no tier “x” e o tier “y”.
E, gostaria de fazer observações sobre algumas:
-
apesar de toda sua grandeza, não considerado “normal” uma distro como o Fedora dar tanto problema em vários hardwares, e por isso não fica no meu topo;
-
o ChromeOS é o SO com a melhor experiência e integração desktop/mobile no momento, e está faltando alguns “ajustes” com jogos, Steam e tal pra chegar no seu ápice;
-
o Elementary e o Deepin são ambos “o Botafogo” das distros Linux, pois, parecem que estão chegando lá, mas sempre decepcionam cansei de dar o benefício da dúvida.
Provavelmente o episódio teria 108h de duração e mesmo assim, dúvido que conseguíssemos chegar em consenso neste nível.
Não se pode colocar na Tier S uma distro que não seja uma distro-mãe?
Ver o nix e o gentoo no tier C me deixou bem abalado, são duas distros extremamente importantes e inovadoras pra linux, com propósitos muito interessantes e únicos.
Sem contar que são completamente usáveis atualmente, e ótimas pra devs
“Pior que o Windows”
Se o critério for influência no Mundo Linux, Arch, Debian, Ubuntu e Fedora merecem estar na categoria hors-concours. É verdade que o Ubuntu se fez sobre o Debian, mas tem personalidade própria, e influência por si mesmo, gigantesca, por sinal.
Se o critério for servir de referência ao Mundo Linux, independentemente da popularidade, à lista de cima devemos adicionar OpenSUSE, Slackware, Gentoo, Void, Alpine, NixOS, PCLinuxOS.
Se o critério for “polir” um sistema base de modo a oferecer melhor experiência de uso, com muita praticidade, aí brilham Linux Mint, Pop!_OS, Zorin, Linux Lite, BigLinux, Regata OS e Q4OS, num primeiro escalaão, e SparkyLinux e MX Linux logo abaixo.
No topo, só o Arch e o Debian (minha opinião).
Das que eu uso e gosto:
-
Debian: é a minha distro favorita, desde que usei ele pela primeira vez. É incrível como tudo funciona muito bem e como é uma distro bem estável - desde que siga o guia “Não Quebre o Debian” - e é a minha opção favorita para fazer uma instalação partindo da linha de comando e daí instalar tudo.
-
Ubuntu: Tenho um certo carinho pelo Ubuntu, pois ele foi a primeira distro que me chamou a atenção, lá na versão 10.10. Mesmo depois, quando retornei para o Ubuntu, quando ele usava o Unity como interface, eu ainda gostava dele.
-
Mint: É outra distro que eu gosto muito. Eu simplesmente adoro como ele simplesmente funciona, sem reclamar muito. Em todos os computadores em que eu instalei ele, simplesmente identificou tudo e funcionou.
Comentários de algumas que nunca usei:
-
elementaryOS: É uma distro que eu acho bem interessante. Principalmente a interface dela, que lembra o mac OS e é bem simples. Não é uma interface que fica chamando atenção com zilhões de cores e ícones na sua cara.
-
RegataOS e BigLinux: Essas são duas distros que eu tenho curiosidade em testar, justamente por causa do KDE delas. E também por serem distros brasileiras.
-
Arch: Acho bem interessante, principalmente por ser uma distribuição que se propõe a manter as coisas o mais simples possível. Mas tenho medo de instalar o Arch e apagar todo o meu HD, então eu não me atrevo a instalar ele.
-
openSUSE: Essa é outra que acho bem interessante, justamente pelo SUSE Studio, que permitia criar uma versão personalizada da distro diretamente do navegador.
E sobre as que tive experiências ruins, e que seriam as minhas últimas opções para instalar o Linux:
-
Fedora: Instalei ele uma vez no meu notebook, e o boot dele simplesmente sumiu do HD (!!). Foi apenas uma vez para nunca mais.
-
Slackware: Instalei ele na partição errada, e isso fez com que o Debian fosse deletado. Essa foi a última distro que eu usei, antes de voltar para o Windows e ficar quase 10 anos fora do Linux.
-
ChromeOS: Meu pai tem um Chromebook e acho o sistema bem fraquinho. E não achei nada intuitivo.
-
Manjaro: Foi a distro que eu escolhi para voltar para o Linux, ao menos para ver como as coisas estavam. Instalei a versão GNOME, e depois de cansar do ambiente, fui instalar o KDE e o KDE estava totalmente quebrado.