Linux Tier List: Em que nível fica sua distro preferida? - Diocast

Neste Diocast embarcamos em uma jornada divertida e irreverente para desvendar o universo das distros Linux criando nosso próprio Linux Tier List.

9 curtidas

Eu não poderia discordar mais das avaliações do MX Linux…

1 curtida

Ahhh Ubuntu 22.04 LTS Wayland e Debian 12 X11 aqui!

2 curtidas

Salve pessoal, tudo bem com vocês? Para quem quiser criar sua própria lista, esse é o link da tabela que usamos para criar nosso tier list.

:vulcan_salute:

10 curtidas

As outras distros nunca usei, então fiz das que eu usei, testei e uso que no caso é o Arch! o Debian deveria ser um Z mas né! hahaha piadas a parte!

4 curtidas

Apesar de usar o TuxedoOS e está perfeitamente satisfeito, no topo só as distros que realmente são referência; de resto na segunda prateleira as distros que são boas, abaixo as distros que ainda vai, daí pra baixo as que não usaria.

Não precisa gostar de distro A ou B, mas não forcemos a barra kkk. Fedora/Red Hat; Debian, Suse, Slackware, Gentoo e Arch Linux tem que ficar bem ranqueadas, se não no topo. Eu posso não usar um Gentoo, mas devo reconhecer isso…

Sou usuário do KDE, por isso coloquei o Neon com nota ruim! Gostaria muito de ranqueá-lo melhor, mas não dá! O controle de qualidade do Neon é péssimo; e não mudam. O Plasma 6 deu inúmeros problemas no Neon, a maioria já relatado anteriormente, o que não se repetiu em distros como Fedora, Arch e etc.

2 curtidas

Fiz a minha tierlist baseada apenas na minha experênicia com os desktops e uso diário. As que nunca testei deixei de fora :slight_smile:

No momento estou usando o ArchLinux com Gnome bem padrão, tanto no desktop em casa para jogar quanto no notebook do trabalho e sigo sem nenhum problema de quebra a quase um ano.

No momento estou jogando no linux o nosso querido (ou não :rofl: ) Lolzinho, e o GrandChase Classic de vez em quando. Inclusive gostaria de compartilhar com o pessoal que está dando pra jogar o League of Legends pelo linux de forma mais que satisfatória até. Fiz a instalação pelo heroic e estou utilizando o wine-ge-lol mais recente disponivel, e sigo sem problemas!

4 curtidas

Bom, qualquer lista é sempre subjetiva. Alias, no vídeo essa questão da subjetividade/critério fica bem clara. Fiz só por diversão mesmo, não se ofendam :rofl:

Acho importante contextualizar, alguns dos critérios que usei foram: importância histórica; entrega o que promete e minha experiência. No final, em se tratando de desktop, para a maior parte das pessoas o que vale é a experiência. Não adianta nada distro prometer isso ou aquilo e quando a pessoa for usar ela não encontra nada daquilo ou tem uma experiência ruim. Meu caso com o fedora é um exemplo clássico disso. Embora, possa ser azar ou meu hardware também.

Algumas explicações. Assim como o Eddie comentou no vídeo, o Fedora nunca gostou de mim. Já instalei mais de uma vez. Na última, usei o spin com xfce e, no primeiro update, dei reboot e o ambiente tava meio quebrado, com algumas problemas no menu etc. Fiquei bem tentado a rebaixar, assim como o Ubuntu, que nunca tive bom desempenho com após a versão 12.04. Mas deixei nos respectivos lugares pela importância. Tive apenas umas boas experiências com o Lubuntu (na época do lxde). O Xubuntu eu nunca tive uma boa experiência, sempre achei ele meio lerdo no meu hardware.

O Solus eu sempre considerei um projeto interessante, ao mesmo tempo que muito confuso, parece que eles tão sempre perdidos. Isso deve atrapalhar bastante o desenvolvimento a longo prazo.

Achei bastante injusta as avaliações do NixOS, não em relação a posição em si. Ele não é, nem de longe, apenas um gerenciador de pacotes. Todo o conceito pro trás da distro é diferente das demais. Dá para criar uma “receita” e replicar ela facilmente para outros pc’s, por exemplo. Se olhar com calma, é uma distro, assim como o Alpine, bem única.

O MxLinux tem algumas ferramentas interessantes e funciona em 32bits. Mas, convenhamos, é uma distro bem superestimada pela galera. Não é ruim, só não é essa maravilha toda. Talvez até colocasse ela no C.

Das distro arch-based, acho o Arco bem mais interessante que o Endeavour. Ou, acima dessas duas, o Archcraft que entrega uma excelente experiência com os mais diversos wm/twm. E, na minha opinião, faz muito bem que o que ele se propõe a fazer. Agora a maior parte das customizações é paga. Só que tem um valor bem acessível.

Entendi o critério das distros adicionadas, afinal é impossível falar de tudo que existe. Eu adicionaria, a partir das experiências que já tive:

S:
A: Artix, Archcraft
B: Alpine
C: Puppy, Mageia
D: PCLinuxOS

Algumas das distros eu testei ou usei por um bom tempo e, anos depois, voltei a usar e a distro caiu bem no meu conceito pelo que apresentou. O Manjaro é um bom exemplo disso. O Mageia também, que sempre foi uma ótima distro, parece que tá meio perdida atualmente.

Algumas dessas só cheguei a usar em máquina virtual ou nunca usei, então não acho justo avaliar. Porque usar em máquina virtual não vale, né. É um ambiente controlado e não é hardware e uso real. Logo, só ranqueie as que efetivamente usei instalada como distro do dia a dia.

2 curtidas

Bom, obviamente minha lista também está influenciada pelo meu gosto pessoal.

Além organizar verticalmente, também coloquei horizontalmente para refletir melhor a posição de cada, e acho que foi isso que faltou aos senhores (@eddiecsilva @Dio @raulcraveiro ) fazerem quando se não decidiam entre estar no tier “x” e o tier “y”.

E, gostaria de fazer observações sobre algumas:

• apesar de toda sua grandeza, não considerado “normal” uma distro como o Fedora dar tanto problema em vários hardwares, e por isso não fica no meu topo;

• o ChromeOS é o SO com a melhor experiência e integração desktop/mobile no momento, e está faltando alguns “ajustes” com jogos, Steam e tal pra chegar no seu ápice;

• o Elementary e o Deepin são ambos “o Botafogo” das distros Linux, pois, parecem que estão chegando lá, mas sempre decepcionam :laughing: cansei de dar o benefício da dúvida.

3 curtidas

Provavelmente o episódio teria 108h de duração e mesmo assim, dúvido que conseguíssemos chegar em consenso neste nível. :smile:

:vulcan_salute:

4 curtidas

Não se pode colocar na Tier S uma distro que não seja uma distro-mãe?

3 curtidas

2 curtidas

Ver o nix e o gentoo no tier C me deixou bem abalado, são duas distros extremamente importantes e inovadoras pra linux, com propósitos muito interessantes e únicos.

Sem contar que são completamente usáveis atualmente, e ótimas pra devs

Que comece a terceira guerra mundial:

4 curtidas

“Pior que o Windows” :rofl:

2 curtidas

Se o critério for influência no Mundo Linux, Arch, Debian, Ubuntu e Fedora merecem estar na categoria hors-concours. É verdade que o Ubuntu se fez sobre o Debian, mas tem personalidade própria, e influência por si mesmo, gigantesca, por sinal.

Se o critério for servir de referência ao Mundo Linux, independentemente da popularidade, à lista de cima devemos adicionar OpenSUSE, Slackware, Gentoo, Void, Alpine, NixOS, PCLinuxOS.

Se o critério for “polir” um sistema base de modo a oferecer melhor experiência de uso, com muita praticidade, aí brilham Linux Mint, Pop!_OS, Zorin, Linux Lite, BigLinux, Regata OS e Q4OS, num primeiro escalaão, e SparkyLinux e MX Linux logo abaixo.

2 curtidas

3 curtidas

No topo, só o Arch e o Debian (minha opinião).

1 curtida

Das que eu uso e gosto:

• Debian: é a minha distro favorita, desde que usei ele pela primeira vez. É incrível como tudo funciona muito bem e como é uma distro bem estável - desde que siga o guia “Não Quebre o Debian” - e é a minha opção favorita para fazer uma instalação partindo da linha de comando e daí instalar tudo.

• Ubuntu: Tenho um certo carinho pelo Ubuntu, pois ele foi a primeira distro que me chamou a atenção, lá na versão 10.10. Mesmo depois, quando retornei para o Ubuntu, quando ele usava o Unity como interface, eu ainda gostava dele.

• Mint: É outra distro que eu gosto muito. Eu simplesmente adoro como ele simplesmente funciona, sem reclamar muito. Em todos os computadores em que eu instalei ele, simplesmente identificou tudo e funcionou.

Comentários de algumas que nunca usei:

• elementaryOS: É uma distro que eu acho bem interessante. Principalmente a interface dela, que lembra o mac OS e é bem simples. Não é uma interface que fica chamando atenção com zilhões de cores e ícones na sua cara.

• RegataOS e BigLinux: Essas são duas distros que eu tenho curiosidade em testar, justamente por causa do KDE delas. E também por serem distros brasileiras.

• Arch: Acho bem interessante, principalmente por ser uma distribuição que se propõe a manter as coisas o mais simples possível. Mas tenho medo de instalar o Arch e apagar todo o meu HD, então eu não me atrevo a instalar ele.

• openSUSE: Essa é outra que acho bem interessante, justamente pelo SUSE Studio, que permitia criar uma versão personalizada da distro diretamente do navegador.

E sobre as que tive experiências ruins, e que seriam as minhas últimas opções para instalar o Linux:

• Fedora: Instalei ele uma vez no meu notebook, e o boot dele simplesmente sumiu do HD (!!). Foi apenas uma vez para nunca mais.

• Slackware: Instalei ele na partição errada, e isso fez com que o Debian fosse deletado. Essa foi a última distro que eu usei, antes de voltar para o Windows e ficar quase 10 anos fora do Linux.

• ChromeOS: Meu pai tem um Chromebook e acho o sistema bem fraquinho. E não achei nada intuitivo.

• Manjaro: Foi a distro que eu escolhi para voltar para o Linux, ao menos para ver como as coisas estavam. Instalei a versão GNOME, e depois de cansar do ambiente, fui instalar o KDE e o KDE estava totalmente quebrado.

2 curtidas