este tópico tem como objetivo debater e entender um pouco sobre a carreira de linux system administrator. Eu trabalho em IT (nada relacionado com linux) mas tenho pensado bastante sobre seguir sysadmin. Queria tentar entender no vosso ponto de vista qual o “roadmap” para seguir, por onde começar, que cursos, vídeos, aconselham etc… Tinha também curiosidade em saber sobre quem trabalha na área, um pouco sobre o dia a dia, se precisam de programar, se gostam do que fazem etc…
Recomendo muito este curso da Cisco que pode te fornecer uma base sólida em Linux.
Eu mesmo o fiz, por isso o recomendo. Na própria descrição desse curso, chamado NDG Linux Essentials, diz ser de nível intermediário, embora ele aborde também todos os assuntos do curso NDG Linux Unhatched, que é nível iniciante e bem mais curto. Há também cursos de nível avançado em Linux, bem como outros cursos da área de TI na Cisco Networking Academy.
Não trabalho como sysadmin, mas provavelmente uma boa base em programação vai ser muito útil para você. Shell script então, deve ser essencial, procure estudar shell script também. No mais, já que você tem em mente seguir essa carreira, procure se aprofundar e ser bom no que faz, e isso vale pra qualquer carreira…