Primeiro de tudo, sim, isso é um desabafo…
Eu tenho um computador até que bem fraco, mas consigo fazer coisas que eu gosto. Quando comprei o PC, ele rodava Windows 11 (é um notebook), só que o desempenho estava horrível por conta do Windows 11 ser muito pesado para ele. Então, troquei para o Windows 10. Eu usei Windows por toda a minha vida, desde o Windows XP. Ficou muito melhor o desempenho, e eu conseguia fazer minhas coisas. Porém, com o tempo começaram a aparecer problemas bem chatos, como queda de FPS no Minecraft em um nível absurdo e dificuldade em realizar tarefas simples, como assistir a um vídeo no YouTube.
Tentei resolver de todas as formas, mas então apareceram vídeos do Diolinux falando como o Linux está ótimo para jogos atualmente e apresentando vários pontos mostrando como o Linux é superior ao Windows. Com medo, resolvi dar uma chance, vi os vídeos do Diolinux com cuidado para começar sem ter dor de cabeça logo de início, e achei o Linux Mint perfeito para mim.
Então comecei a usar o Linux Mint e achei maravilhoso no início. Tudo rodava perfeitamente, e não tive problemas em me acostumar com o terminal para instalar aplicativos. Achei até melhor o terminal do que a loja que vem embutida. Mas agora começaram a aparecer os mesmos problemas do Windows: travamentos absurdos e, até mesmo, algo que não acontecia no Windows. Quando o computador está conectado na tomada, o desempenho cai de 30 FPS (detalhe: quando eu instalei o sistema, rodava a 120 FPS) para 2, no máximo 12 FPS. E quando eu desconecto da tomada, o FPS sobe para 30, até no máximo 40, mas às vezes cai para 20.
Logo achei que era um problema no hardware, pois isso não é normal. Levei no técnico e ele disse que, no máximo, encontrou sujeira e oxidação, mas nada de tão absurdo. Paguei para ele limpar o PC e arrumar o máximo possível, mas ele não formatou o PC porque eu não permiti. E continuou a mesma coisa, no máximo melhorou uns 10 FPS.
Voltei para o Windows e foi a mesma coisa. Agora voltei novamente para o Mint e resolvi tentar tomar o máximo de cuidado possível para não instalar demais ou baixar algo que mude o sistema. E ainda assim, continua a mesma coisa até agora. Eu realmente não sei mais o que fazer e, afinal, sou pobre e não tenho dinheiro para comprar um PC potente, por mais simples que seja.