Linux só sabe me dar dor de cabeça

Primeiro de tudo, sim, isso é um desabafo…

Eu tenho um computador até que bem fraco, mas consigo fazer coisas que eu gosto. Quando comprei o PC, ele rodava Windows 11 (é um notebook), só que o desempenho estava horrível por conta do Windows 11 ser muito pesado para ele. Então, troquei para o Windows 10. Eu usei Windows por toda a minha vida, desde o Windows XP. Ficou muito melhor o desempenho, e eu conseguia fazer minhas coisas. Porém, com o tempo começaram a aparecer problemas bem chatos, como queda de FPS no Minecraft em um nível absurdo e dificuldade em realizar tarefas simples, como assistir a um vídeo no YouTube.

Tentei resolver de todas as formas, mas então apareceram vídeos do Diolinux falando como o Linux está ótimo para jogos atualmente e apresentando vários pontos mostrando como o Linux é superior ao Windows. Com medo, resolvi dar uma chance, vi os vídeos do Diolinux com cuidado para começar sem ter dor de cabeça logo de início, e achei o Linux Mint perfeito para mim.

Então comecei a usar o Linux Mint e achei maravilhoso no início. Tudo rodava perfeitamente, e não tive problemas em me acostumar com o terminal para instalar aplicativos. Achei até melhor o terminal do que a loja que vem embutida. Mas agora começaram a aparecer os mesmos problemas do Windows: travamentos absurdos e, até mesmo, algo que não acontecia no Windows. Quando o computador está conectado na tomada, o desempenho cai de 30 FPS (detalhe: quando eu instalei o sistema, rodava a 120 FPS) para 2, no máximo 12 FPS. E quando eu desconecto da tomada, o FPS sobe para 30, até no máximo 40, mas às vezes cai para 20.

Logo achei que era um problema no hardware, pois isso não é normal. Levei no técnico e ele disse que, no máximo, encontrou sujeira e oxidação, mas nada de tão absurdo. Paguei para ele limpar o PC e arrumar o máximo possível, mas ele não formatou o PC porque eu não permiti. E continuou a mesma coisa, no máximo melhorou uns 10 FPS.

Voltei para o Windows e foi a mesma coisa. Agora voltei novamente para o Mint e resolvi tentar tomar o máximo de cuidado possível para não instalar demais ou baixar algo que mude o sistema. E ainda assim, continua a mesma coisa até agora. Eu realmente não sei mais o que fazer e, afinal, sou pobre e não tenho dinheiro para comprar um PC potente, por mais simples que seja.

Olá @NickelCold2, seja bem-vindo!

Bom, entendi que esse post é um “desabafo”, mas talvez alguém possa ajudar você a resolver esse problema. Claro que não dá pra fazer milagre com uma máquina muito fraca, mas talvez com alguns ajustes possa melhorar o desempenho e a usabilidade.

Enfim, se quiser ajuda para resolver o seu problema, sugiro mudar o título do tópico com algo que descreva melhor a situação que você está enfrentando, e também forneça informações mais detalhadas sobre seu hardware. Dê uma olhada nestes tópicos:
Como fornecer boas informações
[REGRAS] Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! Leia antes de começar!

De todo modo, cabe pontuar: o problema se dá tanto na distro de Linux quanto no Windows, então o que está dando dor de cabeça é o computador, não o Linux…

Talvez esse problema seja porque o notebook não esteja reconhecendo a fonte corretamente e por conta disso esteja limitando a potência da CPU.

Ao menos isso ocorre de vez em quando no meu notebook com Windows 11, onde a fonte não é corretamente reconhecida e com isso, o processador é limitado a 33% de uso e a velocidade de 790 MHz.

Pode ser que o seu problema esteja na fonte do seu notebook, já que ao retirar ela, os FPS do jogo aumentam.

Uma pergunta: esse laptop tem apenas 4GB de RAM? Ao instalar o Linux Mint, você deixou ele particionar automaticamente ou estabeleceu algum tamanho para a partição de swap?

Para que possamos lhe ajudar, é necessário que descreva, em detalhes, o modelo do equipamento e seus componentes.

Aqui você diz claramente que o problema não é o Linux e sim seu hardware, isso me parece uma coisa bem específica: pasta térmica de baixa qualidade…

Me parece ser mais a fonte/carregador mesmo. Ele mesmo menciona que o problema com os FPS ocorre quando o carregador está conectado ao notebook, e quando retira o carregador, os FPS aumentam.

Já instalou o Tuned-adm?

Pode ser algo hibrido também, meu crivo para eliminar o carregador é fato do problema não só persiste no pós carregamento como resistir a formatação sendo que a resistência não aconteceu da primeira vez que ele trocou o SO

E o meu crivo para manter a hipótese do carregador é que em alguns notebooks tem um “bug” onde o sistema limita o uso de CPU a 33% e o Clock no mínimo quando o carregador está conectado e quando desconecta o carregador, a CPU volta a usar toda a sua capacidade e o Clock aumenta.

Ao menos no gerenciador de tarefas do Windows, fica mais ou menos assim:

Preso no Clock mínimo e com o uso máximo da CPU em 33%.

E também ele relata que no carregador, o FPS fica entre 2 e 12 e fora do carregador entre 20 e 40, então parece ser algo no carregador ou no sistema de carregamento do notebook, que não está reconhecendo a fonte corretamente.

E dependendo da fabricante e do modelo Notebook, quando liga ele com o carregador conectado, ele avisa que a fonte não foi corretamente reconhecida. Ao menos o meu, avisa antes de dar o Boot no sistema.

E já vi esse problema acontecer no meu notebook principal algumas vezes, mas como ele fica no Windows quase o tempo todo, então não sei se e como isso ocorre no Linux e nem como o Linux lida com isso.

Como o amigo Sergio disse aí em cima, o problema não é o sistema operacional e sim o computador. Sem saber as especificações certas fica dificíl tecer qualquer comentário, mas é aparente que o problema é sim de hardware, pelos problemas ocorrerem tanto no Windows quanto no Linux.

Posta as specs e o modelo do teu notebook aí pra gente dar uma melhor avaliada.

Após realizar algumas análises e ler cada comentário do meu post, resolvi experimentar outras distribuições Linux. Testei Ubuntu, POP!_OS, Fedora e, por último, o Arch Linux. Em todos os testes, realizei as mesmas tarefas, incluindo um benchmark no Minecraft. O único sistema em que não tive nenhum problema até agora foi o Arch Linux.

Atualmente, tenho todos os meus programas instalados nele, e, como mencionei antes, os problemas costumavam surgir depois de instalar certos programas. No entanto, até agora, nenhum problema apareceu no Arch Linux. Os jogos continuam com FPS alto e o PC não trava por nada.

Não sei se o problema era do próprio hardware e acabou se resolvendo sozinho, ou se realmente era algo relacionado aos drivers dos outros sistemas operacionais, que o Arch Linux não teve.

De qualquer forma, muito obrigado pelas respostas e pela ajuda. Fico grato!