Eu comprei um computador a um tempo que já veio com Windows o: positivo vision c14 4gb de ram. E como eu estou estudando programação o windows começou a ser pesado demais pra mim nesse computador ruim e decidi testar linux que rodou leve e meu pc tava levinho que tava um sonho, mas surgiu um problema. Todo linux que eu testava ficava sem som nesse computador não importa o que eu fizesse o que dificultou em continuar nessa OS e tive que voltar pro windows..
lá vamos nós de novo.
![]()
Eu tava checando os tópicos aqui e ali, e esse Notebook ai é sempre o audio que da pau, em varios lugares diferentes é quase sempre o audio…
O bom filho a casa torna ![]()
O engraçado é que ele ja vem com debian(em algumas versões, pelo que eu entendi), mas pra trocar é sempre essa zorra…
Olá @Wahipogo.
Pesquisando, parece que o chip de áudio desse notebook, Everest ESSX8326, é realmente problemático no Linux (Positivo Vision C14 não tem som no Mint 22).
Ainda no fórum do Linux Mint, parece que descobriram uma forma de contornar, adicionando um comando na inicialização do sistema. Porém parece que foi testado no chip ES8316 SoC, que não é exatamente o seu. Mas vale a pena testar.
Se for Linux Mint, abra o programa “Aplicativos da inicialização”, clique no ícone +, adicione um nome como “Corrigir som”, e adicione o comando abaixo:
bash -c "sleep 5 && amixer -c1 set Headphone toggle && amixer -c1 set Speaker toggle"
Se for outra distro, veja como fazer na sua distro. Nos avise se der certo.
Fonte: Linux on Intel Atom with Everest ES8316 SoC = no speaker sound [Workaround by MrEen]