Linux roda bem em um notebook com 1gb de memoria ram?

é só uma curiosidade eu sempre tive essa duvida o pessoal diz que linux é o sistema mais “leve” mas será que roda bem em um pc ou notebook com apenas 1gb de mémoria ram sem precisar fazer nenhum upgrade? só uma curiosidade me tirem essa duvida ai

1 curtida

Recomendo ver esse video do Diolinux aqui, ele roda num pc bem fraco, 1gb na vdd vai ser complicado,

1 curtida

entendo é que eu sempre tive essa curiosidade a maioria que tenho aqui é 3 com 2gb de ram e 2 com 4gb ram

Tenho um jurássico netbook aqui em casa com 2gb de ram e um Atom de primeira geração, antes de eu subir para 2gb, eu usava ele com 1gb de RAM o Puppy Linux e o PepperMint OS. Não faz milagre, mas dá de acessar a internet fazer o básico do básico :sweat_smile:

1 curtida

entendo aqui em casa tem um notebook com hd muito antigo IDE meu irmão disse que esse notebook que é da positivo veio com o linux de fábrica pena que o hd dele já ta com problemas e hoje em dia nem se vende mais hds com essa tecnologia muito antiga ele é compativel com sata um tecnico disse que existe um adaptador sata interno algo do tipo

depende do que vc considera “rodar”

coisas básicas do dia a dia mexer nas redes sociais assistir um video no youtube essas coisas normais

Rodar pode ate rodar, mas as pessoas não usam sistema operacional, as pessoas usam programas.
E com certeza os seus programas vão querer muito mais de 1GB livre.
Então o que importa não é bem o quanto o OS consome e sim o quanto os seus software vão precisar de memoria livre.
Por exemplo se você tem uma maquina de 128GB de RAM isso significa que você tera pelo menos 100GB de memoria livre o que significa que independente do OS você vai ter muita memoria livre, o mesmo com CPU, GPU, HD, blablabla.
A pergunta é quanto espaço livre de RAM seu software precisa.

2 curtidas

é só uma curiosidade aqui em casa nem tenho notebook com 1gb de ram no máximo só com 2gb ram ou 4gb ram

então para simplificar essa discussão, a resposta é:

                             sim

Qual deles? Tem um número grande de distros. As que recomendo são distros lançamento fixo tipo o debian 10(com mate, lxqt, lxde roda bem em pcs fracos) bodhi linux roda bem, raspbian, mx linux com fluxbox, essas distros vão demandar menos tempo atualizando, são leves, são estáveis.

1 curtida

Olá! :raised_hand_with_fingers_splayed:

Encontrar um sistema que rode com pouca RAM nem é o problema, o TinyCore por exemplo, consegue rodar até com 12MB! O problema é você conseguir fazer algo de útil com ele, porque navegação na internet mesmo, hoje em dia é algo que ocupa não só RAM, mas processamento também. Talvez rodando uma aba ou duas por vez, dependendo do site também possa ser possível.

Depende também do quão “hacker” você quer ser, porque em tese da pra navegar na internet pelo terminal também, ainda que a experiência seja bem mais modesta que em um browser normal.

O pessoal do Raspberry Pi entrega o Raspbian com o Chromium e algumas extensões que tendem a deixar a navegação mais leve, quem sabe testa ele, o sistema em si ocupa apenas uns 280MB de RAM.

Uma coisa interessante de se fazer com um sistema assim é usar para emulação de consoles antigos, é uma boa também. :slight_smile:

4 curtidas

Estou usando o Debian 11 GNOME (sim, GNOME) no meu tablet/netbook com um Atom Z3775 e 2GB de memória RAM e tem atendido perfeitamente bem para tarefas básicas do a dia a dia. Instalei o sistema em um SSD chinês de 120GB e criei uma partição swap de 6GB nele.

Dá para se virar muito bem com 2GB - respeitando os limites da máquina -, mas com 1GB acho bem mais difícil. Não diria, contudo, impossível. Eu poderia também ter escolhido uma interface mais leve, mas adoro o GNOME e fiquei satisfeito com o resultado.

Com 1GB de RAM a Raiva roda no máximo tranquilo.

entendo só queria mesmo saber ja que ninguém nunca tirou essa duvida aqui no site

Depende do Linux e do seu uso. Se for um uso muio leve Puppy e seus derivados, Tiny Core, Absolute, SliTaz, AntiX, Bodhi, Slax, Damn Small Linux, Q4OS, Raspbian, LXLE, CrunchBang++, SparkyLinux,Peppermint, Linux Lite, etc podem te atender muito bem.

Um dos maiores vilões no uso “normal” atual é por exemplo a internet, não adianta instalar o sistema mais leve possível e fazer uso de inúmeras abas, várias extensões ou um navegador “comilão” de RAM como o Chrome ou mesmo fazer um uso mesmo que moderado de conteúdo multimídia.
Se você instalar um sistema bem leve e readequar os hábitos de uso do computador, substituir programas pesados por versões alternativas mais leves e preferencialmente fizer um uso modesto da máquina em monotarefas, você pode por exemplo: trabalhar com pacote office, acessar páginas leves de internet, ouvir músicas, ver vídeos com resoluções mais baixas, emular jogos de consoles de 8 e 16 bits, etc.
Eu testaria um Puppy Linux nessa máquina por causa de seu propósito.