Olá pessoal. Tenho um Notebook Lenovo G485 64bits, que tem um processador AMD C 60 APU With Radeon ™ HD Graphics 1,00 Ghz, Memória (RAM) 4,00 GB e 3, 60 GB (utilizável), uso ele com o windows 8,1 de fábrica ( que está desativado pois ganhei o notebook assim mesmo) quero utilizar o Linux por ser gratuito, mas não sei qual seria o mais indicado devido a grande variedade e se o meu notebook vai funcionar bem ou não, vocês podem me ajudar nessa escolha ?
Uma coisa a ser levado em conta é a sua experiência com o Linux
Dependendo, vc poderia pegar um Linux muito enchuto porém que lhe exija um conhecimento maior…
Um que eu acho bacana, de média dificuldade (na minha opinião) é o AntiX: eu acho que ele tem uma boa relação de usabilidade e leveza… Veja alguma review no youtube sobre ele
Existe uma “série” no YouTube chamada “O Linux perfeito pro meu Aton”… Nele e fala de distros bem pequenas e é em pt-BR. Achei bacana e acho que vai te ajudar
Link para a playlist
Por se tratar de um novo usuário, eu lhe recomendaria o xubuntu ou o lubuntu, pois são distros com uma base bem sólida (Ubuntu) mas que utulizam interfaces leves (XFCE e LXQT). Outra que seria interessante para sua máquina é o Linux Mint (XFCE edition). Em fim, o mundo do pinguim oferece um leque gigante de opções hehe
Indo Diretamente ao ponto: Lubuntu ou Xubuntu. Faceis de usar e leve.
A maioiria das distros linux vai rodar sim com uma performance similar a do windows. O problema não vai ser o sistema operacional em si, o problema serão os programas. Esse processador é muito fraco, pra assistir videos no youtube vai ter que baixar a qualidade do video por exemplo.
Minha tia tinha um Notebook Philco 14l com esse processador C60 e hoje eu uso ele pra fazer alguns testes as vezes… nunca achei nenhum sistema operacional que ficasse bom com ele. Desculpa a sinceridade, mas pra mim esses notebooks com C60 não passam peso de papel, até os celulares da atualidade tem mais performance que esse notebook.
se for apenas pra rodar o sistema, tenta o Q4OS
https://q4os.org/
Mas se for pra ver videos no youtube pelo navegador esquece esse notebook, que vc vai passar raiva…
O Lubuntu é excelente escolha.
Sobre a questão de assistir a vídeos, a aceleração de hardware no GNU/Linux ainda é um problema. Sei que o Firefox, no Wayland, já implementou de forma experimental, assim como um fork do Chromium com VA-API. Se não conseguir aceleração por hardware aí, é mais negócio ficar no Windows, que tem pleno suporte.
Você pode tentar usar o Zorin lite, se não ficar bom, vá direito ao lubunto.
Não consigo imaginar nenhuma distro para esse PC alem do Pixel ou Puppy, poderia recomendar o Slitaz mas me parece que ela esta sendo descontinuada…
Tenho um C50 com configuração semelhante e uso o Xubuntu 20.04 no meu…
Eu indico o Linux Mint XFCE 64 Bits, já que você é um novo usuário… é leve… atualizado (Base 20.04 do Ubuntu) e out of the box
Instalei o Xubuntu e funcionou super bem até agora. Obrigado!
Instalei o Xubuntu, ficou ótimo.
Instalei o Xubuntu também amigo. Ficou muito bom.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.