Linux para usar com a placa da NVIDIA GT 730

Ganhei essa placa da NVIDIA, sei que é meio antiga mas dá uma diferença boa no desempenho, estou sendo obrigado a usar Windows porque ainda não consegui utilizar ela no Linux, gostaria de saber dos amigos se recomendam alguma distro especifica que tenha suporte ao drive dessa placa, ou alguma forma de usar.

Oi @henriquearaujo, tudo bem?

Teoricamente, qualquer distro que te permita instalar o driver “470.256.02” ou “470.x.x.” (não precisa ser a versão exata) deve funcionar. Provavelmente o Linux Mint e Zorin OS podem facilitar a sua vida nisso, já que eles tem gestores de drivers de gráfica.

Existem variações da GT 730 na arquitetura Fermi (limitadas ao driver 390) e na arquitetura Kepler (limitadas ao driver 470).

Além da dificuldade crescente de utilizar drivers proprietários antigos com versões recentes do kernel (devido aos erros de compilação e à falta de suporte por parte da Nvidia, as distros tendem a remover esses drivers dos repositórios), essas arquiteturas antigas não têm o pleno suporte à API Vulkan para que o DXVK funcione corretamente.

Em resumo: se seu objetivo são jogos, eu recomendo que continue no Windows. O Linux não entregará boa experiência com essa placa de vídeo.

Eu não pretendo rodar jogos de forma “nativa”, atualmente uso o Xbox Cloud pra isso. O que procuro é uma aceleração pra melhora de desempenho e utilizar a minha resolução com tranquilidade.

E esa placa vem com a arquitetura Fermi, o que me limita ao driver mais antigo também. Minha tentativa com Ubuntu foi um fracasso kkk

Problema é que essa placa usa a arquitetura Fermi, precisaria instalar a versão 390 do driver.

Que vacilo, Windows tendo mais compatibilidade e estabilidade :broken_heart:

Isso não é um vacilo do Linux, mas da Nvidia. Os desenvolvedores open source não têm culpa pela falta de suporte da referida empresa. Placas da AMD e da Intel tendem a ser escolhas melhores para quem usa Linux. :wink:

O driver open source Nouveau não atenderia à sua demanda? Ele já vem incluído por padrão.

Qual a configuração completa do computador?

Pô vacilo meu achar que é culpa do linux, fui mlk. :joy:

Vou usar essa NVIDIA porque foi dada, cavalo dado não se olha os dentes kkkk

Segue as configurações, se tiver uma sugestão de distro, estou aceitando :memo: