Linux para Macbook 2011?

Oi, gente.

Então, entrei no doutorado em saúde integral e tô com um macbook de 2011 q tá bem cansado, I5 de segunda geração e por aí vai. Botei um ssd, deu uma sobrevida mas ainda sim tá bem difícil.

Os MACOS mais recentes tão apresentando mts falhas, pq pra instalar eles em um macbook antigo tem q fazer gambiarra e fica mt lento algumas funções.

Daí vem o questionamento: qual distro linux vcs recomendariam pra meu uso (considerando este hardware)? tenho conhecimento mediano no mundo linux, mas queria uma distro fácil de usar, de instalar programas e que não fosse um tormento pra rodar uma aplicação em JAVA (penei pra fazer rodar no ubuntu 20.04, e não consegui), que é o q uso bastante na minha pesquisa, pacote office (que pode ser o onlyoffice tranquilamente) e acesso a plataforma remoto de ensino, no caso o webex (que roda via playonlinux)

Valeu, gente.

2 curtidas

Boa tarde tudo bem? se ele tiver 4GB de Ram, várias distros podem se dar bem nele, quando eu tinha um i5 de segunda geração, custumava utilizar distros como o Elementary OS, KDE Neon, Linux Mint Cinnamon e Xubuntu, que são bem leves e trazem recursos interessantes.

Caso você tenha algum tempo,recomendo que teste alguns projetos que te agradem, e que você julgue interessante.

3 curtidas

Só dando um feedback. Instalei o POPOS 20.10 e tá rodando super de boa. Acho que é uma boa aí pro pessoal que esteja procurando uma distro bonita e cheia de facilidades para o usuário.

caso o POP seja meio pesado por conta do gnome shell, acredito que um linux mint (cinnamon) que possui uma interface bem mais leve pode te atender bem e acaba que você não sai da base ubuntu

1 curtida

Tive o mesmo problema que você, só que num Mac Mini de 2011 (mid). Estou usando o KDE Neon nele e está ótimo, deu outra vida à máquina.

1 curtida

Em termos de facilidade Ubuntu, POP OS e Mint são boas alternativas, esse core i5 mesmo sendo da segunda geração ainda é um ótimo processador.

2 curtidas