Atendi um cliente há pouco tempo, um problema de conexão com o servidor de impressão(windows server).
Depois de resolvido o problema, coisa simples, começamos o desabafo/rage padrão quanto ao Windows. Para minha surpresa, o analista que estava me acompanhando mencionou o Linux, que no emprego anterior dele o ambiente era Linux e tal. Me ajeitei na cadeira e comecei a endossar a magnificência do Linux kkkkkk.
No relato dele, ele disse: “Trabalhei lá por 14 anos, usávamos RHEL, nunca tivemos problemas! Tínhamos vários micro serviços, era lá na [multinacional], quem tocava a infra eram quatro caras lá de São Paulo e não tinha esses problemas igual Windows.”
Achei interessantíssimo o relato dele pois, apesar de não ser ele quem administrava a infra diretamente, já que era o suporte local da filial, ele tinha ciência da sua complexidade, de que ela era robusta e que o Linux era o grande responsável por isso. Falamos por alguns minutos, demos aquela linchada legal do AD , falei do meu homelab e até mostrei uns projetos FOSS que ele não conhecia. Foi um bom papo!
Claro, aqui estávamos falando de servidores, não estações de usuário final. Sejamos sinceros, muitos dos problemas enfrentados no Windows(e Linux) pode ser evitados, e o são em empresas com equipes bem capacitadas, a grande diferença que eu vejo é que no Linux você tem uma capacidade de troubleshooting muito mais ampla, além do mais o mundo Linux não aceita muito bem o mal feito.
E com você amigo? Seu Linux dá problema? Na sua empresa usam Linux? Com que frequência vc reinicia seus servidores?* kkkkkk
*O problema no servidor deles foi causado por uma reinicialização(???).