Linux nunca da problema!

Atendi um cliente há pouco tempo, um problema de conexão com o servidor de impressão(windows server).

Depois de resolvido o problema, coisa simples, começamos o desabafo/rage padrão quanto ao Windows. Para minha surpresa, o analista que estava me acompanhando mencionou o Linux, que no emprego anterior dele o ambiente era Linux e tal. Me ajeitei na cadeira e comecei a endossar a magnificência do Linux kkkkkk.

No relato dele, ele disse: “Trabalhei lá por 14 anos, usávamos RHEL, nunca tivemos problemas! Tínhamos vários micro serviços, era lá na [multinacional], quem tocava a infra eram quatro caras lá de São Paulo e não tinha esses problemas igual Windows.”

Achei interessantíssimo o relato dele pois, apesar de não ser ele quem administrava a infra diretamente, já que era o suporte local da filial, ele tinha ciência da sua complexidade, de que ela era robusta e que o Linux era o grande responsável por isso. Falamos por alguns minutos, demos aquela linchada legal do AD :joy:, falei do meu homelab e até mostrei uns projetos FOSS que ele não conhecia. Foi um bom papo!

Claro, aqui estávamos falando de servidores, não estações de usuário final. Sejamos sinceros, muitos dos problemas enfrentados no Windows(e Linux) pode ser evitados, e o são em empresas com equipes bem capacitadas, a grande diferença que eu vejo é que no Linux você tem uma capacidade de troubleshooting muito mais ampla, além do mais o mundo Linux não aceita muito bem o mal feito.

E com você amigo? Seu Linux dá problema? Na sua empresa usam Linux? Com que frequência vc reinicia seus servidores?* kkkkkk

*O problema no servidor deles foi causado por uma reinicialização(???).

7 curtidas

Já trabalhei com implementação e suporte de redes. A grande maioria dos servidores que instalei foram Linux, Windows Server só quando era necessidade do cliente, mesmo assim quando não era possível trocar por Linux. Tive pouquíssimos problemas com esses servidores.

3 curtidas

não sei quanTo a servidor, mas desktop tem vários problemas. basta ler aqui no forum os pedidos de ajuda. simbora muitas ocorrência não tenha relação com nosso isfenicídio.

3 curtidas

Dentro do tempo que presto esse tipo de serviço só o Debian chegou a me dar dor de cabeça, principalmente num supermercado onde já peguei ele instalado, fiz a migração pro opensuse leap e tá lá até hj rodando sem intervenção manual
Com Windows server tenho dois lugares usando o mesmo rodando 24/7 atualizando aos finais de semana e 0 problemas, mas o jeito de implementar e que manda pra evitar problemas, não adianta instalar e não fazer o básico(tudo bem que a maioria dos cursos/faculdades não ensinam o básico sobre windows)

5 curtidas

Trabalhei como analista de suporte. Linux tu configura uma vez ele nunca mais vai encher teu saco. Windows cada update era uma roleta russa (será se vai dar ruim ou nao). Problema todo de Windows em servidor é esse, o controle de qualidade dele é absurdamente/imoralmente mais baixo comparado a qualquer linux básico.

3 curtidas

Empresa grande compra suporte, então a Microsoft não capricha tanto. O problema são as empresas pequenas, que utilizam suporte local pouco preparado e, muitas vezes, software pirata.

2 curtidas

Quase sempre um Active Directory? No meu caso, eu nunca estive presente em uma empresa cujo o ambiente de usuários fosse Linux. Geralmente na parte de infra, sim, tudo ou boa parte Linux, ainda sim o que eu já vi de Windows Server 2012 R2 não é brincadeira e tô falando de empresas enormes. O mais engraçado é ver um monte de VM Windows num hypervisor Linux kkkkk

Sim, onde tem usuário dando input, dá problema! kkkkk

Concordo plenamente!

Você não deveria depender de um protocolo de 50 anos atrás, que mantemos disponível no sistema mesmo depois dele ter sido descontinuado 20 anos atrás e estamos desativando só agora por questões de segurança :joy:

2 curtidas