Linux no notebook Positivo Q232a

Pessoal venho aqui trazer uma dica para os donos do notebook da Positivo Q232a, esse notebook ficou bastante popular ultimamente por seu valor acessível e sua ótima bateria ( que dura 8h) mas não exite em nenhum lugar ensinando a instalar alguma distribuição linux nele, desde que adquirir um procurei varias tutorial na internet de como instalar alguma tipo de linux nele mais não encontrei e quando instalei aconteceu vários bugs muitos drives faltando mais finalmente conseguir uma forma de instalar nele o linux, atualmente estou rodando o KDE Neon ( sim, ele consegue roda o KDE Neon de boa tudo graça ao SSD), para tal feito só precisei realizar as seguinte etapas.

  1. Instalei uma distribuição linux nele, algumas ficam com bugs, as que recomendo é o KDE Neon e o Linux Mint. (lembre-se de desativa o secure boot na bios).

  2. Apos instalar o KDE Neon ele fica com alguns drives faltando o drive de WiFi pode ou não funcionar no meu caso ele funcionou de primeira mais se não instalar no seu caso basta usar o celular para ancora internet nele com um cabo USB.

  3. Em seguida eu instalei o Ukuu - Ubuntu Kernel Update Utility programa que realiza a atualização do kernel e instalei a versão mais atual do kernel e reiniciei.

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ukuu

  1. Apos atualizar o kernel quase todos os drives vão instar esta funcionado apenas o drive de áudio vai esta faltando então eu utilizei esse script para instalar.

Script de drive de áudio

use os comando abaixo para instalar e em seguida reinicie.

cd Downloads
sudo chmod +x es8316.sh
sudo ./es8316.sh

  1. Pronto tudo esta funcionado perfeitamente, ate a bateria esta durando mais que no windows.
11 curtidas

Algumas imagens dele rodando o KDE Neon

4 curtidas

Qual versão do Kernel você usou?

Tentei usar a mais recente no Mint e não deu certo

2 curtidas

Muito legal q nesse modelo funfou, talvez eu teste em um do meu amigo. E só uma dica, cuidado em usar o app UKUU, a versao “free” ta desatualizada e as versões mais recentes e com correções e melhorias é paga.

Olá @CanalOCaraDoTI2 tenho esse notebook também. Pesquisando bastante descobri que a versão mais compatível do Kernel para esse notebook é o 5.3.

Atualmente estou usando o Xubuntu 19.10 onde tudo funciona muito bem inclusive o Áudio.

Quem tiver dificuldade em colocar áudio nas saídas de áudio e fone de ouvido rode o script do link abaixo. Ele irá atualizar o kernel para a versão 5.2-rc7 onde o problema de áudio pelo fone e auto falante é resolvido.

https://drive.google.com/file/d/1jtktWcfNSGX7dxh1Oe1QXQS57H69jkDS/view

1 curtida

Então a 18.04.04 vai funcionar sem problemas nesse hardware não e ? essa versão ja esta com o 5.3.0.40 por padrão

Creio que sim pois o Xubuntu que eu estou usando está exatamente com essa versão.

1 curtida

Não precisa mais seguir esse tutorial, basta instalar a ultima versão de qualquer sistema baseado na ultima versão do ubuntu tipo o Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu e etc ou então o Manjaro todos eles já possuem suporte a todos os drives

Man, entao a partir do Kernel 5.0 ou 5.3 esse notebooks “abençoados” ja funcionam de boas, tipo: wifi, som e afins sao reconhecidos normalmentes?

Fedora 31 funciona muito bem no Positivo Q232A, reconhece áudio e wifi sem precisar de gambiarras…

1 curtida

Nos meus testes só funcionou até a 5.3, pois antes disso testei a versão 5.4 que acho que é LTS e não funcionou, sem contar que deixou o Wi-Fi muito lento.

1 curtida

Não trava? Você usa o Fedora com Gnome, KDE ou XFCE?

Boa noite à todos. Realmente não trava, já usei o KDE com Fedora 31 no Positivo e agora estou usando o LXDE. Tive problemas com Ubuntu e o Lubuntu, mas consegui rodar o Kubuntu sem problemas.

Dessas distros mais famosas e pesadas que eu testei os únicos que não travaram foi o Deepin e o Mint(Não é pesada, mas é conhecida kkk). Porém meu note só tem 2GB. Atualmente estou usando o Lubuntu 16.04.

2 curtidas

Fedora LXqt 31… Não é as mil maravilhas… Mas funciona razoavelmente bem…

2 curtidas

me ajudou muito com o driver de áudio , eu tava usando o MX Linux , devido o meu nível leigo e as dificuldades de instalar alguns pacotes e adicionar PPAs e etc. (gosto muito do linux essa dificuldade não me faz desistir de usar o sistema) . voltei para o Lubuntu 16.04 LTS . (
já testei outras distros mais o lubuntu pra min foi o campeão consome pouquisima ram) gosto do desempenho dele . pois esse notebook q232a são requisitos bem limitados 2g ram e o processador . fiquei muito tempo tentando instalar ou procurando uma maneira de funcionar esse áudio e o único que funcionou foi no MX Linux (MX-19.1 x64 ahs) versão para hardwares mais recentes. Sem precisar instalar nada para funcionar o som só que tem que estar com o plug do fone conectado para o som sair uma leve gambiarra se não o som não sai . Muito obrigado mesmo por disponibilizar o driver de áudio fiquei muito contente que aqui funcionou tranquilamente.

Você testou quais distros?

eu já testei nesse note ubuntu , ubuntu mate, lubuntu , xubuntu , deepin , linux mint e mx linux que eu lembro :thinking:… algumas distros o monitor fica desligando fica praticamente sem ter como usar ,constantemente assim, tem que pressionar o botão power uma vez para ligar dai aparece a tela , algumas distros apresenta isso depende da versão eu acredito. eu testei também o fedora . o manjaro não consegui instalar não (a tela fica preta não aparece nada, mesmo apertando o power , f2 ou qualquer outra tecla q funciona quando isso acontece nas outras distros. no lubuntu 19.10 fica assim, eu rodei na opção low graphics install acho q é assim o nome não lembro e funcionou o setup), não insisti porque mesmo usando xfce4 acredito q não ficaria um bom desempenho comparando com as outras , eu sempre do preferencia para o desempenho , mais a minha razão de ter testado todas essas distros foi os drivers de wifi e audio. recentemente comprei um adaptador de rede externo (/surrender :joy:). eu consegui fazer o wifi pegar no lubuntu 18.04 e no deepin sem o adaptador de rede, no driver dele mesmo é muito bugado o wireless.

1 curtida

Vou testar o linux lite agora, com driver de áudio aumentou o animo.