Linux no canal Erick Tessaro

Olha só gnt, o Erick Tessaro do canal Erick Tessaro fez um vídeo sobre Linux, revivendo um Notebook CCE

4 curtidas

Eu vi seu vídeo mas não tinha comentado lá. Nunca tive notebook da CCE, mas tive PC desta marca, aliás foi meu primeiro computador.
A ideia de usar o Mint como sistema para salvar notebooks fracos é muito boa, pois é uma distro grande, com maior comunidade, suporte e etc; por mais que outras opções sejam mais leves, não adianta mandar um usuário de Windows instalar sei lá um sistema que rode em pendrive ou com o mínimo de memória possível mas que lhe traga dificuldades na utilização diária, como o simples fato de não conseguir instalar um navegador como o Google Chrome.
Uma colega minha na época com o mesmo problema, eu instalei o Zorin OS, que estaria lá até hoje se ela não quisesse usar o M$ Office. Hoje talvez ela utilizasse um OpenOffice ou Google Docs, mas na época, não se pensava em tais alternativas, somente o LibreOffice e WPS.
Depois seria bom testar Lubuntu com LXQt, ou até mesmo o Manjaro com XFCE (pra testar algo fora da base Ubuntu/Debian).

2 curtidas

sou muito fã do mint apesar de que de 1 mês pra cá eu tenho deixado a base ubuntu/Debian de lado, e optei por Mageia, e agora Fedora (Lxqt)

2 curtidas

Tentei usar o Fedora Workstation, achei meio sei lá, o Btrfs achei um pouco lento… sou usuário do KDE, logicamente instalei a versão KDE. Plasma do Fedora apesar dos desenvolvedores gostarem da distro, não seria minha opção hoje para usar o KDE. Pro Gnomão da massa, sim.

Tenho vontade de usar o LXQt e fazer um “mini-plasma” numa máquina mais fraca, mas hoje talvez usasse o Lubuntu ou Manjaro.

Boa, to usando o Fedora Workstation. Acabei esbarrando na falta de notificações de updates kkk, mas nada que uma extensão pro gnome não dê jeito

Notificações e Gnome na mesma frase, quase opostos kkk.
Já no KDE (Plasma), tem notificação d+; vc atualiza, reinicia, quando retorna tem outra notificação kkk. Discover gosta de ser protagonista no sistema kk.

eu tô usando ele com XFS não percebi muita diferença não,
já usei opensuse também com BTRFS, e eu pelo menos achei de boa não tive problemas.

Pode ser o Plasma e seu Baloo. Mas sei lá, até um simples Neofetch era lentíssimo no Fedora.

Eu to usando um HD, o BTRFS deixa tudo mais rápido. Já usei o OpenSUSE tbm

1 curtida

Aqui tbm é assim, não sei pq o neofetch é lento. Mas o DNF no Fedora 39 ta mais rápido

2 curtidas

eu achei também, um dos motivos que me afastava do fedora era o DNF

Sinceramente, pensei que fosse bug do KDE. O Fedora KDE atualizou (no Fedora 38), reiniciei e ta blz, mas dps tinha a mesma atualização kkk

Tinha uns plugins que vc instalava pra melhorar a situação do DNF, mas nunca cheguei a usar. No Fedora 39 tem uma diferença gigantesca

Deve ser, o Discover sempre que atualiza tem + atualização… Parece que ele não consegue por todos numa só atualização e atualiza em blocos, mesmo que seja 1 só aplicativo faltando, ele coloca pra uma próxima kk. Quem tem toc deve odiar acabar de atualizar e tá lá o ícone na bandeja falando que tem mais kk.

Como eu coloquei pra atualização em segundo plano, o recomendado, eu só reinicio uma vez, no máximo duas por dia (quando estou com muita boa vontade), então atualizo, se aparecer notificação, simplesmente ignoro desligando-a.

1 curtida

eu uso também esses plugins, mesmo assim sem eles já dava para notar que ele tava mais rápido

1 curtida

Isso explica muita coisa kkk, eu atualizei via dnf update

1 curtida