Linux não reconhece adaptador de rede wi-fi

Então galera, minha mãe que usar o Ubuntu porém o mesmo não reconhece o adaptador de rede, ou seja a gente tá sem internet wi-fi no Pc dela, a placa de rede e a entrada da placa mãe para rede já queimaram a muito tempo e ela usava windows mas com o adaptador wi-fi, porém quando vai pro Linux ele não reconhece o adaptador eu acho, pelo menos n aparece a opção de wi-fi em canto algum, socorro!!!
PS: Já tentei todas as portas USB, se o problema fosse esse o windows não reconheceria o adaptador e não o usaria tranquilamente.

1 curtida

Qual o modelo do adaptador?

É esse aqui:


ATUALIZAÇÃO: Tem um TP-link aqui, ele é reconhecido, POREM é horrível a taxa de transmissão de rede dele, teria alguma forma de usar ele pra instalar esse xtrad?

1 curtida

Não teria não, procure no seu gerenciador de drivers para ver se o driver desse adaptador instalado

1 curtida

Onde eu vejo isso? É alguma comando no terminal?

1 curtida

Procure no menu por drivers ou gerenciador de drivers que provavelmente irá aparecer

E 2.4Ghz ou 5GHz o adaptador

2 curtidas

2.4ghz a frequência dele

Veja o chipset da placa com o comando
lspci | grep -i network

2 curtidas

O que eu faço com essa informação? kkkkkkkkk

Não esta voltando nada do comando :confused:

1 curtida

Já tentou uma versão com o kernel mais atual? Pergunto isso porque o meu adaptador de wifi, um tp-link archer, só funcionou na nova versão do kernel. Houve uma única exceção, se não me engano, mas geralmente a versão do kernel mais nova tem uma maior quantidade de novos drivers. Estou utilizando no meu pc o Mageia 7 beta, e tem rodado satisfatoriamente. Tem o Ubuntu 19.04, o novo Manjaro e outras distros que já tem o novo kernel instalado. Tenta aí. Grande abraço.

2 curtidas

Eu tenho medo de atualizar Kernel, sempre explodo o computador kkkkkkkk

Olá @Guigude tudo indica que o chipset desse adaptador wifi é um daqueles “sinistros” para fazer funcionar nas distribuições.

Felizmente, você está usando Ubuntu então não deve ser impossível achar um driver na internet (fazê-lo funcionar são outros 500). Eu tenho um adaptador TPLink aqui que tem uma velocidade fantástica quando eu consigo fazer ele funcionar. :wink:

Me parece que você está usando uma live distro, então, um vez que você não tem nenhuma conexão com a internet ele não vai conseguir baixar os drivers necessários para ativar seu hardware caso ele não esteja na mídia padrão da distro. Se você tiver portas USB suficientes, deixe seus 2 adaptadores conectados e aproveite o que funciona para poder localizar o driver correto do outro (por mais que seja lento).

Mas lembre-se que qualquer coisa que você fizer na live distro será totalmente perdido no boot.

Essa tela que você deu print é um aviso do Kubuntu de que ele identificou um dispositivo cujo driver é proprietário e ele está pedindo sua confirmação para ativação, clicar naquele “OK” deveria ser o suficiente.

Sugiro fortemente que você teste alguma distro mais recente como o Kubuntu 19.04 ou qualquer outra distro de sua preferência mas que use o kernel 5.x a performance está muito melhor no 5.x.

2 curtidas