Linux não instala no Positivo Stilo xc7660

Olá, estou tendo problemas com meu notebook positivo stilo xc7660, ele simplesmente não aceita sistema operacionais Linux, toda vez que instalo e reinicio, acaba ficando com uma tela preta sem nenhum atalho funcionando, as vezes aparece o grub as vezes não, preciso reiniciar muitas vezes para ele poder reiniciar, procurei em todo lugar e não achei ninguem com um problema parecido como esse, o estranho que o Windows roda perfeitamente, é um bloqueio mesmo, queria saber se tem como “burlar” esse travamento que a positivo fez, queria voltar a usar o Ubuntu novamente, agradeço a quem me ajudar!!! :slight_smile:

Oi! Uso a bastante tempo o Ubuntu num stilo xc3650. Acredito que basta apenas vc entrar na bios (F2) desativar as opções: fastboot e secureboot e em seguida nas opções de inicialização deixar como primeiro a opção que mostra o nome da distro que vc instalou. Aqui como exemplo fica: HD ubuntu.

2 curtidas

Eu testei com e sem, e mesmo assim apresenta o mesmo erro

Instala via EFI e desativa o secure boot, se tiver a opção marque “Boot other os”, se tiver colowue pra dar boot no Windows 7

1 curtida

Se for antigo, talvez valha a pena você atualizar o FIRMWARE
que resolve um monte de problemas, mas muita atenção…

Se vc puder manda print das telas da sua bios aqui. Tenho quase certeza q isso é só configuração.

!
Atualmente ele está com Windows 10, mais a opção de alterar o UEFI e o boot não está disponivel

Sua bios é a mesma que a minha. E vc já desativou o que era preciso: fastboot e secureboot. Já entendi o que acontece. Vc instala a distro mas esquece de ir na bios e setar na ordem de boot a distro coml primeira.

Vou testar com o ubuntu hoje a tarde, espera ai

Qualquer dúvida (nem que vc ache que seja besteira) durante a instalação pergunte! tenho certeza que o Linux roda aí. Dica: Pra iniciar o boot pelo pendrive, conecte ele e aperte a tecla F11 ou F12 assim que ligar o Notebook.

Então, acabei de instalar o ubuntu 20.04.2 LTS e deu o mesmo erro assim quando terminei a instalação e pediu para reiniciar, mais eu fui no modo de recuperação e coloquei para iniciar normalmente, e ele iniciou o ubuntu, é um comportamento muito esquisito

Não por algum motivo se eu entrar no modo de recuperação e no meno colocar em “resume” ele abre

Sim, foi um com 8 GB

O boot manager está pelo windows ou pelo linux em si? o grub de sessão está aparecendo?

Sim, está no linux, e as vezes trava na logo do notebook

Desculpe, realmente temos que dar uma olhada, pois nunca sofri com nada desse tipo

Esse positivo é diferenciado :rofl:

se vc estiver instalando o fedora, realmente vai ter esses problemas ao instalar ele em notebooks (qualquer notebook) pois parece que o fedora 32, 33 e possivelmente o 34 vem com algum bug que impede ele de rodar em notebooks. Usa alguma distro debian like, entra na bios, desabilita o security boot, com isso seu problema deve ser resolvido e reinstala o sistema, recomendo mint ou pop os.

Vou tentar o pop os mesmo

O mint também houve problema, mais nunca testei o pop os