Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite
Tenho instalado no meu notebook o linux mint 20 mate. Mas desde que instalei o linux mint da última versão, reparo que ele não desliga quando a conexão usb está sendo usada por um Pendrive, cabo ligado a impressora ou mouse sem fio (como é o caso recentemente). Quando isso acontece sempre tenho que fazer um desligamento forçado através do botão “Power” do notebook.
Mas quando não há nada conectado a uma das entradas Usb (total de 3 entradas) o computador desliga normalmente.
Esse problema incomoda e creio que pode dar problemas sérios a longo prazo.
Acho que isso seja um problema simples de se resolver. Alguém poderia me ajudar, por favor?
Olá!
Ele trava na reinicialização também?
Quando vc coloca para desligar e aperta a tecla Home, aparece alguma mensagem?
Não trava na reinicialização.
Testei das duas formas: desligar/ligar e reinicializar. Depois que liga e mostra a logo do fabricante (Acer), aparece uma mensagem que se repete depois que aparece a logo do Linux Mint (em verde). Em seguida aparece outra mensagem que mostra “Login” e depois inicializa mostrando a área de trabalho.
Segue em anexo as mensagens
Descpe se minha informação for inútil.
Mas nas configurações da BIOS UEFI , existe as vezes no ACPI uma configuração para despertar ou ligar o computador por USB , rede , movimento do mouse ou teclado.
A ACPI sempre foi complicada no Linux. Você poderia acessar e tentar desativar está função específica de wake-up.
Veja as mensagens de inicialização e desligamento. Provavelmente tem uma dica do que está acontecendo.
Passo a passo: