Linux não consegue usar minha placa de som

Ano após ano o suporte a hardware do Linux vai diminuindo, pois servidor não precisa executar som (ao menos nele próprio), nem ler cartão de memória… Isso são coisas de desktop. E eu, como usuário de desktop tenho computadores que essas coisas não funcionam no Linux, quer seja no Ubuntu, Manjaro ou Fedora.

Na verdade, no Ubuntu 20.04 funciona o som, mas se eu quiser usar algo mais atualizado (ou um sistema rolling-release) eu perco as funcionalidades da minha placa de som. Já pesquisei em tudo quanto é fórum, verifiquei que existem muitos relatos de bugs para essa minha placa mas parece que a questão é: “se o problema não atinge servidores, não é relevante o suficiente para ser corrigido”. Como pode algo que havia suporte (computador comprado em 2020!) e de repente não tem mais? Será que para usar Linux é necessário comprar um computador novo por ano (correndo o risco de comprar hardware que também não funciona por ser muito novo)? O que é velho para o Linux? Dois anos é velho o suficiente para o kernel Linux não suportar mais um determinado hardware?

O problema com o leitor de cartões de memória ignorei, mas tô de saco cheio com a questão da placa de som.

O Alsamixer reconhece a placa de som, mas o aplay e qualquer outro software nada reproduz. O KDE, XFCE e Gnome dizem que não tenho hardware de som. Lembrando que o erro ocorre em qualquer distribuição mais atual (Fedora, Manjaro, Ubuntu 22.04), a única que funciona é o Ubuntu 20.04. No Ubuntu 20.10 funciona parcialmente, quando quer. Já tentei diversas soluções em fóruns, mas até agora nada.

Chipe da Realtek ALC256
Informações coletadas pelo Alsa-info:
http://alsa-project.org/db/?f=4ad34cf86f9e35b009e444a87a36b63b5fa8cb88

Desculpem o desabafo, mas será que alguém pode dar uma luz?
Prefiro resolver esse problema no Ubuntu 22.04 que é o que pretendo utilizar.

Obs: grupos em que o usuário está são: adm dialout fax cdrom floppy tape sudo audio dip video plugdev netdev lpadmin scanner pulse pulse-access lxd sambashare pulseaudio

2 curtidas

Olá @Rodrigo_Zimmermann1, tudo bem contigo?

Pesquisando pelo chip que você indicou, em várias discussões vejo que o driver indicado para ele parece ser snd-hda-intel que é um problema desde sempre. Esta classe de chips usam hardware que nunca tiveram suas especificações divulgadas e o pouco que funciona se deve ao esforço de engenharia reversa dos desenvolvedores.

Já peguei um notebook highend para dar suporte e por conta desse problema, o som funcionava, mas o microfone não.

Existem extensas discussões na lista do kernel sobre esse driver baseado no chip intel, algumas bastante acaloradas até. Mas, sem as especificações e com diversas variações desse chip, na maioria das vezes eles indicam que o usuário faça uma reclamação contra o fabricante.

Pode ser frustrante, mas para resolver a situação desse notebook, indiquei a utilização de uma placa de som USB. Gostaria de poder dar uma esperança neste caso, mas, eu lutei quase 30 dias para fazer esse notebook funcionar e não teve jeito.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Concordo com a questão de ser problema do fabricante, mas e porque em distros como o Ubuntu 20.04 LTS funciona e com as atualizações (seja as versões mais novas do Ubuntu, ou seja o Manjaro) deixa de funcionar? Isso é frustrante.

Vou registrar reclamação com o fabricante, mas entendo que algo que antes funcionava deveria ter seu funcionamento mantido.

Como a gente sempre faz questão de frisar nos conteúdos, cada distribuição é um sistema operacional totalmente diferente, sua semelhança se limita nas “peças” que eles escolhem para montar o produto final.

É possível que esse driver funcionava por alguma customização feita pela própria Canonical e precisaria ser enviada upstream para beneficiar os demais projetos que utilizam o kernel Linux.

Mas, sem rastrear os logs de mudanças e conversar com a equipe de desenvolvimento, tudo o que podemos fazer são conjecturas.

:vulcan_salute:

Problema resolvido.

Comando que resolveu:

systemctl --user --now enable pulseaudio.service pulseaudio.socket

O que estava acontecendo: o Pipewire que estava atrapalhando a birosca.
O comando acima ativou o PulseAudio como servidor de som, sem o intermedio do Pipewire.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.