Linux mint xfce: qual o perfil de bateria que vem por padrão? alto desempenho ou economia de bateria?

opa galera to usando linux mint xfce no meu Samsung book e30, mas eu não consigo saber se o notebook está no modo desempenho ou economia de bateria, queria saber se já esta no modo desempenho por padrão e como eu poderia ficar atendendo entra os modos de bateria?

~ imagem ilustrativa

Para saber o modo que está atual rode o comando:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor

irá sair algo assim:

Para gerenciar os modos pesquise, por “linux mint cpu governor” e “linux mint cpu governor manager gui” e veja qual opção mais te agrada.

Aqui no Debian eu uso o linux-cpupower, criei um serviço do Systemd que inicia e modo desempenho, mas eu uso no desktop. No seu caso que é notebook deve ser melhor usar algo que você possa gerenciar facilmente para equilibrar o consumo da bateria e aquecimento.

O cpupower também é uma boa, muito fácil de gerenciar por linha de comando.

Enfim é isso, o pessoal que usa notebook deve ter algumas dicas melhores ainda.

Abrass!

1 curtida

Olá, tudo bem contigo?

A resposta é depende. Laptops gerenciam energia de forma levemente diferente dos desktops, porque precisam saber lidar com a escassez de recursos quando a bateria está em uso. A imagem que você enviou mostra exatamente este comportamento:

1. se o laptop estiver conectado na energia, será usado o modo performance
  2. se estiver usando bateria apenas, usará o modo de economia de energia.

Por padrão o kernel Linux é definido no “modo de economia de energia”, algumas distros mudam isso de acordo com seus objetivos. Mas, a configuração padrão do kernel costuma ser ignorada pela maioria das interfaces gráficas.

:vulcan_salute:

1 curtida

opa isso ajudou muito, mas por eu ter baixado o indicator-cpufreq consigo alterar e não sei qual que estava por padrão, também baixei o cpupower-gui mas não testei, agora vem a questão como vou saber se realmente ta no modo desempenho e não so ta com nome desempenho e economizando bateria?

1 curtida

obrigado, já esclareceu muito.