opa galera to usando linux mint xfce no meu Samsung book e30, mas eu não consigo saber se o notebook está no modo desempenho ou economia de bateria, queria saber se já esta no modo desempenho por padrão e como eu poderia ficar atendendo entra os modos de bateria?
~ imagem ilustrativa
Para saber o modo que está atual rode o comando:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor
irá sair algo assim:
Para gerenciar os modos pesquise, por “linux mint cpu governor” e “linux mint cpu governor manager gui” e veja qual opção mais te agrada.
Aqui no Debian eu uso o linux-cpupower, criei um serviço do Systemd que inicia e modo desempenho, mas eu uso no desktop. No seu caso que é notebook deve ser melhor usar algo que você possa gerenciar facilmente para equilibrar o consumo da bateria e aquecimento.
O cpupower também é uma boa, muito fácil de gerenciar por linha de comando.
Enfim é isso, o pessoal que usa notebook deve ter algumas dicas melhores ainda.
Abrass!
1 curtida
Olá, tudo bem contigo?
A resposta é depende. Laptops gerenciam energia de forma levemente diferente dos desktops, porque precisam saber lidar com a escassez de recursos quando a bateria está em uso. A imagem que você enviou mostra exatamente este comportamento:
- se o laptop estiver conectado na energia, será usado o modo performance
- se estiver usando bateria apenas, usará o modo de economia de energia.
Por padrão o kernel Linux é definido no “modo de economia de energia”, algumas distros mudam isso de acordo com seus objetivos. Mas, a configuração padrão do kernel costuma ser ignorada pela maioria das interfaces gráficas.

1 curtida
opa isso ajudou muito, mas por eu ter baixado o indicator-cpufreq consigo alterar e não sei qual que estava por padrão, também baixei o cpupower-gui mas não testei, agora vem a questão como vou saber se realmente ta no modo desempenho e não so ta com nome desempenho e economizando bateria?
1 curtida
obrigado, já esclareceu muito.