Linux Mint @ Xeon 2026v3 w/GPU + VNC (HomeLab)

E aí pessoal,

seguinte, tinha um X99 + Xeon 2026v3 (8gb) de um projeto que não existe mais parado aqui em casa. Meu computador pessoal é com Windows 11 por questões de trabalho, mas sempre fui amante e usuário Linux.

Aproveitei a sobra de tempo e resolvi montar um “brinquedo” novo. Nesse caso, o Xeon com Linux Mint, para passar o tempo, estudando o sistema e ter algo para manter o hobbie.

O problema é que as placas-mãe X99 não tem saída de vídeo onboard, até tem um slot PCI-E que está ocupado por uma placa de rede de 10G.

“Ah! É só comprar uma GPU e colocar lá, resolvido.”

– Não quero. Fica muito fácil assim. Quero usar o Linux Mint sem GPU. :slight_smile:

Brincadeiras à parte pessoal, estou coletando printscreens desse projeto que está muito gostoso de passar o tempo.

Espero que com essa introdução, já tenha deixado boa parte de vocês animados para saber como fiz para instalar o Linux Mint e atualmente estar acessando via VNC e de brinde, BTOP no PowerShell também remoto via SSH.

Volto assim que puder, prometo.

E aí pessoal,

Como puderam perceber, pude pouco, hoje vou detalhar o passo a passo técnico de como a estrutura foi montada.

Como a placa-mãe não tem saída de vídeo integrada, o registro do processo para fazer o sistema subir e entregar a interface gráfica via software e rede ficou assim:

Especificações do Hardware Utilizado

• Processador: Intel Xeon E5-2620

• Memória RAM: 8 GB DDR3

• Armazenamento: SSD 240GB

• Placa-Mãe: Chipset Intel X79

1. Instalação do Sistema e Configuração do SSH

*O processo de instalação exigiu o uso de uma máquina secundária para preparar o ambiente headless.

• O SSD de 240GB foi conectado ao meu computador principal para a instalação limpa do Linux Mint.

• O serviço de SSH foi habilitado e testado nesta etapa, estabelecendo-se como a ferramenta primária de gerenciamento remoto.

• Após a validação do acesso remoto, o SSD foi migrado para a placa X79.

• Com o primeiro boot efetuado, acessei via SSH com o hostname e realizei a instalação do BTOP para monitoramento dos recursos do hardware.

2. Ambiente Gráfico (XFCE)

• A escolha da ISO do Linux Mint com o ambiente XFCE foi estratégica devido à sua presença nativa no sistema. A interface é leve já vem instalada por padrão na versão XFCE, eliminando a necessidade de implantação de pacotes de desktop adicionais via terminal.

3. Tela Virtual (Xvfb)

• Para contornar a ausência de hardware de vídeo, foi utilizado o Xvfb (X Virtual Framebuffer). O serviço inicializa um servidor de exibição que processa todas as operações gráficas diretamente na memória RAM, simulando uma resolução fixa de 1920x1080.

• Durante esta fase, certifiquei a existência e a conformidade do driver no sistema. Soluções alternativas, como o Xorg Dummy, foram testadas e descartadas por incompatibilidade. (Dica)

4. Instalação e Configuração do VNC

Com o servidor gráfico simulado em memória, a segunda camada de acesso foi implementada para transmissão da interface visual.

• O TigerVNC foi testado exaustivamente, mas apresentou falhas e não subiu no ambiente. (Dica)

• A implementação foi corrigida utilizando o X11vnc, que foi configurado como um serviço persistente para ler o framebuffer do Xvfb e disponibilizar a sessão gráfica na rede.

5. Validação do Acesso Visual

• Com o redirecionamento de tela ativo, o login no ambiente gráfico do Mint foi executado através do RealVNC Viewer, consolidando o acesso remoto bidimensional (SSH e VNC).

Caso você esteja procurando como acessar o ambiente gráfico em um sistema sem GPU, esse caminho funcionou para mim.

Só uma dúvida, quando você da boot no live cd nesse processador sem GPU, ele não dá video usando o llvmpipe?

*O processo de instalação exigiu o uso de uma máquina secundária para preparar o ambiente headless.

Para instalar o mint no SSD, usei um outro PC. Quando você troca o seu disco para outro computador, novos drivers são reconhecidos. Nesse caso, como não tinha um driver de vídeo, então nada foi carregado. Ficou mais claro?

Então, não era para o sistema funcionar e dar video mesmo sem GPU por causa do llvmpipe (que faz com que a interface seja carregada na CPU)?

Incrivelmente não. Esse projeto não foi feito intencionalmente e sim por tentativa e erro. Com o SSD instalado no computador sem a GPU, foi acessado via SSH e feito a tentativa de entrar via VNC. Resultado não funcionou.

Após a instalação de driver-dummy, foi possível gerar imagem. O conceito de driver-dummy é antigo e utilizado em ambientes de servidores, como já tive contato com esse tipo de cenário, utilizei o mesmo conceito. O desafio foi descobrir a solução que mais se adequou com o Mint, nesse caso o Xvfb.

A justificativa é que o VNC não consegue gerar imagem, pois não há GPU realizando esse trabalho para o X, é inexistente. Portanto se não tem nada no X não tem imagem, foi necessário fazer que o computador acreditasse que havia um driver gráfico.

Foi interessante trabalhar nesse projeto do zero, justamente para compreender esse tipo de situação.

PS.: O único recurso que “carrega” algo é a memória RAM, processador não tem esse poder e nem tamanho.

Vai parecer que sou desprovido de inteligência kkk, mas realmente não estou entendendo. Por exemplo, se eu fizer uma maquina virtual com Mint e deixar desativado a GPU, ele ainda vai dar vídeo por causa do llvmpipe.

Essa é a definição do llvmpipe de acordo com o Gemini:
O llvmpipe é um renderizador de software de código aberto do projeto Mesa 3D. Ele utiliza a CPU (processador) para emular e processar tarefas gráficas, como sombreamento e rasterização. Na prática, funciona como um sistema de segurança: se o seu sistema operacional (como Linux) não reconhecer ou carregar o driver correto da sua placa de vídeo (GPU) ou vídeo integrado, ele entra em ação para garantir que você ainda consiga ver a interface de vídeo na tela.

Suponho eu que em um hardware sem GPU, ele iria ser utilizado para da vídeo no sistema usando a CPU.

Tá, relendo o texto acho que entendi o problema. a placa-mãe não tem saída de vídeo, então mesmo que usasse o llvmpipe, não teria como conectar um simples monitor para ter imagem. Acho que entendi agora.

Isso mesmo, acho que você leu rápido demais. rs Mesmo assim o Xeon não tem gráfico integrado, mesmo que tivesse uma saída de vídeo, não teria imagem também.

Entendi o que você quis explicar, mas nesse cenário não se aplica. Não há GPU. Veja o próprio texto:

[…]se o seu sistema operacional (como Linux) não reconhecer ou carregar o driver correto da sua placa de vídeo (GPU) ou vídeo integrado.