Linux mint x PeppermintOS

Um dia quero vê o tio dio fazer o review da nova versão do “peppermint debian 12 bookworm” melhor que o bullseye.

Para o meu pc ainda tenho bastante peças de reposição como ssds e hds reservas, sem contar que ainda tenho mais 8 módulos de 8GB ddr3 1600 sobrando e mais um gabinete reserva para montar outro pc para minha rainha GT 710. Eles são antigos mas ainda estão por aí e o linux já vai conhece-los bem em breve.
Meu FX8350 não possui o AVX2 somente o AVX1 mas tá mandando bem no emulador RPCS3 no Peppermint.

1 curtida

bom saber, não me lembro da versão que instalei, uso mais para office, mas gosto de jogar uns jogos as vezes, e não tive suporte do vulkan/java, tentei instalar de todas as formas o suporte e falhei.

Intel HD Graphics 2500 não possui suporte a vulkan somente a partir da HD 4000

No Debian/Ubuntu e distros baseadas basta instalar o pacote default-jdk

sudo apt install default-jdk
1 curtida

se funciona ou não, não sei, tampouco entendo, sou apenas um usuário comum bem básico, mas consigo jogar meus jogos que pediam suporte a vulkan no lubuntu, elementary os e linux mint com o mesmo intel HD graphics 2500…, talvez meu problema não tenha sido o vulkan, e sim outros requisitos, mas me lembro que o erro que dava ao tentar instalar ou jogar qualquer coisa com o wine ele me dava um erro dizendo que precisava do vulkan instalado…

Estranho, o wine vem por padrão em OpenGL

1 curtida

penso ser algo relacionado a comunicação do meu hardware com o SO em especifico, como disse no mint rodava, mas tinha problema de fluidez do DE nele??? área de trabalho bugadassa, sendo que a interface do KDE é teoricamente mais pesada, mas tem uma fluidez impecável com meu hardware, e Gnome também. O peppermint é bom, serviu para tudo, menos para meus jogos, mas acredito ser falta de conhecimento meu em resolver o problema, ou apenas como disse um problema gerado pela comunicação entre meu hardware e o SO. (eu tenho a sensação de que as vezes cada PC tem distros que ele simplesmente não bate bem das ideia, pode rodar bem em um e rodar mal no outro, vai entender e.e)

Eu não sei qual versão do peppermintOS que você usava mas o meu aqui meu amigo, sem comentários viu, tá rodando tudo. Todos os meus emuladores nativos e via wine todos configurados com Vulkan e OpenGL. Na steam somente em OpenGL, não é atoa que esse sistema se tornou um dos meus favoritos mas como tenho Tri-Boot no meu PC deixo meus jogos pesados com LM e o peppermint para emuladores.

1 curtida

Peppermint tem 2 devs, Mint tem 11. Minha opiniao é que o Mint tem 450% a mais de chance de ter mais manutenção e desenvolvimento, alem de ter mais parcerias comerciais de hardware e uma fanbase relativamente solida que ajuda doando todo mês…

1 curtida

Se esta utilizando o bottles desative o DXVK e VKD3D

Se estiver utilizando o proton(steam) coloque PROTON_USE_WINED3D=1 %command% nas opções de arranque

Caso o jogo somente funcione com vulkan ai não tem o que fazer

1 curtida

Mas tem um detalhe, as distros no geral costumam ser coadjuvante pegando carona nas manutenção e suporte a drivers no ubuntu e debian, o mint faz a mesma coisa de vez em quando.

Foi justamente esse comando que uso no peppermint para todos os meus jogos na steam forçando-o a rodar em OpenGL, tá uma bellleeeeuuuuzzzaaa.

O WINE por padrão usa o OpenGL, enquanto o Proton usa o Vulkan. Front-ends do WINE, por sua vez, podem ter padrões diferentes de prioridade. Ou seja, dependendo do que você rodou e onde rodou, a sua experiência muda, já que não há suporte ao Vulkan no seu computador.

A realidade é que o Vulkan é uma implementação mais atual e mais eficiente. Por isso a tendência é que seja cada vez mais priorizado.

3 curtidas

Poucos devs me lembram duas distros amadas e que já partiram, Archlabs e Antergos. Um time muito pequeno sempre existe o risco da distro desaparecer, e nos dois casos eram distros baseadas no Arch e dependiam basicamente do repositório da distro mãe.

As duas contavam com repositório próprio, pequeno e para fins de customização e instalador. Meu comentário é mais no sentido de salientar o risco de se apagar a uma distribuição que pode um belo dia desaparecer por falta de pessoas.

1 curtida

Eu mesmo uso o Crystal Linux, que é outra distro baseada no Arch e que tem uma equipe minúscula. Ela até tem um repositório, mas ele é basicamente para algumas das ferramentas que a distro oferece.

Mas eu vi o Crystal Linux como uma forma de instalar o Arch com um Gnome mais enxuto e já meio pronto pra usar, só precisando instalar os aplicativos que eu uso no meu dia a dia.

1 curtida

A distro é bem interessante, a forma de instalar os pacotes ajuda muito quem vem pro Arch, a sintaxe do pacman é um pouco complicada pra quem está iniciando.

Um dia esse dia há de chegar mas eu espero que um dia o peppermintOS tenha uma cota bem generosa de usuários ao redor do mundo fazendo os devs desistirem de aposentar o peppermintOS.

A comunidade peppermintOS é igual ao seu, minúscula. Eu não troco o peppermintOS pelo “fedora workstation professional” pois virei fã dele, é questão de gosto.
E pra finalizar, eu fico até triste com isso mas, parece que eu sou o único aqui no diolinux que usa o peppermintOS, a galera não dá uma chance a ele.

Olhe que maravilha, as atualizações dele são assim, lembra muito os velhos tempos.

1 curtida