Um dia quero vê o tio dio fazer o review da nova versão do “peppermint debian 12 bookworm” melhor que o bullseye.
Para o meu pc ainda tenho bastante peças de reposição como ssds e hds reservas, sem contar que ainda tenho mais 8 módulos de 8GB ddr3 1600 sobrando e mais um gabinete reserva para montar outro pc para minha rainha GT 710. Eles são antigos mas ainda estão por aí e o linux já vai conhece-los bem em breve.
Meu FX8350 não possui o AVX2 somente o AVX1 mas tá mandando bem no emulador RPCS3 no Peppermint.
bom saber, não me lembro da versão que instalei, uso mais para office, mas gosto de jogar uns jogos as vezes, e não tive suporte do vulkan/java, tentei instalar de todas as formas o suporte e falhei.
Intel HD Graphics 2500 não possui suporte a vulkan somente a partir da HD 4000
No Debian/Ubuntu e distros baseadas basta instalar o pacote default-jdk
sudo apt install default-jdk
se funciona ou não, não sei, tampouco entendo, sou apenas um usuário comum bem básico, mas consigo jogar meus jogos que pediam suporte a vulkan no lubuntu, elementary os e linux mint com o mesmo intel HD graphics 2500…, talvez meu problema não tenha sido o vulkan, e sim outros requisitos, mas me lembro que o erro que dava ao tentar instalar ou jogar qualquer coisa com o wine ele me dava um erro dizendo que precisava do vulkan instalado…
Estranho, o wine vem por padrão em OpenGL
penso ser algo relacionado a comunicação do meu hardware com o SO em especifico, como disse no mint rodava, mas tinha problema de fluidez do DE nele??? área de trabalho bugadassa, sendo que a interface do KDE é teoricamente mais pesada, mas tem uma fluidez impecável com meu hardware, e Gnome também. O peppermint é bom, serviu para tudo, menos para meus jogos, mas acredito ser falta de conhecimento meu em resolver o problema, ou apenas como disse um problema gerado pela comunicação entre meu hardware e o SO. (eu tenho a sensação de que as vezes cada PC tem distros que ele simplesmente não bate bem das ideia, pode rodar bem em um e rodar mal no outro, vai entender e.e)
Eu não sei qual versão do peppermintOS que você usava mas o meu aqui meu amigo, sem comentários viu, tá rodando tudo. Todos os meus emuladores nativos e via wine todos configurados com Vulkan e OpenGL. Na steam somente em OpenGL, não é atoa que esse sistema se tornou um dos meus favoritos mas como tenho Tri-Boot no meu PC deixo meus jogos pesados com LM e o peppermint para emuladores.
Peppermint tem 2 devs, Mint tem 11. Minha opiniao é que o Mint tem 450% a mais de chance de ter mais manutenção e desenvolvimento, alem de ter mais parcerias comerciais de hardware e uma fanbase relativamente solida que ajuda doando todo mês…
Se esta utilizando o bottles desative o DXVK e VKD3D
Se estiver utilizando o proton(steam) coloque PROTON_USE_WINED3D=1 %command% nas opções de arranque
Caso o jogo somente funcione com vulkan ai não tem o que fazer
Mas tem um detalhe, as distros no geral costumam ser coadjuvante pegando carona nas manutenção e suporte a drivers no ubuntu e debian, o mint faz a mesma coisa de vez em quando.
Foi justamente esse comando que uso no peppermint para todos os meus jogos na steam forçando-o a rodar em OpenGL, tá uma bellleeeeuuuuzzzaaa.
O WINE por padrão usa o OpenGL, enquanto o Proton usa o Vulkan. Front-ends do WINE, por sua vez, podem ter padrões diferentes de prioridade. Ou seja, dependendo do que você rodou e onde rodou, a sua experiência muda, já que não há suporte ao Vulkan no seu computador.
A realidade é que o Vulkan é uma implementação mais atual e mais eficiente. Por isso a tendência é que seja cada vez mais priorizado.
Poucos devs me lembram duas distros amadas e que já partiram, Archlabs e Antergos. Um time muito pequeno sempre existe o risco da distro desaparecer, e nos dois casos eram distros baseadas no Arch e dependiam basicamente do repositório da distro mãe.
As duas contavam com repositório próprio, pequeno e para fins de customização e instalador. Meu comentário é mais no sentido de salientar o risco de se apagar a uma distribuição que pode um belo dia desaparecer por falta de pessoas.
Eu mesmo uso o Crystal Linux, que é outra distro baseada no Arch e que tem uma equipe minúscula. Ela até tem um repositório, mas ele é basicamente para algumas das ferramentas que a distro oferece.
Mas eu vi o Crystal Linux como uma forma de instalar o Arch com um Gnome mais enxuto e já meio pronto pra usar, só precisando instalar os aplicativos que eu uso no meu dia a dia.
A distro é bem interessante, a forma de instalar os pacotes ajuda muito quem vem pro Arch, a sintaxe do pacman é um pouco complicada pra quem está iniciando.
Um dia esse dia há de chegar mas eu espero que um dia o peppermintOS tenha uma cota bem generosa de usuários ao redor do mundo fazendo os devs desistirem de aposentar o peppermintOS.
A comunidade peppermintOS é igual ao seu, minúscula. Eu não troco o peppermintOS pelo “fedora workstation professional” pois virei fã dele, é questão de gosto.
E pra finalizar, eu fico até triste com isso mas, parece que eu sou o único aqui no diolinux que usa o peppermintOS, a galera não dá uma chance a ele.