Linux mint unir partições

Boas.
Aqui estou eu. Sou uma fã do canal Diolinux e do Linux em si, sou portuguesa e gosto bastante do LInux mint em particular. Mas sou bastante leiga no que toca ao linux no geral. Sei mexer nele para trabalhos e pesquisa na internet, até o sei instalar +/- pois quando chega a parte das partições é onde travo um bocado. Ora tenho o desktop fixo já com alguns aninhos e com apenas 3gb de ram, com o windows por vezes ele não era assim tão rápido, e como tenho um portatil com o mint e gosto, decidi instalar no desktop também. Eu já tinha partições feitas quando estava com o windows mas de momento tenho neste linux mint, uma partição com o sistema e outras duas à parte, eu queria juntar as outras duas numa só se possível. Sei pelo que me disseram que se pode usar o Gparted para tal efeito, mas já tentei e tentei e por enquanto desisti. Ah, e não sei porque é que essas partições decidem aparecer no ecrã inicial, gostaria que ela ficassem apenas à vista no menu onde devem ficar. Vou anexar aqui uma para vos mostrar melhor ao que me refiro e desde já agradeço a quem me possa ajudar.


Na segunda imagem, no meu computador aparece a parte da partição onde está instalado o sistema

Mais abaixo em Dispositivos aparece os dois volumes que quero unir e fazer com que deixen de aparecer no ecrã inicial.

O que estou a fazer de errado e como o posso corrigir. Por favor ajudem-me e não se esqueçam que sou mesmo leiga e demoro a entender as coisas xD

1 curtida

Se vc tiver arquivos uteis nessas partições, sugiro que copie esses arquivos para um pendrive. depois vc elimina as partições, e cria uma com todo espaço restante… Sou novato aqui também… mas estou aprendendo…

2 curtidas

Quando você diz ecrã inicial, fala da área de trabalho, onde ficam os atalhos de programas? Se for, pode ir em Opções do Sistema > Desktop e desmarque Ícones da área de trabalho > Drives montados. (Não sei se a tradução é a mesma, e faz tempo que eu não uso Cinnamon).