Linux mint unir partições

Boas.
Aqui estou eu. Sou uma fã do canal Diolinux e do Linux em si, sou portuguesa e gosto bastante do LInux mint em particular. Mas sou bastante leiga no que toca ao linux no geral. Sei mexer nele para trabalhos e pesquisa na internet, até o sei instalar +/- pois quando chega a parte das partições é onde travo um bocado. Ora tenho o desktop fixo já com alguns aninhos e com apenas 3gb de ram, com o windows por vezes ele não era assim tão rápido, e como tenho um portatil com o mint e gosto, decidi instalar no desktop também. Eu já tinha partições feitas quando estava com o windows mas de momento tenho neste linux mint, uma partição com o sistema e outras duas à parte, eu queria juntar as outras duas numa só se possível. Sei pelo que me disseram que se pode usar o Gparted para tal efeito, mas já tentei e tentei e por enquanto desisti. Ah, e não sei porque é que essas partições decidem aparecer no ecrã inicial, gostaria que ela ficassem apenas à vista no menu onde devem ficar. Vou anexar aqui uma para vos mostrar melhor ao que me refiro e desde já agradeço a quem me possa ajudar.


Na segunda imagem, no meu computador aparece a parte da partição onde está instalado o sistema

Mais abaixo em Dispositivos aparece os dois volumes que quero unir e fazer com que deixen de aparecer no ecrã inicial.

O que estou a fazer de errado e como o posso corrigir. Por favor ajudem-me e não se esqueçam que sou mesmo leiga e demoro a entender as coisas xD

1 curtida

Se vc tiver arquivos uteis nessas partições, sugiro que copie esses arquivos para um pendrive. depois vc elimina as partições, e cria uma com todo espaço restante… Sou novato aqui também… mas estou aprendendo…

2 curtidas

Quando você diz ecrã inicial, fala da área de trabalho, onde ficam os atalhos de programas? Se for, pode ir em Opções do Sistema > Desktop e desmarque Ícones da área de trabalho > Drives montados. (Não sei se a tradução é a mesma, e faz tempo que eu não uso Cinnamon).

E não tem como “misturar partições”.
Vai precisar copiar os arquivos da segunda (que não é do sistema) delas para um terceiro dispositivo (ou mesmo para a partição do sistema, se couber).
Depois dissso, usar o Gparted para apagar essa segunda patição e redimensionar a primeira por cima do espaço vazio por ela deixado. Você vai saber qual é qual no Gparted passando o mouse em cima do nome da partição no gerenciador de arquivos e vendo qual nome aparece (Vai estar no formato /dev/sdXY)

2 curtidas

Obrigada, vou ver se faço isso mas se os arquivos não forem muito importantes nem me importo de simplesmente os apagar.
Eu também sou meio nova neste mundo Linux apesar de ter experimentado já o Mint há uns anos atrás num portátil que já foi à vida. Só há uns meses para cá é que decidi voltar para o Linux e não me arrependo.

Sim, me refiro à área de trabalhop. Desculpa se não me expliquei bem. Ora bem esses primeiros passos de tirar os ícones dessas partições da área de trabalho já os fiz e resolveu. Valeu a dica, muito legal :smiley:

Já instalei o Gparted atrávés da loja do mint (gestor de programas) mas estive a ver o conteúdo dos discos só para confirmar o que tinha de salvar numa drive e acho que pus o mint para fazer as cópias de segurança para esses dois. Deixa eu mandar uma imagem aqui. Desculpa ser chata, mas eu estou aprendendo e levo tempo.


Esses são as tais partições que quero unir e os seus conteúdos.


E esta é a partição que está com o sistema operativo e os respetivos ficheiros. Desculpa enviar duas respostas mas só posso enviar uma imagem por resposta por isso tive de mandar esta.

Confirmando, você tem o pendrive que usou para instalar Linux Mint? Não é muito seguro mexer nas partições do HD com o SO rodando, então é melhor usar o ambiente de instalação do Mint (que vem com Gparted) para fazer a manuntenção.

2 curtidas

Tenho sim. Então insiro a pendrive e reinicio o desktop normalmente pela drive e lá faço então o processo que mencionou no comentário anterior que vai tornar as partições numa só? Assim não há risco de arrumar com o SO? Se algo correr mal também não é por ai, volto a instalar o mint, mas se puder evitar melhor.

Exato. Reinicie pelo pendrive e faça a manutenção da partição, removendo a maior e expandindo a menor (com o SO) sobre ela.

2 curtidas

Muito obrigada, a sério. Já está tudo feito e resolvido. Se não fosse com a sua ajuda iria demorar mais tempo. Acho que fiquei a entender melhor como funcionam as partições no LInux mint.

2 curtidas

De nada, como agradecimento só peço para marcar meu post como solução.

1 curtida

Muito bem, claro. Mas como é que eu faço isso? Marcar o post como solução? Eu sou nova aqui e algumas coisas ainda não sei fazer. Já estive a explorar e até marquei o seu comentário onde você me explica o procedimento da solução, mas estou em dúvida se o que eu fiz foi marcar para os meus favoritos ou marcar como solução como você me pediu.

Procure o símbolo :ballot_box_with_check:, daí basta clicar nele que o post será marcado como solução :slight_smile:

2 curtidas

Muito obrigada. Pareço uma tóto por não perceber uma coisa tão simples xD

1 curtida

De nada :slight_smile:

2 curtidas