Linux Mint totalmente quebrado

Boa noite! Instalei o Linux Mint há uns dois meses e estou passando por um probleminha que me impede totalmente de usá-lo.

Não sei identificar exatamente onde é o problema, parece ser no teclado e touchpad do notebook.

Resumindo: depois do boot, os apps e desklets que estão no painel ficam abrindo e fechando sozinhos, na última vez eu tive que desligar o notebook pois foram abertas 9 abas de cada programa que estava no painel. Esse bug parecia ser temporário, depois de uns 3 min. O notebook normalizava e só abria algumas vezes.

Agora, quando eu fui ligar o notebook e digitar a senha do meu usuário, o teclado ficou digitando sozinho letras aleatórias sem parar e quando eu finalmente consegui digitar a senha, não consegui usar o notebook pq os apps ficavam abrindo sem parar e o teclado não respondia.

Alguém poderia me ajudar a resolver ou identificar o problema? Desde já agradeço.

Edit: tudo que eu escrevi até aqui foi pelo celular, eu simplesmente não consigo fazer nada depois da tela de login!

1 curtida

Testou outra distro ?
Esse bug ocorre no Windows ?
Qual o seu notebook ?

No Windows nunca tive esse problema. Já usei o Fedora 36 e também tava com esse problema, mas não estava tão impossível de usar como agora.

Uso um ideapad s145 com Ryzen 5.

Você acha que poderia ser algum driver?

1 curtida

Sugiro testar com uma distro em modo Live. E dar as especificações do PC ajuda (se for o caso, veja como instalar o inxi em modo live):

1 curtida

É possível ser algo relacionado a drivers, não é raro notebooks tendo algum tipo de incompatibilidade com o Kernel. MousePad não funcionando direito, bateria, entre outros.

Posta as especificações completas do seu note

1 curtida

teste com um linux live, o proprio mint. Isso parece ser coisa de hardware.
passe o modelo do seu note.

1 curtida

Opa, mil desculpas pela demora. O problema foi físico mesmo! Acontece que esse modelo que eu comprei tem um problema crônico no teclado que convenientemente - para o fabricante - apresenta defeito no teclado logo após o fim da garantia. O meu foi dar defeito logo na tecla super.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.