Confira o post completo no blog: Linux Mint revela novidades para versão 20 Ulyana
Linux Mint faz mais uma nota de lançamento sobre os próximos passos para se chegar na versão 20.
Perceberam que os novos aplicativos do Linux Mint estão sendo feitos no estilo do gnome (com a barra de título larga)?
[OFF] Adicionada a palavra “quista” para meu vocabulário com sucesso
Acho uma pena o Mint abandonar o KDE. Não estou recebendo mais atualizações do Blog no meu RSS feeder. Será que tenho que alterar alguma configuração? a última foi a dois meses.
Não existe razão lógica para o Mint manter o Plasma, uma vez que o Cinnamon disputa usuários com o Plasma e sendo o Cinnamon o projeto do Mint, a preferência é óbvia. O Mint dando suporte ao Plasma é o mesmo que o Barcelona colocando uma faixa no estádio dizendo “Torça para o Real Madrid”.
Oi @phcrepaldi tenta adicionar o feed novamente: Diolinux
sem gamemode? poxa eu jurava que teria nessa versão
eu achei que viria nativo como veio no ubuntu 20, me expressei mal
Eu entendi o que você quis dizer, só quis dar uma dica caso quisesse usar o GAMEMODE
ah sim muito obrigado eu tb não sabia que estava na loja =)
É uma pena q o linuxmint não se importe muito com animações de loading, encerramento e inicialização. O sistema ficaria tão mais coeso, e satisfatório de se utilizar. Sinto q muitas distros acabam pecando nesse quesito, e uma das interfaces q justamente conserta isso é o KDE que não é apoiada pelo pessoal do mint.
Com o Mint 19.3 eles deram mais atenção a isso. Hoje quando você inicia o sistema ou encerra ele, o Mint apresenta uma splash screen linda. Eles ocultaram qualquer tela preta com comandos, isto na instalação em UEFI, não sei como está em Legacy.
Sobre o KDE, eu acredito que eles fazem mais do que deveriam (como sempre), porque existe até mesmo uma tela específica de loading para o meio tempo entre o ato de fazer login até a inicialização da área de trabalho, algo que eu acredito que seja completamente desnecessário e que visualmente, para mim, é estranho, já que é período de tempo é bem curto.
Ontem eu estava passeando pelos posts do fórum oficial do Ubuntu quando topei com esse comentário no tópico do “Ubuntu Cinnamon”, que basicamente diz que o Cinnamon terá algumas regressões no Ubuntu 20.04 por causa de diferenças nas versões na lib que controla o ícones do bandeja do sistema (áudio, internet, Steam, …), e isso me levou para uma conversa no Github entre o Clem (lider do Mint) e o cara que fez o comentário no fórum, justamente sobre essa decisão do Mint modificar a lib. Eu não li tudo porque a conversa foi bem longe, mas uma frase do Clemente me chamou a atenção:
Cinnamon is a really good DE, among the few things which really aren’t working well enough is the tray. It’s just not good enough.
(Traduzindo dá algo como: O Cinnamon é um DE muito bom, entre as poucas coisas que realmente não funcionam muito bem é a bandeja do sistema. Isso não está bom o bastante.)
Até o ponto em que eu li da conversa foi o usuário defendendo as opções que o Gnome e outras libs oferecem, sendo que o Gnome cada vez mais deixa de lado esse recurso e exige que o próprio Ubuntu use extensões/gambiarras para fazer funcionar, e o Clement argumentando que todas essas opções simplesmente não funcionam ou não são boas o bastante, e que o Mint vai manter as alterações.
Acho que isso resume muito bem a mentalidade do pessoal do Mint. O Mint não é o mais bonito, mas dá para argumentar que é o mais estável e o que fornece a maior quantidade de soluções nativas.
Por exemplo, a primeira coisa que eu faço - e sei que muita gente também faz - ao instalar o Gnome é desabilitar todas as animações, que são muitas e que mais atrapalham e atrasam do que ajudam, e enquanto isso tem a bandeja do sistema que mostra apenas o ícones que o Gnome quer mostrar, um menu de áudio que não permite modificar os dispositivos de entrada/saída (não sem uma extensão de terceiros), um menu de configurações que não permite alterar o tema, e por ai vai.
Ao que tudo indica, os membros do projeto estão evitando fazer grandes mudanças e sim “jogar no seguro” como costumo dizer
.
Acho que jogam seguro justamente porque essa é a mentalidade deles. Não vejo porque ficar adicionando um monte de recursos enquanto vários outros continuam quebrados, e depois ficar com ainda mais coisa quebrada.
“única atividade que ainda precisa ser feita é a tradução para outros idiomas”, já está 100% traduzido para o português brasil no launchpad. “Estou torcendo que eles também apresentem uma solução para o pessoal que possui notebooks híbridos”, Sim ao que parece (pelo menos nas traduções) foi mencionando um app que faz a mudança no PRIME Nvidia, e intel, então se levar isso em conta, é bem provável que o mint 20 venha com alguma função para notebook com vídeo hibrido.
Seria interessante o Warpinator no Flathub pra a galera que não é do mint baixar, até pra promover o app. Quem tiver o contato do clemente ai
Não sei qual a treta, porém eu estava lendo alguns comentários em relação ao XFCE no site do projeto e tinha uma galera começando a reclamar da “gnomização”, que seriam essas barras longas em alguns aplicativos do XFCE (futuramente). O dev justificava o porque disto, porém eu não lembro direito o real motivo.
Talvez o Cinnamon que é uma distro mais “próxima” do gnome esteja indo no mesmo sentido.
Acho mais bonito o “estilo gnome”
A maioria das críticas relacionadas são devido ao tamanho de tela que as barras ocupam, argumento um tanto quanto feito nas coxas porque se você colocar lado a lado, você vai ver que as barras das janelas do GNOME costumam ocupar menos espaço do que as barras consideradas “padrão”. A headbar do GNOME não é algo morto igual as barras das janelas em ambientes como o Plasma que só disponibiliza ela para que o usuário seja capaz de arrastar a janela. A headbar do GNOME segue um design muito inteligente, englobando menus e interatividade em algo que no “padrão” está morto.
“Ah, é só o GNOME tentando ser diferente, essa barra gigante não serve de nada”
Será que não serve ou as pessoas estão simplesmente tentando rejeitar a inovação? Porque será que o MacOS e o GNOME adotaram essas barras “grotescas”? Será mesmo que é só para serem diferentes?
Sim, em Legacy tbm está aparecendo a splash screen bolinha com o logo do Mint. Aqui o
hardware não é UEFI e recentemente atualizei o sistema de 19.2 para 19.3, neste último
eu vejo a animação do Logo.