Linux mint qual versão escolher

cinnamon consome muito mais recursos que a versão mate do linux mint?Ele tem mais funções?CPU celeron N2807 HDD e 4GB RAM

1 curtida

Eu recomendo a versão XFCE do mint, eu tenho um note com um celeron n4020 e usava o mint xfce antes de usar o endeavour com i3. Funcionava muito bem, e é bem leve também.

Eu não curto muito o desktop MATE, por causa de uns bugs que atrapalharam minha workflow. Nessa configuração aí o Cinamon pode ficar pesado. Acho que Linux Mint Xfce ficará mais responsivo.

2 curtidas

Xfce é a opção mais leve e estável, mas tem um bug que impede o sistema de entrar automaticamente em suspensão. Corrigi-lo requer editar arquivo do “polkit-1” e outros procedimentos. Mesmo assim, quando o systemd for atualizado, o problema costuma voltar. Não é um defeito do Mint, mas do Xfce, sendo observado em outras distros.

Vinha usando o Mint Cinnamon instalado de meu notebook com Celeron 4205U, e o desempenho era mais que satisfatório. O Cinnamon é o ambiente gráfico por excelência do Mint, e não consome muitos recursos a mais que Xfce ou MATE. Em máquina com 4 Gb de RAM, o consumo a mais de RAM faz pouca diferença, compensada pela maior qualidade na experiência de uso do Cinnamon e seu excelente gestor de arquivos.

2 curtidas

Linux Mint com XFCE vai cair bem na sua máquina. XFCE é estável, bonito e absurdamente personalizável. Recomendo você instalar o tema de ícones Numix, deixará o XFCE ainda mais bonito.

3 curtidas