Linux Mint prepara sistema para remover kernels antigos automaticamente

Linux Mint está desenvolvendo uma nova ferramenta para remover kernels antigos automaticamente, oferecendo mais controle e uma abordagem diferente da adotada pelo Fedora.

2 curtidas

Eu preferia quando o Mint adotava uma abordagem mais para o kernel LTS do que agora, até o 6.18 foi pulado :frowning:.

Todas as principais distros estão fazendo isso … !
No caso do Fedora apenas deixa manter os últimos 2 ou 3 kernels antigos

O peppermint só mantém 1 kernel anterior

Nem todas…

No Fedora, o dnf já veio configurado para deixar só 3 Kernels. – Quando aparece mais um, ele deleta o mais antigo. – Existe um arquivo de configuração onde se pode alterar esse número.

No openSUSE, também nunca vi acúmulo de Kernels antigos. – Não lembro agora os detalhes.

No PCLinuxOS, acabo de verificar que o dnf não está eliminando. – Tenho exatamente 7 Kernels lá.

No Debian, MX Linux, Kubuntu, Mint, KDE Neon, eu preciso / precisava sempre remover manualmente os mais antigos, para não acumular.

No Void, há um comando “vkpurge”, que elimina os mais antigos, e mantém (acho que) 2 Kernels.

No Arch, não existe acúmulo – porque ele nunca muda o nome / número do Kernel. – Se é “linux-lts”, segue sendo “linux-lts”, e nem precisa atualizar o Grub. – Já vi o Grub do Arch ficar 2 anos sem alteração.

O Manjaro, sim, “numera” o Kernel. – Aliás, estava olhando meu histórico de capturas de tela, e percebi que o Manjaro é o maior criador de casos! – É o campeão, entre as distros que já instalei.

No Debian 13, não sei se tem essa configuração. Geralmente eu removo os antigos após a atualização. Não sei se mantê-lo lá por algum tempo o sistema apaga depois.

Eu até acho benéfico as distros deixarem apenas os 2 ou 3 kernels mais recentes !

Porque, noutros tempos quando não era assim no menu do grub no boot era uma bagunça com tantos kernels, agora ficou bem mais clean (ou limpo).

Isso depende da configuração:

Eu prefiro quando o Grub “esconde” os Kernels antigos em “Opções Avançadas”:

• Distro 1
  • Opções Avançadas da Distro 1 (Kernels anteriores)
  • Distro 2
  • Opções Avançadas da Distro 2 (Kernels anteriores)

Não sei por que, algumas distros vêm com o Grub exibindo todos os Kernels na tela principal.

ah @frc_kde ,

Desconhecia essa configuração no Grub para os kernels antigos aparecer nas opções avançadas

Pelos vistos basta mexer na configuração do grub2

nano /etc/default/grub

e acrescentar ou alterar as seguintes linhas

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=10
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=false

Acho que a configuração de “submenus” – “opções avançadas” – é isto:

GRUB_DISABLE_SUBMENU=y

Com “y”, desabilita os submenus – e os Kernels aparecem todos na página principal, poluindo muito.

Para não desabilitar, deve-se usar a opção “n” – ou, apenas não adicionar essa linha.

Não lembro qual é o padrão de fábrica – caso não exista essa linha no arquivo – porque faz séculos que não mexo com isso.

Acho que o padrão é criar “submenus” e esconder neles os Kernels anteriores, bem como o Modo de Recuperação (Recovery Mode) – porque não vejo esta linha no meu arquivo de configuração. – Ela deve existir, só quando a distro ou o usuário prefere entulhar a página principal com mil opções misturadas.

1 curtida

Boa tarde @frc_kde ,

Desconhecia essa opção do grub !

1 curtida