Sou usuário de Windows usualmente, nunca usei Linux, mas minhas experiências com o SO que uso já uns 7 anos é bem ruim, sempre usei notebooks de entrada, o melhor que já tive foi um Samsung Flash com 64 GB de SSD, 4 GB RAM, Windows 10 e com um Intel Celeron, tive um Positivo antes com características parecidas, nesses dois aparelhos sempre tive problema com armazenamento, o Windows pedia mil vezes pra atualizar e sendo que eu já tinha removido a maioria dos meus jogos, mídias e aplicativos mas nunca tinha armazenamento suficiente para atualizar sendo não faz sentido eu entregar todo o espaço pro SO sem eu nem poder usufruir de aplicativos.
Esses dias lembrei das aulas de informática que tive no Ensino Médio e lembrei do Linux que meu professor sempre recomendava, acabei indo atrás de vídeos sobre como funciona e fazer a instalação, acabei me interessando no Linux Mint, vou comprar um notebook mais potente que o meu atual Samsung, um Lenovo Ideapad 3i com 8GB de RAM, 512 GB de SSD, Intel Core I5 de 13° geração com linux instalado de fábrica (já sou ciente que esses que vem de fábrica não prestam ou não atualizados), com base nisso tudo gostaria de uma segunda opinião de quem já usou/ usa Linux a mais tempo que eu.
Olá Blackdima, estou “estacionado” no Mint há mais de ano. Utilizo o ambiente Cinnamom em três máquinas, todas bem abaixo da que tens. Innstala nela, vê desempenho, usabilidade, novas necessidades e daí pensa no que seria uma performance mais ideal para tuas necessidades. Tenho aprendido muito neste ambiente e estou pensando seriamente em migrar para o ambiente Mate ou Xfce. Longa vida…
Teste o Mint (https://linuxmint.com/) ou o Zorin OS (Download - Zorin OS).
Estou utilizando o Mint em uma máquina com 8gb de RAM, i3-1215u, SSD Nvme Samsung. Não tenho problemas com desempenho. Estou usando cinnamon como ambiente de trabalho. Se você tiver alguma dúvida sobre o uso, pode perguntar. O mint é muito fácil de instalar, e o cinnamon que vem nele é bem intuitivo. Tudo é muito fácil. Você só precisa habilitar a opção de flatpaks não verificados na loja, pra abrir o leque de possibilidades de programas, pois por padrão, os flatpaks não verificados não são considerados seguros pela distribuição. Tem um vídeo do diolinux que explica mais detalhes sobre isso, se eu não me engano, nesse vídeo: https://youtu.be/Cx2LlTCWVyk
Tive problemas com Mint e Lenovo Ideapad 320, mas, ao que parece, minhas instabilidades se devem aos gráficos híbridos (Nvidia + Intel). Tive erros em todas as distros derivadas do debian/ubuntu. Felizmente, até agora, estou tranquilo com a versão 575 do driver da nvidia. Se vc ainda vai comprar o note, recomendo pesquisar antes notes certificados para Ubuntu (já que vc quer rodar o Mint) ou pelo menos que compartilhem hardware na medida do possível. A Lenovo tem alguns modelos:
Você está rodando ubuntu agora? Como fez para resolver esse problema?
Estou usando o Ubuntu (mais precisamente o Kubuntu 24.04, que é o ubuntu com ambiente KDE). Tive que desativar todos os snaps e instalar Flatpaks ou versões de repositórios. Também tive que usar apenas o servidor gráfico X (o Kubuntu 24.04 já faz isso por padrão), com o driver proprietário 575 da Nvidia.
Reinstalei todas as bibliotecas do Qt5 para a Nvidia funcionar.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.