Linux Mint não usa placa dedicada / Nvidia Server Settings vazio

Meu notebook tem tanto uma placa de video dedicada quanto uma integrada, e apesar do Linux Mint reconhecer a placa dedicada, nenhum aplicativo esta usando ela. Testei todos os drivers disponíveis e o resultado permaneceu o mesmo. Outra coisa, o Nvidia Server Settings fica vazio quando eu abro ele (anexei uma screenshot).

Sou novo com Linux e agradeço desde já.

Olá, tudo bem?

Pode abrir um terminal e digitar “sudo lsmod | grep nouveau”?

Posta o resultado aqui, dependendo falo pra rodar outro comando.

1 Curtida

Então, ele pediu minha senha, mas depois que eu botei não aconteceu nada.

Acho que seu driver então nem foi instalado. Dá o comando “sudo ubuntu-drivers autoinstall” e reinicia. Deve resolver.

Dei uma lida no seu post novamente: caso os drivers já estejam instalados, pode ser que seu monitor esteja conectado internamente direto na placa de vídeo integrada, e recebe imagens da placa nvidia. O nome dessa tecnologia é Optimus.

A solução utilizar as versões do Mint baseadas no Ubuntu 20.04. Nelas, já tem um modo de trocar o foco do notebook pra integrada ou para a dedicada. Em distros Gnome, principalmente no Pop!_OS, isso é bem tranquilo de fazer pelo painel. Mas no caso do Mint, é coisa de abrir o nvidia-settings. Se reinstalar (ou instalar) o driver não der certo, pode ser essa questão da versão.

1 Curtida

Apos executar o comando deu essa mensagem, reiniciando o problema persiste. Sobre as versões de Ubuntu, quais versões exatamente? Devo reinstalar com uma delas ent?

1 Curtida

Quando você instalou o sistema, você atualizou ele antes de fazer qualquer outra coisa? Ele está reclamando de pacotes quebrados.

Quando eu falei da versão, é que o Mint tem várias versões. A versão 19.3, por exemplo, é baseada no Ubuntu 18.04, e já estamos na versão 20.04. A versão do Mint baseada no 20.04 é a versão 20. Usar a versão mais recente pode evitar esse tipo de erro aí.

Se estiver usando a 19.3, sugiro instalar a 20. Se já estiver usando a 20, e puder fazer um backup e reinstalar, também acho uma boa. Se não, vou ter de chamar alguém mais qualificado pra te ajudar.

1 Curtida

Tentei atualizar pelo Gerenciador de Atualizações, executei o comando novamente e o resultado foi o mesmo. Estou usando a 20.1 Cinnamon, vou tentar reinstalar.

Reinstalar é sempre melhor, eu acho. Você pega uma instalação limpa, zerada. Quando instalar, primeira coisa, atualiza o sistema certinho, e daí instala os drivers. Versão antiga e atualizar pelo gerenciador pode gerar esse e mais outros problemas. Eu prefiro garantir e ir logo pra reinstalação.

Boa sorte, qualquer coisa, volte a postar aqui.

1 Curtida

Certo, eu reinstalei, atualizei o sistema e rodei o comando “sudo ubuntu-drivers autoinstall” como tu disse acima mas o problema do Nvidia Server Settings ficar em branco. Não fiz mais nada no sistema.

Eu tenho a sensação de que sei do que está acontecendo, mas não tenho certeza de como exatamente resolver. Tipo, até tem comandos em terminal e tudo, mas eu não sei quais são.

@Deleterium @Rodrigo_Chile Podem tentar ajudá-lo, por favor?

1 Curtida

Você marcou a opção de instalar drivers de terceiros ao instalar o Mint?

Qual sua placa de vídeo?
Dá uma olhada neste vídeo e vê se ajuda: How To Set Up Linux Mint 20 For Gaming – Steam Proton, Wine, nVidia GPU, Lutris, Fera
Roda um: sudo prime-select nvidia
Em seguida, nos envie um print do que o terminal der de output, por favor!
Se esse problema continuar, recomendo usar o Pop!_OS, pois ele tem uma versão com os drivers da Nvidia já instalados e, para fazer o switch entre os gráficos dedicados e integrados é bem fácil.

1 Curtida

Fox, provavelmente ele só precisa fazer um “sudo prime-select nvidia” e reiniciar o computador que já funciona. Tenho um Laptop aqui com Ubuntu based e, para abrir o Nvidia X Server settings, preciso fazer o switch de gráficos via terminal e reiniciar a máquina…

2 Curtidas

Obrigado! Eu não lembrava desse comando por nada. Achei que isso fosse pra rodar algum programa com a placa dedicada, mas isso seria prime-run, certo?

Espero que isso te ajude @GM3llo

É que eu imaginava que tinha uma maneira gráfica de fazê-lo, e na verdade era isso que eu queria recomendar. Mas ela fica no nvidia-settings, e como eu poderia recomendar pra ele sendo que está em branco? Quase falei pra instalar o Gnome, mas se ele usa Mint, é por que ele quer usar a interface que escolheu.

1 Curtida

Certo, eu botei o comando e deu “Info: the nvidia profile is already set”, reiniciei mesmo assim e deu no mesmo. Sobre a opção 'install multimidia codecs" eu sim marquei quando instalando. Vou tentar botar o Pop!_OS. Obrigado a todos pela ajuda de qualquer forma.

O Pop! tem essa função no painel, que eu saiba, assim como todos as distros com ambiente Gnome, que é o que o Pop usa. É coisa de dar um click e reiniciar.

Se por um acaso tu tiver problemas com a nvidia + vsync, dá um alô. Passei por isso com distros com Gnome, e foi terrível. Provavelmente poderei ir para o Ubuntu novamente, já que a distro que eu uso vai atualizar o Gnome para uma versão que muda tudo, e eu quero ficar no que me funciona bem. Aí posso dar um help, qualquer coisa. :slight_smile:

1 Curtida

Nem ideia, nunca usei Linux com GPU dedicada ou híbrida… :confused:

2 Curtidas

Provavel deve ser sim o prime-run software X. O sudo prime-select nvidia, usar a GPU dedicada, ou sudo prime-select intel, para usar os gráficos integrados, é só pra esse switch mesmo. Como comentei a cima, se o OP preferir, tem o SO da System76 que é baseado no Ubuntu as well e faz um trabalho mais user friendly quanto a esse assunto. Única “paia” que acho do POP é que, além do bom e velho sudo apt update e sudo apt full-upgrade, é bom fazer um flatpak update, se não vai ficar as bolinhas vermelhas de notificação da Pop!_Shop.
E sim, esse “problema” acontece mesmo atualizando o SO via loja de aplicativos.

2 Curtidas

Todavia, muchas gracias, amígo.

3 Curtidas

As ordi. Só certifique-se de baixar a ISO correta, vulgo a que inclui os drivers da Nvidia. Com essa ISO, não existe a nescessidade de rodar comando algum por terminal para baixar os drivers proprietários. Só pau no burro e ir jogar :lizard: :joystick:

Screenshot_2021-03-24 Pop _OS by System76

2 Curtidas

certo, botei pra baixar. novamente obrigado a todos.

1 Curtida