Bem… Eu estava tentando trocar o windows pelo linux mint, eu fiz tudo certinho como diziam os tutoriais da internet. Tudo ocorreu bem até aparecer a tela que dizia algo como “remova o pendrive e pressione enter” assim que eu fiz isso ele deu erro e o pc reiniciou, só que em vez de abrir o mint ele aparece uma mensagem “No bootable Device”. Não achei nenhum tutorial na internet pra resolver meu problema, espero que possam me ajudar. O boot foi feito por pendrive e eu peguei a iso do site oficial sem modificações. Espero que eu tenho colocado todos os detalhes nessesários, eu nunca tinha postado nada nesse fórum antes.
Bem vindo ao fórum @Danielle !!!
Fez bem em procurar ajuda aqui!
Para ajudar melhor peço que responda as estas perguntinhas.
- Quando entra na bios (sem o pendrive), na ordem de boot qual está primeiro
- O que fez primeiro, carregou no enter, ou removeu o pendrive
- Consegue perceber se o erro é da bios (ou seja antes de iniciar o sistema) ou é na inicialização do mint
- Qual a versão do mint
- HDDO: WDC WD10JPVX-22JC3TO
- removi o pendrive
- Na bios, o sistema nem inicia, aparece apenas a marca do notebook e ja aparece o erro
- Linux Mint 20 Unlya- canela 64 bits (não sei se o nome é realmente canela ou o chrome traduziu)
Ok… (já agora o chrome traduziu mal, é cinnamon, este é o ambiente gráfico do mint)
Acho que não tem volta a dar, tem de instalar outra vez, mas ATENÇÃO, PRESSIONE ENTER PRIMEIRO E QUANDO DESLIGAR O ECRÃ , NO MOMENTO DE REINICIAR, E QUE TIRE O PENDRIVE. Caso não funcione à mesma, não hesite em contactar!
Provavelmente o que aconteceu é que a instalação aconteceu em um modo de boot (provavelmente legacy) e a bios está tentando iniciar o sistema no outro modo (provavelmente UEFI).
Na BIOS ache algo parecido com Boot Type, e altere de “legacy” para “UEFI” ou “UEFI+legacy”.
Na definição das prioridade de boot altere entre as opções.
Se for instalar tudo de novo e o disco estiver sendo usado pela primeira vez (sem outro sistema operacional), coloque a BIOS opção “UEFI only” e refaça a instalação.
Ola, eu fiz tudo isso e não resolveu, acredito que o problema seja outro, eu cliquei f12, pra ver as opções de boot e não tinha nenhuma opção, é como se ele não tivesse instalado! A, isso sem o pendrive, se eu coloco o pendrive ele inicia bonitinho, mas em modo teste e pede pra instalar.
Ola, ja está iniciando dm UEFI, eu ja alterei pra legacy e não resolveu também, mas obrigada pela ajuda
não tem opção de apertar o F12 para selecionar o disco?
Qual é a marca e modelo do computador? Alguns modelos dificultam a vida para outros sistemas que não o Windows.
É um Acer… Sobre o resto não vou saber informar justamente por esses problemas… E eu não tenho anotado sabe.
Temos diversos relatos de dificuldade de instalação do GRUB nesse computador. Aproveite para fazer uma pesquia aqui no fórum sobre “acer boot”. Basicamente ele necessita de configurações específicas na BIOS.
Hum ok vou pesquisar
Ola, muito obrigado a todos que me ajudaram, eu segui varios conselhos e meu linux esta funcionando normalmente. Não sei dizer exatamente quais concelhos funcionaram ou não mas agradeço de coração a todos.
Olá, to com um problema similar ao seu. Como resolveu o boot no linux mint?
Ola, bem eu tentei todas a dicas no tópico, e não sei exatamente qual funcionou, eu realmente sou meio iniciante nesse tópico, recomendo ver as dicas a cima e ver qual se encaixa melhor : D, Alias se o seu notebook ou computador for um Acer igual o meu, me disseram que essa marca realmente dificulta a instalação na hora de mexer na bios, recomendo ver sobre isso também. Espero ter ajudado!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.