Linux Mint: Looping na tela de login

Olá
Eu iniciei meu pc hoje, coloquei a senha, o sistema inicia, entra uma tela preta e o sistema volta para a tela de login.
Já tentei entrar em modo recovery para recuperar pacotes quebrados e limpar, mas deu errado.
E fiz oque estava nesse tópico - Como resolver: Ubuntu não passa da tela de login- e não funcionou.
alguém poderia me auxiliar? pelo menos me ajudar a não perder meus arquivos pessoais e documentos.

Tenta pelo startx, na tela de login pressione ctrl+alt+f3 para entrar no console tty3. Digite seu login e senha. Se você usa o cinnamon digite startx /usr/bin/cinnamon-session , para o xfce startx /usr/bin/starxfce4, kde starx /usr/bin/startplasma-x11 , gnome starx /usr/bin/gnome-session. Eu nao uso tela de login, criei o arquivo .xinitrc e apenas dou um startx para subir o ambiente gráfico.

1 curtida

Aqui fiz o seguinte, na tela de login pressionei ctrl+alt+f3 para entrar no console tty3.
Digitei o login e senha.
Utilizo o Mate então digitei

startx /usr/bin/mate-session

Após alguns segundos ele apresentou a mensagem que não conseguia bloquear o .xauthority, então imaginei que poderia ser algum erro de permissão.
Então executei o seguinte comando na pasta pessoal.

sudo chown $USER:$USER daniel

Após alguns minutos o terminal liberou, então usei o comando para carregar o Mate novamente, e deu certo, reiniciei a máquina e tudo voltou ao normal.