Linux Mint - Instalação em empresa

Bom dia senhores e senhoras.

Passei a semana realizando alguns testes de sistemas operacionais para realizar a troca em toda a minha empresa. O Windows não está regular e a compra das licenças é absurdamente cara, então, dentre todos os teste que passei realizando, optei pela instalação do Linux Mint MATE.
Lembrando que não sou técnico de informática, realizei a pesquisa com base no canal do Dio e em alguns fóruns, então, me desculpe se tiver falando alguma besteira.

Existe a possibilidade de eu configurar o Linux em uma única maquina e replicar a configuração que fiz para instalar em todas as outras? Lembrando que são 15 máquinas, então daria muito trabalho fazer uma a uma.

Eu tenho um Servidor que serve somente para armazenamento de arquivos e a utilização de um programa específico, que somente roda em Windows, portanto duas maquinas que tem acesso a esse programa continuaram com o sistema Windows, portanto, é possível fazer a integração do Linux Mint Mate nessa rede, tendo como servidor um computador com Windows? Eles terão acesso aos arquivos de backup? Obviamente sei que não rodaram ao programa, minha dúvida é a respeito do acesso as pastas desse servidor.

Agradeço desde já e peço desculpas se configurei o tópico de maneira errada.

Atenciosamente.

Sim. Com certeza tem formas mais diretas, eu consigo pensar só em “fazer a instalação normal em uma máquina e copiar os arquivos do sistema operacional para as outras e instalar o grub em todas elas, manualmente”
tem esse post aqui no fórum que talvez caiba no que vc quer

sim

1 curtida

Eu tenho uma distro voltada para empresas, o tigerOS, que usa o Xfce. Inicia com pouco menos de 300MB. A ISO tem seus 1.1gb, não vem com programas desnecessários para o dia a dia da empresa, (raramente uma secretária saberá usar o Gimp) e jogos.

Como ele vem o Pinguybuilder, vc pode personalizar o sistema para determinado funcionário e então gerar uma ISO.

Porém, a base ainda é o Xubuntu 18.04.4

1 curtida

Bem legal, olhei o site o vou testar a distro, porem o grande programa acredito que seja a “robustez” do sistema, no suporte futuro.
Precisava de uma Distro com um suporte consolidado e com longo prazo de atualizações e serviços.

Agradeço.

Pode usar o Clonezilla

primeiro instala e faz todas as configurações no primeiro pc.
Com o clonizila cria uma imagem deste HD.
Depois retaura essa imagem nos outros computadores.

obs: os hd precisam ser do mesmo tamanho

2 curtidas

Vou tentar esse método

Como uso o Xubuntu 18.04, ainda tem 3 anos de suporte, sem contar q tudo q vc encontrar sobre o Ubuntu, funciona na minha remaster. Ainda não coloquei o site no ar, mas vc pode conferir o vídeo q fiz:

https://youtu.be/x1yhQzISotw

1 curtida

Gostei da iniciativa e vai dando o feedback aqui de como foi. Uma dica é por o Mint Cinnamon tbm, tive bons retornos de clientes que usaram.

1 curtida

Uma outra opção é a de instalar o Kubuntu, ou qualquer outra com KDE e seguir esses passos do vídeo:

Quando a pessoa se tocar que está usando Linux, será tarde demais para insistir que as distros Linux são difíceis.

Pensei no cinnamon mas as máquinas lá são bem precárias, optei pelo MATE por ser mais simples, nos testes rodou bem. Começo esse projeto daqui 10 dias vou passando os feedbacks, se tiver alguma sugestão estou aberto também.
Obrigado

3 curtidas

Bom, acho que sobre a instalação já está mais encaminhado, mas pensei em chamar a atenção para o programa. Que programa é, o que ele faz? por que é bem raro não achar um equivalente no Linux e quando realmente não há um programa similar, podemos tentar rodar com wine ou usar uma máquina virtual em último caso.

1 curtida

É um programa chamado Segflex, ele mantem a base de cadastro de todos os meus clientes. Estou analisando a mudança para um programa que rode 100% e nuvem, porém por enquanto ainda não consegui fechar essa mudança. Se tiver soluções agradeço muito.

Ele é um CRM então?

Vê se esses links trazem uma solução que te agrade:

1 curtida

Não, não é um CRM, está mais para um ERP, porém o meu negócio é muito específico no ramo de seguros, tenho que usar plataformas também específicas para o ramo.

Obrigado de novo pelo empenho na ajuda. Estou completamente aberto a sugestões.

Bom, para ERP achei esses dois, um do diolinux inclusive:

https://pluga.co/blog/api/erp-open-source/

Como você mencionou ser um ramo bem específico, pode ser que nenhum agrade mesmo, mas é bom testar. Eu sempre digo que migrar para Linux é igual mudar de Android para IOS, o que você fazia antes, você faz agora, mas de forma diferente. Às vezes agrada, às vezes não, é gosto pessoal. E se o gosto for pelo windows mesmo, não há problema.

1 curtida

Infelizmente o sistema atual, somente o windows me atende, não é uma questão de gosto, pois como comentei não quero mais utilizar o sistema windows. Porém a ferramenta já esta sendo analisada e vamos utilizar outra em nuvem que também atende as necessidades e migrar todos para o Linux

1 curtida

@caiquepereira1 podia dar uma chance a minha remaster, já q é algo que estaria ajudando a consolidar um projeto brasileiro.

1 curtida

Alguem pode me auxiliar? Não queria abrir outro tópico, estou no processo de instalação dos Linux nos computadores. Porém percebi que o Dropbox não esta sincronizando, alguem pode me auxiliar com isso?