Linux Mint - Instalação em empresa

Bom dia senhores e senhoras.

Passei a semana realizando alguns testes de sistemas operacionais para realizar a troca em toda a minha empresa. O Windows não está regular e a compra das licenças é absurdamente cara, então, dentre todos os teste que passei realizando, optei pela instalação do Linux Mint MATE.
Lembrando que não sou técnico de informática, realizei a pesquisa com base no canal do Dio e em alguns fóruns, então, me desculpe se tiver falando alguma besteira.

Existe a possibilidade de eu configurar o Linux em uma única maquina e replicar a configuração que fiz para instalar em todas as outras? Lembrando que são 15 máquinas, então daria muito trabalho fazer uma a uma.

Eu tenho um Servidor que serve somente para armazenamento de arquivos e a utilização de um programa específico, que somente roda em Windows, portanto duas maquinas que tem acesso a esse programa continuaram com o sistema Windows, portanto, é possível fazer a integração do Linux Mint Mate nessa rede, tendo como servidor um computador com Windows? Eles terão acesso aos arquivos de backup? Obviamente sei que não rodaram ao programa, minha dúvida é a respeito do acesso as pastas desse servidor.

Agradeço desde já e peço desculpas se configurei o tópico de maneira errada.

Atenciosamente.

Sim. Com certeza tem formas mais diretas, eu consigo pensar só em “fazer a instalação normal em uma máquina e copiar os arquivos do sistema operacional para as outras e instalar o grub em todas elas, manualmente”
tem esse post aqui no fórum que talvez caiba no que vc quer

sim

1 curtida

Eu tenho uma distro voltada para empresas, o tigerOS, que usa o Xfce. Inicia com pouco menos de 300MB. A ISO tem seus 1.1gb, não vem com programas desnecessários para o dia a dia da empresa, (raramente uma secretária saberá usar o Gimp) e jogos.

Como ele vem o Pinguybuilder, vc pode personalizar o sistema para determinado funcionário e então gerar uma ISO.