Olá, Tuxer’s!
Hoje, quando iniciei minha máquina, levei um “susto”. Logo após o login, me deparei com um tema estranho e sem nenhuma configuração do sistema.
Papel de parede, ícones, a posição dos monitores estava invertida, interface nada a ver… Tudo estava diferente de como eu estava acostumado. Imediatamente abri o gerenciador de arquivos para ver se a pasta /users ainda existia. E sim, os diretórios estavam com os meus arquivos e pasta /desktop estava com todos os ícones.
Reiniciei a máquina pensado que fosse algum bug, mas novamente foi para o tema esquisito.
Achei muito estranho que esse comportamento ocorreu logo quando eu decidi desligar a máquina. Eu tenho o costume de usar a opção de suspender, assim tudo fica na RAM e volto com tudo que eu estava fazendo.
Pesquisei rapidamente e ví que eu poderia conferir o tema na tela de login, bastando eu clicar no campo de password e acessando um ícone de catraca de configuração
De cara eu ví que estava settado com o tema Wayland e não sei como isso aconteceu de forma automática… Imagino que provavelmente quando eu autorizei as atualizações, por algum motivo aleatório, o sistema escolheu iniciar com o tema que foi atualizado.
Então a solução foi apenas escolher o tema Cinnamon e fazer o login. Inciou perfeitamente com tudo em seu devido lugar e com as configurações de vídeo certas.
Esse post foi mais para dar uma dica caso aconteça com alguém. Resolvi escrever porque não encontrei de forma específica um tópico ou solução para esse “Erro”.
Como eu faço para remover todos os outros temas e deixar apenas o Cinnamon? Isso é viável ou pode dar problema à alguma aplicação?
- Essa é a minha primeira postagem, perdão se eu tiver errado em algo.