Linux Mint em Chromebook 3

Boa manhã, tarde, noite, pessoal.

Estou pensando em comprar um Chromebook 3 Samsung, devido ao preço acessível e portabilidade, porém o Chrome OS não enche meus olhos, e estava pensando em instalar o Linux Mint (estou adorando no meu Desktop), contudo tenho medo do Hardware não aguentar e jogar dinheiro fora.

Meu uso seria basicamente LibreOffice, Chrome e FoxitReader (leitor e editor de PDF), tipico de um estudante universitário.

Alguém já fez isso ou tem condições de analisar isso olhando o hardware do Chromebook 3 da Samsung?

Segue as especificações dele:

Processador:

• Processador Intel Celeron N3060
  • 1,6 GHz até 2,48 GHz com 2 MB L2 de cache

Placa de Vídeo:

• Intel HD Graphics 400

Memória:

• Memória LPDDR3 de 2 GB a 1.600 MHz (onboard de 2 GB)
1 Curtida

se conseguir dar boot pra formatar, com 2 GB de ram vc pode pegar o min mate ou Xfce.

1 Curtida

Queria fazer algo semelhante? Conseguiu?

Também tenho interesse na resposta deste tópico, alguém já o fez???

Outro dia vi esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AxsckwmRhfw
O cara instala o Ubuntu e remove o Chromeos num chromebook. Talvez você consiga nesse esquema… rs

1 Curtida

Eu tive a mesma ideia. Os preços de hardware estão realmente muito altos.
O chromebook realmente tem preços mais acessíveis.

Eu fiz umas pesquisas e aprendi algumas coisa.
A primeira é que o processo não é tão simples. É necessário remover um parafuso da placa mãe que fecha contato e impede a gravação da bios. Pra quem meche com hardware isso não é um problema.

O segundo é executar um script que instala o sistema de boot opensource corebook através desse projeto aqui. https://mrchromebox.tech/#home

O terceiro instalar o sistema.

Tudo isso que eu aprendi é na teoria. Ainda não testei.
Se alguém realizar o processo conta aqui se deu certo por favor.
A e dúvida que eu tenho é se há algum problema de incompatibilidade de hardware, versões especificas para modelos específicos.

O processo que eu descrevi a baixo é esse mesmo. O único problema é que o script que ele usa no vídeo foi descontinuado e eu procurei outro. Não sei funciona dirito.

Esse vídeo mostra um rapaz executando esse processo de desbloqueio da gravação da bios.

Opa irmão com 2 g de ram e um celeron você vai penar ate para abrir o sistema , esse hardware pode ate te atender agora mais futuramente você vai se arrepender, sem contar que deve ser trabalhoso instalar qualquer Linux nessa carroça.