Linux Mint Edge atualiza ISO com kernel 5.13 - Diolinux
A equipe do Linux Mint anunciou recentemente a atualização de sua ISO do Linux Mint Edge, uma versão que oferece aos usuários um kernel mais recente.
qual a diferença de usar um kernel novo como o 5.13 e um antigo como o 5.4?
Bom dia amigo, a diferença é que o kernel 5.4 é LTS tem suporte de longo prazo (5 anos), mas como foi dito na matéria diversas máquinas mais recentes não executam o Linux Mint por conta de exigirem o uso de um kernel mais novo, por isso os desenvolvedores lançarem uma versão do Mint Edge com o kernel 5.13 que trás várias melhorias e recursos para os usuários.
Vou dar o meu exemplo, usava o Ubuntu 20.04 TLS e estava rodando com o kernel 5.11, mas quando mudei para o Mint instalei a versão do Linux Mint 20.2 com kernel 5.4 e sendo meu pc Full AMD simplesmente travou ao ver vídeos ou jogar, então fiquei sabendo da versão edge e instalei, junto veio os drivers AMD mais atualizados, e a performance melhorou significativamente , agora atualizei para o Linux Mint 20.3 pelo gerenciador e atualizações do sistema e pelo mesmo atualizador tem a função de baixar um kernel mais recente, deixei com o 5.13, e o pc esta com excelente performance, não deu nenhum bug até agora tudo funcionando normalmente.
Quando usava o ubuntu, para ter os drivers atualizados eu usava um PPA, mas no Mint foi só atualizar o kernel, compensa muito usar o MInt, nele tudo é facilitado sempre tendo em mente o usuário comum, recomendo a todos, forte abraço.
Poderiam implementar o 5.15, que acho que tbm é LTS. Já que atenderiam as duas preocupações do Mint citadas no artigo.
Até o Debian que o pessoal desinformado costuma tirar sarro com os seus pacotes “velhos”, utiliza kernel 5.10.
Essas simples aplicações evitariam uma ramificação desnecessária de versões de versões de versões do Mint. Por isso o Mint tão cedo não será mais utilizado ,tão popular quanto o Pop OS. O apelo continuaria mais na parte da interface, pq debaixo do capô…
E no fim das contas…todos são Ubuntu.
Não é simplesmente pegar um Kernel no kernel.org e jogar na distro… Tanto que, por exemplo, openSUSE Leap 15.3 ainda usa o Kernel 5.3 (com backports da openSUSE e da SUSE). Eles (equipe do Mint) preferem um Kernel mais maduro, mesmo não LTS, do que um novo que pode trazer dores de cabeça, afinal, o foco da distro são usuários leigos. Se for para ter tudo direto do forno, Arch…