(obrigado Wikipédia, por me fazer entender a piada)
O Distrowatch parece o Altavista (quem teve aqui email dele 0800?) - HAHAHAHAHA
Eu acho que a prioridade deles é que o site seja leve e funcional… exibindo a informação de forma direta e com todos os links e downloads funcionando.
Que possa ser acessado tanto por quem tem um C-50 de 1Ghz como um Intel i9 da vida… do link de 1MB aos Fibra 200MB
Na minha opinião, o site sempre me atendeu no quesito de informação e download… do que adianta um site todo emperequetado, cheio de firulas e coisas carregando em segundo plano só pra puxar mais recursos da máquina ?
E o pior… quando enchem de propagandas… aí depois os desenvolvedores acham ruim quando o usuário usa Adblock… eu uso mesmo e não abro mão… quando quero ver anúncios entro na OLX
podia ser pior podia ser igual do Debian
Sinceramente, mania mesmo é justificar qualquer tentativa de progresso como uma “mania do novo”. Linux Mint é o principal meio de acesso de usuários Windows ao Linux Desktop, é um produto que precisa vender sua imagem de forma mais consistente e moderna, algo que o Clement (dono do Mint) tem ciência. Caso não conheçam, segue o site da comunidade do Linux Mint:
Completamente diferente do site de apresentação do Mint.
Fico muito triste em ver que isso é uma preocupação real. O site principal do Mint serve como um site informativo e uma ponte para repositórios, logo um layout moderno com uma palheta de cores que combine com a marca supre a necessidade do projeto. O básico do HTML, CSS e JavaScript é o suficiente. Só porque o site é moderno não significa que ele precisa obrigatoriamente demandar dos recursos do usuário, mas entendo que os projetos porcos de muitos desenvolvedores realmente criam essa ideia, eu mesmo já me deparei com muitos sites deploráveis sem otimização alguma onde o desenvolvedor obriga o site fazer a importação de uma framework enorme apenas para poder fazer com que o site se adapte a tela de um celular, sendo que isso pode ser feito com poucas linhas usando apenas CSS, mas hoje o que mais se tem são supostos desenvolvedores Web que não conhecem a linguagem que estão usando e usam frameworks para fazer o que eles não sabem.
Ademais, esse foi o novo site proposto:
Além de manter o mesmo workflow do site antigo, o site proposto dá um ar de modernidade e simplicidade ao projeto. O meio termo ideal para agradar os saudosistas e a necessidade de atualização. Entretanto, o que mais tem na comunidade Linux Desktop são pessoas presas ao passado que são alérgicas a qualquer tipo de mudança, uma das coisas que sempre segurou e sempre vai segurar a evolução do Linux Desktop e como Clement se segura muito para fazer qualquer mudança que possa causar repercussão negativa, mesmo que seja ínfima, ele evita.
Veja bem… não sou contra mudanças, tão pouco estou querendo justificar a estagnação do site… o que eu quero dizer, é que se é pra mudar, que faça bem feito…
Muitos falam que o Mint tem que “vender a imagem”… mas será que é isso mesmo o que eles querem ?? Virar uma empresa, fazer parcerias com empresas de hardware e fornecer o Mint nesses computadores ?? Eu sinceramente acredito que não, senão ja teriam feito isso à muito tempo…
Acredito que o foco deles ainda seja a comunidade… contribuir com um sistema prático e estável e que seja uma referência no mundo Linux… talvez por esse motivo eles não tenham se preocupado tanto com o site… um exemplo disso é o Debian… já viu o site deles ?? Entende a referência ?
Muitos querem que a equipe do Mint foque no Comercial… mas ao meu ver, eles não estão nem aí pra isso… o sistema funcionando, o site estando no ar é o que importa pra eles… são muitas visões diferentes em um único planeta
Mas é neomania mesmo.
Qual é o problema do site atualmente?
Visual? A proposta do site não é essa, ela não precisa ser bonito, basta apenas ser um local com algumas informações e o link para download das isos.
Qualquer outro detalhe não faz a menor diferença.
Mas isso não quer dizer que as pessoas não possam fazer um site mobile friendly, seria como dizer que o site do CentOS tem que ser “em modo texto”, porque a distro é pra server.
Se por personalidade você quer dizer antigo, então, de fato. Não é como se eles tivessem implementado esse visual recentemente para dar uma cara retrô, eles simplesmente deixaram o tema, o que é bem diferente.
Não é bem isso. Do ponto de vista de quem quer ajudar a popularizar o Linux, o site do Mint dá a sensação de que você está voltando no tempo. Se observar, ele tem uma estrutura de blog, não de site exatamente, vendendo um produto. Ele funciona, claro, mas também funcionava o internet explorer há muitos anos.
Não ter preocupação com SEO, com páginas AMP, com mobile first, faz com que o sistema seja pior indexado no Google, entre outras coisas.
O Mint tem destaque APESAR de seu marketing (péssimo), e não por conta de um (ótimo) Marketing. Quem sugere que o site tenha um visual mais agradável não está querendo implicar com o projeto, está querendo o bem do Linux Mint, querendo que ele se destaque.
Um vídeo para contextualizar “como as distros se vendem”:
Mas do que adianta se o sistema só roda bem em hardware high end?
Nem sempre… eu tenho um C-50 com o Mint XFCE instalado, e p/ as funções básicas Internet / Textos / Downloads, atende muito bem… claro que um SSD + 6GB Ram ajuda… mas o processador em si é um fiasco
Mas essa não é a proposta do Mint. Se fosse, eles focariam nisso.
O Mint é um projeto comunitário, feito para oferecer um sistema operacional gnu/linux de fácil uso.
E sendo de uso comunitário, o “marketing” que eles tem é o famoso boca a boca mesmo e foi assim que a distro se vendeu até hoje. Não é atoa que é popular.
Uma página mais bonita não fará muita diferença na popularidade do sistema. A distro já é bem popular e já aparece bem rankeada no Google. AMP é algo que discordo fortemente, pois é o Google monopolizando até sua página, é rídiculo.
É diferente por exemplo do Ubuntu e do Fedora que precisam ter páginas chamativas e tudo mais, porque existe um apelo comercial por trás.
Enfim, para o que se propõe, a página é simples e funcional. A equipe é pequena e eles devem concentrar seus esforços em coisas mais úteis.
Na verdade, é popular por pura sorte, marketing boca a boca não funciona desde a invenção do telégrafo
A primeira coisa que faço no Firefox é tirar esse site horroroso da homepage kkk
Mas nessa questão, a gente precisa entender o objetivo da empresa. Se ela quer ou não crescer mais no mercado. Se ela prefere continuar com a mesma quantidade de usuários, uma reformulação no site talvez não seja tão necessária. Mas se quiser expandir, está indo por um caminho completamente errado. Eu mesma evitei o Mint por muito tempo justamente por entrar no site e achar que aquilo era um projeto amador, que colocaria meus arquivos em risco. O site do Ubuntu me passava mais confiança na época. Só depois que peguei mais experiência em linux e comecei a ver reviews é que resolvi experimentar esse OS.
Escolher o caminho certo de acordo com os objetivos, é uma coisa que deveria ser feita para ontem. A forma como a sociedade tem usado computadores e smartphones está mudando muito rápido. Esses dias vi um vídeo com pessoas entre 15 e 20 poucos anos tentando mexer naqueles computadores antigos com Windows 95. Chega a ser engraçado - para não dizer bizarro - as caras e bocas que eles fazem, além do desconhecimento que eles tem de como se usa um computador, digamos, mais padrão rs Essa geração smartphone naturalmente já não escolheria um Linux para usar no dia-a-dia; se tivessem que fazer o download num site tipo o do Mint então , teriam um derrame cerebral
O site até que é funcional, menos pior que do Debian, mas convenhamos que uma distro tão popular como o Mint deveria ter um site mais atraente. Baixei o Mint XFCE pra testar, foi bem tranquilo.
Sim, de fato, mas não poderia ser diferente?
Nisso eu concordo, mas este ciclo do Mint 20 por exemplo, trouxe pouca coisa relevante e o site continua igual, não dá pra dizer que o Warpinator seja grande coisa, ainda que seja um programa bacana, e ele foi apresentado como o maior destaque no post de lançamento.
Eu realmente amo o Mint, mas não me parece que eles tem um bom julgamento quanto a prioridades, adoraria estar enganado no entanto. O Mint é tão legal, eu queria que ele fosse ainda maior, mas essa coisa “de limitação por forma de ser” é um pouco frustrante quando você vê tamanho potencial desperdiçado.
É, por outro lado hoje em dia existe gerador automático de site estático, então já dá pra adiantar meio serviço.
Porque eu acho que o Elementary tem uma equipe muito menor, mas conseguem fazer várias coisas bonitas, como o próprio site deles.
Uma coisa bacana seria se Elementary, Mint e System76 se juntassem em uma coisa só. Elementary cuida do visual, Mint dos apps e a System76 do sistema por baixo do capô.
Todos contra a Canonical
Em plena era das redes sociais, o boca a boca explodiu.
Explodiu pra quem tem uma “fachada” chamativa, a taxa de crescimento (ou seja, o delta entre o número de usuários em um período comparado em um período imediatamente anterior) do Linux Mint ficou estagnada, nem o fim do Windows 7 ajudou
Minha opinião:
É compreensível que a prioridade da equipe do Mint seja o sistema operacional em si, mas já passou da hora de trocar o design do site. Muita gente julga o livro pela capa, apesar disso ser errado. Um site com um design moderno e responsivo já causaria uma boa impressão em quem fosse tentar o Mint pela primeira vez.
É como se fosse um restaurante: O prato principal pode ser ótimo, mas se a entrada for ruim, a fome vai embora.