Quebrou a tranqueira do dpkg do seu sistema por causa de um programa com algum erro?
estou fazendo este post simples(na verdade era apenas um arquivo .txt onde fui salvando os comandos que usei, resolvi postar)
sem a menor pretensão de ser um tutorial pq eu nao sei o bastante pra ensinar nada kkkkkkkk,
mas posso dar dicas do que eu fiz no meu caso, ai vc tenta e aprende tbm.
tenho um linux mint cinnamon instalado 100% num pendrive que eu uso pra “carregar meu pc por ai” quando vou usar algum pc da escola por exemplo, (faço SENAI e lá tem pcs em alguns lugares que ainda rodam win xp, win 7, win 8, win 10 etc, tem toda a historia da microsoft lá)
e meu sistema quebrou, a causa eu nao sei. tbm nao achei tutoriais na internet pq é algo meio especifico.
no meu caso foi o parted que ferrou os updates do sistema,nada mais instalava ou atualizava, com o seguinte erro:
dpkg: erro fatal irrecuperável, a abortar:
falta uma nova linha no final do ficheiro da lista de ficheir
os para o pacote 'parted'
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
usando meu amigo chat GePeTobas, fiz os seguintes passos, isso pode te ajudar, por isso estou fazendo este post simples, reforçando que isso não é um tutorial(a não ser que vc tenha o mesmo erro, exatamente o mesmo)
solução:
ler os arquivos do programa zuado(nesse caso foi o parted):
ls /var/lib/dpkg/info/ | grep parted
vaporizar esses arquivos(um deles é o quebrado):
sudo rm /var/lib/dpkg/info/parted.*
depois:
praticamente tudo aqui vc tem q rodar com privilegios de administrador(ou seja, coloque “sudo” na frente dos comandos caso seja solicitado)
apt clean
apt update
apt install --reinstall parted
apt --fix-broken install
apt update
apt upgrade
depois disso tudo deve funcionar. teste tentando instalar algo.
Com força de vontade e ajudinhas estranhas de iA, dá pra recuperar até erros irrecuperaveis.
(mas tome cuidado, as vezes dá ruim, eu fui só colando comandos pq é literalmente um pendrive com sistema, qualquer coisa eu só reinstalava, nao tinha arquivos nem nada importante, quase uma maquina virtual kkkkk)