Linux mint demora a carregar area de trabalho

Fala pessoal!
Tudo bem?

Será que alguém sabe pode me dizer oq pode estar acontecendo?
Eu tenho o Mint instalado em um SSD. Até chegar na Tela de login carrega super rápido, não leva nem 10 segundos. Assim que coloco minha senha para logar ele demora uns 35 segundos ou mais pra carregar a area de trabalho. Isso acaba me incomodando um pouco, já que tenho SSD justamente pra carregar tudo mais rápido kkk

Uma observação é que assim que logo ele mostra a notificação de conexão de rede estabelecida e só fica com a tela preta até de fato carregar o desktop.

Alguém sabe como posso melhorar esse tempo?

1 curtida

Qual interface gráfica está usando? Fez alguma customização recente? É aleatório ou toda vez demora, mesmo encerrando sessão e abrindo novamente?

1 curtida

É o Cinnamon. Linux mint 20. Padrãozinho. Na verdade ele está assim desde quando instalei. antes estava com o ubuntu 20.04.
unica customização que fiz foi instalar o Plank e jogar o painel pra cima kkk
Ele está excelente. só essa essa demora de carregar a area de trabalho mesmo.

Tem alguma coisa que possa desabilitar para tentar diminuir esse tempo?

Cinnamon não conheço direito. Vou deixar pra outros colegas especialistas! De dica padrão apenas verificar o que está iniciando junto com interface gráfica e tentar ir desabilitando até achar o causador. Lembro q tinha um post ensinando a mostrar todas as opções (acho que o gnome esconde do usuário vários programas da inicialização do ambiente gráfico — Não confundir com inicialização do sistema)

Também estou com o mesmo problema de demora pra carregar a área de trabalho, depois que aparece a logomarca do linux mint, demora 1’45’’ para carregar a área de trabalho