Linux Mint Debian Edition 7 (LMDE 7) disponível para download

A tão aguardada versão do Linux Mint Debian Edition, o LMDE 7, está disponível para download! Com codinome “Gigi”, essa versão é baseada no recém-lançado Debian GNU/Linux 13 “Trixie” e vem equipada com diversas melhorias, novas funcionalidades e o moderno ambiente gráfico Cinnamon 6.4.13.

O LMDE (Linux Mint Debian Edition) é uma versão do Linux Mint que utiliza o Debian puro como sua fundação. O objetivo principal do projeto é garantir que ele ofereça a mesma experiência ao usuário mesmo se, algum dia, o Ubuntu deixar de existir.

Segundo Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint, o suporte a instalações OEM era uma das poucas funcionalidades ainda ausentes no LMDE. Com isso, o sistema se torna ainda mais atrativo para ser embarcado diretamente em máquinas vendidas ao redor do mundo.

Além de ser uma alternativa mais próxima ao Debian, o LMDE é ideal para usuários que preferem um sistema mais “puro”, sem as customizações do Ubuntu, querem garantir maior longevidade e independência do sistema e e buscam um ambiente estável, moderno e com excelente suporte da comunidade.

Ele traz diversas novidade: baseia-se no Debian 13 “Trixie”; usa o Cinnamon 6.4.13, o mesmo da versão 22.2 “Zara”; vem com o kernel Linux 6.12 LTS, com suporte de longo prazo, garantindo atualizações e estabilidade por vários anos.

Entre os novos recursos, destaca-se o suporte à autenticação por impressão digital. Também foi adicionada a compatibilidade com as accent colors, via XDG Desktop Portal XApp; melhor suporte à biblioteca gráfica libadwaita. A sessão com Wayland foi aprimorada, oferecendo uma alternativa ao X11.

Por fim, a grande novidade é o suporte à instalação OEM, o que permite que fabricantes pré-instalem o LMDE em computadores que serão vendidos ou doados, ampliando as possibilidades de uso do sistema em escala comercial e pessoal.

O LMDE 7 é uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, terá suporte por um longo período, com atualizações de segurança e correções contínuas – ideal para quem busca estabilidade em ambientes de produção ou uso diário.

2 curtidas